Como é feita a produção de detergente?

Perguntado por: Daniela Baptista de Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (17 avaliações)

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

Como são produzidos os detergente?

Os sabões são produzidos a partir de óleos ou gorduras, e os detergentes são obtidos a partir de substâncias presentes em outras fontes naturais, como o petróleo; ... Os detergentes não interagem com nenhum cátion presente na água, mas os sabões interagem com íons como cálcio, magnésio e ferro II.

Qual é a principal matéria prima do detergente?

A matéria-prima básica dos detergentes é o petróleo, que é um recurso energético fóssil não renovável.

Como acontece a fabricação de sabão e de detergente?

A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.

Como funciona um detergente?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Produção de Materiais de Limpeza

20 questões relacionadas encontradas

O que significa agir como detergente?

A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

Como o sabão retira a gordura?

Veja que o sabão possui uma parte que é apolar (assim como a gordura e o óleo) e outra parte que é polar (assim como a água). Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.

Como é feita a fabricação do sabão?

Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.

Como se faz o sabão?

No balde, misture a soda cáustica e o álcool, acrescentando lentamente o óleo. Mexa até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar por 30 minutos e depois coloque 2 litros de água fervendo. Dissolva o conteúdo e despeje mais 20 litros de água na temperatura ambiente.

Qual a matéria-prima do sabão?

As principais matérias primas utilizadas para a fabricação do sabão são as gorduras animais e/ ou vegetais e álcalis (soda ou potassa).

Qual é a composição do detergente?

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

Quais as Matérias-primas utilizadas para fabricar os detergentes?

Fórmula – receita para fazer detergente lava louças:
  • Água – 8045 g.
  • Soda caustica liquida a 50% – 275 g.
  • Ácido sulfônico – 1200 g.
  • Trietanolamina – 100 g.
  • Amida 60 – 250 g.
  • Mistura de isotiazolinonas – 20 g.
  • Cloreto de sódio – 100 g.
  • Essência – 10 g.

Qual é a fórmula do detergente?

Fórmula – receita para fazer o detergente liquido Premium:

Trietanolamina – 50 g (Alcalinizante) Lauril éter sulfato de sódio – 350 g (Detergência/espumante) Amida 60 – 50 g (Espessante) Soda liquida 50% – 180 g (Alcalinizante/corretor de pH)

Porque o detergente faz a água e óleo se misturam?

ÁGUA, ÓLEO E DETERGENTE

quando adicionamos algumas gotas de detergente líquido, o detergente atrai a água e as moléculas de óleo, de modo que as três substâncias se misturam para formar uma emulsão, que é um tipo de mistura.

Como fazer sabão com 5 litros de óleo e álcool?

As versões barra e líquido podem ser usadas para lavar roupas e banheiro. Preparo: Em uma bacia funda dissolva a soda em 2 litros de água. Depois de mexer bem com uma colher de pau, coloque os outros 3 litros de água e misture mais. Em seguida, acrescente os 5 litros de óleo.

Como age o sabão?

O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir. ... Desse modo, a sujeira gordurosa é arrastada com a água.

Como os sabões e detergentes limpam as gorduras?

Quando usamos sabões e detergentes, a parte apolar de suas moléculas liga-se à gordura, enquanto a parte polar liga-se à água, proporcionando a remoção da sujeira. A água sozinha não consegue remover a gordura dos materiais. ... Por outro lado, a gordura é apolar e, por isso, a água não dissolve as gorduras.

Como agem os detergentes em relação as gorduras?

“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.

É verdade que o sabão é bom quando faz muita espuma?

No caso do sabão, a espuma pode demonstrar que ele está atuando na limpeza. A água dura (cátions de cálcio e, magnésio) impede que o sabão tenha uma limpeza eficiente, pois sua atuação como emulsificante da gordura é anulada e ele não consegue retirar a gordura das superfícies e nem produzir espuma.

Quais as funções das cores do detergente?

Por exemplo: os detergentes de capim-limão, limão e maçã "possuem tecnologia de odor e ajudam a neutralizar cheiros como peixe, ovo, cebola e alho". Enquanto isso, as versões coco e clear care têm como foco o toque suave e a sensação de suavidade nas mãos.

Qual é a diferença entre um sabão e um detergente?

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

Qual é o pH de um detergente?

Os detergentes alcalinos possuem pH superior a 7 (em uma escala de 0 a 14). Eles removem todo tipo de sujeira, exceto as de origem mineral. Os detergentes neutros possuem pH próximo de 7, no ponto de equilíbrio entre acidez e alcalinidade.

Qual a composição do detergente Ypê?

Composição. Tensoativos Aniônicos, Sequestrante, Conservantes, Espessante, Corante, Fragância e Água. Componente Ativo: Linear Alquil Benzeno Sulfonato de Sódio.

Artigo anterior
Quais são os 3 componentes de um vetor?
Artigo seguinte
Qual o melhor lugar para deixar um peixe beta?