Como é feita a escolha do perito pelo juiz?

Perguntado por: Edgar Diego de Garcia  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

§ 1.º Incumbe às partes, dentro em cinco (5) dias, contados da intimação do despacho de nomeação do perito: I – indicar o assistente técnico II – apresentar quesitos. § 2.º Havendo pluralidade de autores ou de réus, far-se- á a escolha pelo voto da maioria de cada grupo; ocorrendo empate, decidirá a sorte.

Qual o procedimento de nomeação do perito?

O perito é nomeado pelo juiz através de despacho no próprio processo, com prazo para a entrega do laudo. Após a nomeação o perito é intimado, por oficial de justiça, geralmente no endereço que foi indicado na vara.

Em que situações o juiz poderá invocar um perito?

Quando a solução de um fato controverso depende de determinado conhecimento técnico ou científico e o juiz não tenha se convencido com as provas pré-constituídas, normalmente, o juiz nomeia um perito judicial a fim de auxiliá-lo a descobrir com qual das partes está a razão.

Quem nomeia o perito CPC?

O juiz, então, é responsável por nomear perito especializado. Deve, contudo, também fixar o prazo para entrega do laudo pericial. A partir do despacho de nomeação do perito, portanto, inicia-se o prazo de 15 dias para que as partes: aleguem, assim, suspeição ou impedimento do perito, nos moldes dos arts.

Quem faz a nomeação do perito?

A Nomeação do Perito É de competência privativa específica do Juiz. Di-lo o artigo 421 do atual Código de processo Civil. No Regime do Código de 1939, a nomeação era das partes por intermediário dos advogados, cabendo ao juiz, se fosse o caso, nomear um Perito Desempatador, de sua confiança.

Como o Perito Judicial deve se apresentar ao Juiz?

16 questões relacionadas encontradas

Quem nomeia o perito-contador?

No caso da judicial, o perito contador é nomeado por um juiz para analisar uma determinada causa e emitir seu parecer. No caso da perícia extrajudicial, ela serve para avaliar bens e direitos, cálculo de indenizações, venda e compra de empresas, partilha de bens, liquidação de haveres, divórcio.

Quando o juiz deverá ser assistido por perito?

O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico. §1oOs peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

Quando o juiz poderá designar nova perícia?

Designação de nova perícia pelo juiz para corrigir eventual omissão ou inexatidão. Estabelece o artigo 480 do CPC que o juiz determinará, de ofício ou a requerimento da parte, a realização de nova perícia quando a matéria não estiver suficientemente esclarecida.

Em qual hipótese é exigida a perícia?

A realização de perícia é necessária quando as questões controvertidas sobre determinado fato exigirem conhecimentos técnicos ou científicos especializados, que não podem ser demonstrados ou esclarecidos por pessoas sem habilitação profissional na área.

Como é nomeado o perito contábil?

(b)perito arbitral é o contador nomeado em arbitragem para exercício da perícia contábil; (c)perito oficial é o contador investido na função por lei e pertencente a órgão especial do Estado; (d)assistente técnico é o contador ou órgão técnico ou científico indicado e contratado pela parte em perícias contábeis. 3.

Quando é necessária a nomeação de perito em um processo judicial?

Caso o objeto da perícia envolva aspectos de maior complexidade, abarcando várias áreas do saber, o juiz nomeará mais de um perito, haja vista a necessidade de que cada um seja especializado em sua respectiva área de conhecimento (art. 475, CPC).

Em que situações ocorre a perícia?

A perícia pode ser entendida como sendo qualquer trabalho de natureza específica. Pode haver em qualquer área, sempre onde existir a controvérsia ou a pendência, inclusive em algumas situações empíricas.

Como ocorre a necessidade da perícia?

O Árbitro, juntamente com as partes, verificam a necessidade da produção de prova pericial no desenvolvimento do procedimento arbitral. Neste caso, as partes podem indicar, cada um, um perito ou o Árbitro pode designar o perito que atuará no procedimento. qualquer relação com o judiciário e/ou juízo arbitral.

Quais são as situações e os profissionais que o juiz irá nomear para realizar a perícia?

§ 1o Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

Quando o juiz pode desconsiderar laudo pericial?

De acordo com o artigo 436 do Código de Processo Civil, o Juiz não fica vinculado ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção a partir de outros elementos ou fatos provados no processo.

Qual motivo pode determinar a realização de uma nova perícia quer seja de ofício ou a requerimento das partes?

Art. 437. O juiz poderá determinar, de ofício ou a requerimento da parte, a realização de nova perícia, quando a matéria não Ihe parecer suficientemente esclarecida.

O que significa designar perícia?

No despacho em que a designa, o Juiz afirma o tipo de perícia necessária, qual o seu objeto, formula quesitos, nomeia o perito, fixa seus honorários e prazo para entrega do laudo, determina quem deve arcar com este encargo visando o depósito prévio e possibilita a designação de assistentes técnicos às partes no prazo ...

Em quais situações o perito pode ser chamado para comparecer em audiência?

O perito só é obrigado a prestar esclarecimentos em audiência se formulados através de quesitos (art. 435, caput) e desde que seja intimado pelo menos cinco dias antes da audiência (parágrafo único do mesmo artigo).

Como o perito nomeado pelo juiz deverá apresentar sua aceitação?

Como o perito, nomeado pelo juiz, deverá apresentar sua aceitação? * Por petição redigida com conteúdo que apresente sua aceitação.

Em que momento um perito é nomeado e por quê?

Em determinada parte de um processo, quando se chega à fase da perícia ou quando ela se impõe, o juiz nomeará um profissional, da área afetada, que redigirá um laudo sobre o assunto. O perito não tem vínculo com a Justiça. Será nomeada para a função, qualquer pessoa legalmente habilitada.

Como ser nomeado como perito judicial?

Para que possa desempenhar o seu papel como perito judicial, o profissional precisa estar devidamente registrado no conselho de classe da jurisdição ao qual corresponde e ter as obrigações em dia com o órgão de classe a qual pertence — que pode ser o CREA, CRM, CRC ou outros.

Qual é o objetivo da perícia?

Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade, perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo a emissão de laudo ou parecer sobre questões contábeis. Essa análise é realizada mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.

Para que serve a perícia?

O perito é chamado pela Justiça para oferecer laudos técnicos em processos judiciais, nos quais podem estar envolvidos pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. O laudo técnico é escrito e assinado pessoalmente pelo perito e passa a ser uma das peças (prova) que compõem um processo judicial.

Como funciona perícia técnica?

A perícia técnica é feita por um perito, que é o profissional responsável por auxiliar a Justiça no apuramento da verdade. Ele deve ser uma pessoa com conhecimentos aprofundados em uma determinada área técnica, ou científica. Isso é fundamental para os resultados.

Quando a perícia não é necessária?

A produção da prova pericial poderá ser dispensada quando as partes, na inicial e na contestação, apresentarem, sobre as questões de fato, pareceres técnicos ou documentos elucidativos que forem considerados suficientes pelo magistrado (art. 472, CPC).

Artigo anterior
Quais os efeitos do rese quando ele tem efeito suspensivo?
Artigo seguinte
Tem como pegar vírus por imagem?