Como é feita a intubação para anestesia geral?

Perguntado por: Madalena Adriana Cardoso Macedo  |  Última atualização: 11. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

Inserção do tubo: Uma vez que você esteja dormindo, o médico inserirá cuidadosamente o tubo de intubação pela sua boca e o conduzirá até a traqueia. Durante este processo, o médico é guiado por uma pequena luz na extremidade do laringoscópio, um instrumento que permite a visualização da garganta.

Como fica a garganta depois de uma intubação?

A rouquidão é um dos sintomas mais frequentes após a intubação de um paciente, mas costuma ser temporária, com duração de dois a três dias. Entretanto, há situações mais graves, que também podem gerar fraqueza na voz. “As pregas vocais ficam localizadas na laringe, por onde passa o tubo orotraqueal para a intubação.

O que acontece com o coração durante a anestesia geral?

O efeito cardiovascular mais proeminente da indução anestésica com propofol é uma queda súbita na pressão arterial, sendo que o componente sistólico pode diminuir 25% a 40% em relação aos valores pré-anestésicos.

É possível estar entubado e acordado?

A intubação com paciente acordado (IPA) consiste na introdução do tubo orotraqueal com o paciente acordado, colaborativo e em ventilação espontânea, sendo realizado por videolaringoscopia ou broncoscopia. É considerada a técnica padrão-ouro em adultos para casos de via aérea difícil previamente reconhecida.

Quando a pessoa está entubada ela fica consciente ou inconsciente?

A pessoa entubada está consciente? Pessoas intubadas são mantidas inconscientes, principalmente devido ao seu estado de saúde, mas também para tornar o processo mais confortável e evitar que o tubo seja removido, o que poderia causar graves lesões na via aérea.

Como é anestesia geral

17 questões relacionadas encontradas

Quando a pessoa está entubada ela ouve?

Quando está em coma profundo, a pessoa não está consciente e, portanto, não sente, não se mexe e não ouve, por exemplo. Entretanto, existem vários níveis de sedação, a depender da dose do medicamento, por isso, quando a sedação é mais leve é possível ouvir, se mexer ou interagir, como se estivesse sonolento.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar entubado?

Quanto tempo uma pessoa pode ficar intubada? Não há uma contagem exata do tempo que o paciente pode ficar intubado. O processo de extubação (retirada dos tubos) é definido pela equipe após uma avaliação criteriosa do quadro geral do paciente.

Quais as consequências de ser entubado?

Complicações da entubação traqueal

A laringoscopia pode lesar lábios, dentes, língua, e áreas supraglóticas e infraglóticas. A colocação do tubo no esôfago, se não reconhecida, resulta em incapacidade de ventilação e, potencialmente, morte ou lesão hipóxica.

Qual o motivo de entubar um paciente?

Ele age como uma passagem segura para o oxigênio e outros gases necessários para a respiração enquanto você está sob os efeitos da anestesia geral. A intubação é fundamental pois, durante a anestesia geral, os reflexos normais, como a capacidade de tossir ou engolir, são suprimidos.

Quando o paciente está intubado e retira os sedativos qual o tempo de acordar?

Retirar durante pelo menos uma hora por dia a sedação do paciente que está internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) reduz os casos de infecção e pneumonia. Consequentemente, a técnica – chamada de despertar diário – é capaz de diminuir tanto o tempo de internação do doente quanto o risco de morte.

Qual o maior risco da anestesia geral?

Apesar de extremamente segura, a anestesia geral não está isenta de riscos ou complicações. A mortalidade relacionada a anestesia é rara e vem declinando significativamente nas últimas 5 décadas. Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios.

Como o paciente acorda da anestesia geral?

O paciente normalmente acorda da anestesia geral por metabolização e eliminação dos agentes utilizados. Não se tem um antídoto para reverter anestesia geral. O que se tem são alguns reversores de determinados medicamentos mas habitualmente não são utilizados.

Em que parte do corpo é aplicada a anestesia geral?

Anestesia geral endovenosa: é aplicada por meio de uma injeção na veia, como o nome sugere. Ao ser introduzida diretamente na corrente sanguínea, a substância rapidamente circula pelo corpo, por meio do sangue, e ao atingir o cérebro, promove o mesmo bloqueio das sensações dolorosas e da consciência.

Quais as desvantagens da intubação?

No paciente intubado ou traqueotomizado o ar inalado chega diretamente à traquéia, sem prévio condicionamento. Entre as principais conseqüências da inalação de ar seco e frio destacam-se os danos ao epitélio, com edema de mucosa das vias aéreas, discinesia ciliar e estase de secreções27.

Onde entra o tubo da intubação?

A IOT consiste na colocação de um tubo dentro da via aérea através da via aérea superior do paciente (boca – laringe – traqueia), utilizando um laringoscópio. A maioria dos tubos utilizados para a intubação orotraqueal IOT possui um manguito (cuff) próximo à sua extremidade distal.

Como aliviar a dor da intubação?

A lidocaína pode ser um agente analgésico importante para a gestão da dor durante a intubação nasogástrica.

Qual o nível de saturação para entubar?

“Deve estar em 98% a saturação. Caso a medida baixar para 80%, o indivíduo pode desmaiar e ficar inconsciente. O pulmão serve para receber o oxigênio e levar à corrente sanguínea, dependendo da gravidade da pessoa, os primeiros equipamentos sejam insuficientes, tem que optar por um processo mais adequado”, detalha.

Quem Extuba o paciente?

É responsabilidade exclusiva do médico o ato da intubação e da extubação, assim como a indicação de ventilação mecânica não-invasiva.

Porque o paciente entubado tem que fazer traqueostomia?

Nos pacientes com suporte ventilatório prolongado, há grandes benefícios com a realização da traqueostomia, tais como: menor taxa de auto-extubação, melhor conforto para o paciente, possibilidade de comunicação do paciente, possibilidade da ingesta oral, melhor higiene oral e manuseio mais fácil pela enfermagem.

Pode ter parada cardíaca entubado?

6) Todo paciente deve ser intubado durante o atendimento a parada cardiorrespiratória? A American Heart Association (AHA) não recomenda a intubação rotineira durante a parada cardiorrespiratória.

Quais são os três tipos de intubação?

Prefere-se, geralmente, a entubação orotraqueal à entubação nasotraqueal, que é realizada através de laringoscopia direta ou videolaringoscopia (ver Como fazer entubação orotraqueal utilizando videolaringoscopia.

Quando tira a sedação e a pessoa não acorda?

Coma induzido

É o que acontece durante uma cirurgia feita com anestesia geral, por exemplo. “Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação.

Como recuperar a voz depois da intubação?

Mantenha repouso vocal, ótima hidratação e procure seu otorrino para seja devidamente diagnosticada - é provável que se recorra a uma videolaringoscopia - e para que sejam descartadas eventuais complicações.

Em qual situação o paciente deve ser entubado?

Na emergência, as indicações mais comuns para intubação orotraqueal são: Insuficiência respiratória aguda; Oxigenação ou ventilação inadequadas; Proteção das vias aéreas em um paciente com depressão do nível de consciência.

Quem está entubado pode falar?

Nos casos em que não é possível reverter a traqueostomia e o paciente conviverá com a cânula por tempo indeterminado, também é possível voltar a falar.

Artigo anterior
O que é hemoglobina?
Artigo seguinte
Quanto tempo demora para carregar o Smart Bracelet?