Como é feita a excreção dos anelídeos?

Perguntado por: Nelson Igor de Brito  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

Sistema excretor do anelídeos: A excreção dos anelídeos é realizada através de nefrídeos ou metanefrídeos presentes em pares em cada segmento.

Como é o sistema nervoso e o sistema excretor dos anelídeos?

Os anelídeos apresentam sistema excretor segmentado, com pares de metanefrídeos em cada segmento. ... O sistema nervoso tem na parte anterior um par de gânglios cerebrais ligados a um anel circunfaríngico e gânglios em cada segmento, que se ligam a um cordão nervoso duplo e maciço ventral.

Como é o sistema digestório dos anelídeos?

Sistema Digestório e Excretor

O alimento entra no organismo do anelídeo pela boca, passa pela faringe e pelo esôfago e chega no papo, onde é lubrificado e umedecido. ... Essa digestão é, portanto, extracelular, e os nutrientes são absorvidos pelo organismo através de estruturas chamadas de cecos intestinais e tiflossole.

Como é a respiração dos anelídeos?

- Respiração cutânea indireta, dependente de um meio úmido para sobreviver. Nas minhocas, a epiderme não possui uma camada de revestimento queratinizada (impermeabilizante), o que dificultaria as trocas gasosas. Contudo, secreta uma substância (muco), que lubrifica e umidifica a pele.

Como vivem os anelídeos?

Normalmente, elas vivem na água (doce ou salgada) ou em locais de solo úmido. A principal característica dos anelídeos, além dos anéis (metâmeros), é a simetria bilateral e o revestimento por celoma.

Sistema excretor dos Anelídeos - Zoologia - Biologia

38 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características dos anelídeos?

Anelídeos (Filo Annelida) são animais de corpo segmentado que vivem em diferentes ambientes, como água doce e solo úmido. Atualmente são conhecidas cerca de 16.500 espécies, sendo a minhoca a representante mais conhecida. São animais triblásticos, celomados e que apresentam simetria bilateral.

Como podem ser classificados os anelídeos?

A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).

Qual é o tipo de respiração dos moluscos?

Nos moluscos aquáticos, destacam-se as brânquias; nos terrestres, a cavidade do manto pode atuar como um pulmão rudimentar. Em algumas espécies, observa-se também respiração cutânea.

Qual o tipo de respiração das borboletas?

Em vez de pulmões, os insetos – o mais numeroso e variado grupo de animais – possuem um sistema de tubos internos chamados traquéia, por meio dos quais o oxigênio entra e sai.

Como é a respiração traqueal?

A respiração do tipo traqueal ocorre em animais dotados de um órgão respiratório denominado de traqueia, que apresenta tubos ocos e quitinosos. Esse órgão é responsável por levar o oxigênio do meio até os tecidos para que nessa região ocorram as trocas gasosas.

O que é um esqueleto hidrostático como é a fisiologia dele em anelídeos?

O corpo dos anelídeos é revestido por celoma, uma cavidade preenchida por líquido, que funciona como esqueleto hidrostático dando a sustentação necessária para que o animal se movimente. ...

Qual o sistema excretor dos equinodermos?

O sistema respiratório e excretor dos equinodermos também é feito pelas estruturas que formam o sistema ambulacral. A troca gasosa e a excreção de amônia acontecem por difusão nas paredes das pápulas e dos pés ambulacrais.

O que as minhocas excretam?

Há espécie de minhocas, como a puladeira-havaiana (Amynthas gracilis), que direciona suas excretas também para o tubo digestivo para depois se desembocar com as fezes pelo ânus. Via de regra, as minhocas se livram da urina pela pele. Resposta certa: pele.

Que tipo de sistema nervoso oligochaeta?

Sistema nervoso e sensorial

Na maioria dos oligoquetas, os dois cordões ventrais estão parcial ou completamente fundidos. Cada metâmero possui um par de gânglios segmentares, unidos por comissuras transversais, dos quais partem nervos para a parede do corpo e para os órgãos segmentares.

Qual é o tipo de respiração da baleia?

Ao contrário dos peixes, eles respiram através de pulmões e, por isso, precisam subir à superfície para fazer a troca gasosa. 1- Quando a baleia 4 chega à superfície, o ar entra pelo orifício respiratório, uma espécie de nariz da baleia.

Qual é o tipo de respiração do sapo?

Os anfíbios dependem da água para a postura de ovos, pois estes não têm casca, e para manter a pele húmida, necessário para a realização da respiração cutânea na qual a troca de gases é feita pela pele. A respiração cutânea é necessária pois a respiração pulmonar não é completamente eficiente.

Qual tipo de respiração das formigas?

Mas então como as formigas respiram? Elas respiram o oxigênio através de uma série de buracos localizados dos lados de seus corpos. Esse buracos são conectados através de uma rede de tubos que ajudam a distribuir o oxigênio para quase todas as células do corpo da formiga.

Qual é o tipo de respiração dos equinodermos?

Os equinodermos podem realizam as trocas gasosas através de brânquias primitivas localizadas próximas a boca desses organismos. ... Um exemplo de equinodermo com esse tipo de respiração é o ouriço do mar, que apresenta as brânquias externas.

Como seria o molusco ancestral?

O molusco ancestral mais antigo provavelmente tinha três caracteres: Manto (ou pálio): grande área de epitélio dorsal com uma espessa cutícula com espículas calcárias que recobre a massa visceral. Pé: expansão musculosa ventral achatada e ciliada utilizada para o deslocamento rastejante ou outras formas de locomoção.

Como os moluscos podem ser classificados?

Os moluscos são classificados em sete classes: Aplacophora, Monoplacophora, Polyplacophora, Scaphopoda, Bivalvia, Gastropoda e Cephalopoda. No Ensino Fundamental, costuma-se estudar apenas três dessas classes (Bivalvia, Gastropode e Cephalopoda), uma vez que são as classes com maior número de representantes conhecidos.

Como é feita a classificação dos anelídeos diferencie os três grupos?

A classificação dos anelídeos normalmente utiliza o critério da presença de cerdas, sendo possível diferenciar três grupos: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea. Anelídeos são animais conhecidos, principalmente, pelo corpo cilíndrico, alongado e segmentado.

Quanto a reprodução as minhocas podem ser classificadas como?

Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos - portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo. Esses animais anelídeos são hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos – portanto, são capazes de fecundar e serem fecundados ao mesmo tempo.

Quais são os principais grupos de anelídeos?

Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".

Quais são as principais características dos Artropodes?

São protostômios: o blastóporo origina a boca. Possuem simetria bilateral: o corpo desses animais pode ser dividido em duas metades iguais. Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados: os artrópodes possuem apêndices articulados, os quais estão presentes aos pares no corpo do animal.

Qual é a característica dos Anelídeos que dá nome ao grupo?

Os Anelídeos são os seres do Filo Annelida, pertencentes ao Reino Animal. O nome do Filo vem do latim, “Anellum”, que significa “anéis”. Por esse motivo, a característica mais marcante dos animais deste grupo é ter o corpo todo segmentado em anéis.

Artigo anterior
Quais são os répteis e anfíbios?
Artigo seguinte
Qual o órgão que produz o espermatozóide?