Como é feita a distribuição de combustível?

Perguntado por: Yasmin Mélanie Carneiro de Gomes  |  Última atualização: 23. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

A gasolina e o óleo diesel estão entre os principais combustíveis fósseis, processados nas refinarias de petróleo. Para chegar até o consumidor final, passam por armazéns em bases primárias e secundárias das Distribuidoras de Combustíveis até chegar aos postos de abastecimento.

Como funciona a distribuição de combustíveis?

Das refinarias e usinas, os combustíveis são levados aos terminais de distribuição através de oleodutos, grandes estruturas tubulares que transportam o produto. Nos terminais, os combustíveis são armazenados para serem distribuídos às empresas que os levam para postos de abastecimento ou outros clientes.

Como é feita a distribuição de gasolina?

O transporte de combustíveis é feito através de tanques, que por sua vez são conduzidos por caminhões até seus locais de destino. Essa parte do processo também é cuidadosamente regulamentada, para que não haja problemas e os riscos sejam minimizados.

Como é feito a distribuição do petróleo?

A distribuição de combustível a partir da refinaria e destes terminais abastece por rodovias os centros de consumo da Região Sul ou ao resto do país através de transporte em navios-tanque. O mesmo ocorre em refinarias, terminais e portos no litoral do país, até a Região Norte, no Terminal Belém, no estado do Pará.

O que faz uma distribuidora de combustível?

Como se sabe, as distribuidoras de combustíveis atuam no mercado adquirindo derivados de petróleo das refinarias e distribuindo-os aos postos revendedores (rede varejista) ou vendendo-os diretamente aos grandes consumidores, tais como companhias aéreas e bases aéreas militares.

COMO FUNCIONA O MERCADO DE COMBUSTÍVEL? | MANUAL DO BRASIL

15 questões relacionadas encontradas

Quem distribui o combustível no Brasil?

As refinarias são responsáveis por transformar o petróleo bruto em derivados de petróleo, como gasolina, diesel e querosene. Esses produtos são então distribuídos por meio de uma extensa rede de distribuidoras, que atuam no transporte e armazenamento dos combustíveis.

Quem distribui a gasolina no Brasil?

A Petrobras domina o mercado de combustíveis, com parcela de 79,9% do fornecimento de diesel às distribuidoras e 74,5% da gasolina, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) compilados pelo Poder360.

Como o combustível chega até o posto de gasolina?

Como o combustível chega no posto? As distribuidoras de combustível fazem a entrega através de caminhões-tanque, que podem possuir até três compartimentos para o transporte dos diferentes produtos oferecidos pela ALE como gasolina, etanol e diesel.

Qual a primeira distribuidora de combustível do Brasil?

A primeira distribuidora a se instalar no país foi a norte-americana Standard Oil (mais tarde denominada Esso), autorizada pelo Decreto nº 9.335 do presidente Hermes da Fonseca e do ministro da Agricultura, Indústria e Comércio Pedro Toledo, em 17 de janeiro de 1912.

Como funciona a logística da Petrobras?

Uma complexa malha de terminais e oleodutos para simplificar a logística. Para armazenar e distribuir nosso petróleo e derivados com segurança e agilidade, usamos uma rede integrada de 49 terminais logísticos, conectados por 38 dutos e oleodutos.

Como o petróleo é transportado até as refinarias?

O transporte do petróleo até as refinarias e indústrias é feito por meio de oleodutos, gasodutos, navios-petroleiros e terminais marítimos.

Qual o processo de separação da gasolina?

A gasolina e a água são líquidos praticamente insolúveis e podem ser separados por decantação, por exemplo, em um funil de bromo. O oxigênio e o nitrogênio são separados por liquefação e posterior destilação fracionada.

Qual o destino final do petróleo?

Uma vez extraído, o petróleo é encaminhado por navios ou oleodutos das plataformas para as refinarias, que são responsáveis por transformar a matéria-prima em derivados, como a gasolina, o diesel e o querosene, por exemplo.

Quantas distribuidoras de combustíveis tem no Brasil?

Conforme informações do Anuário Estatístico da ANP (2021), considerando o fim de 2020, havia no Brasil 305 bases de distribuição de combustíveis líquidos autorizadas pela ANP, divididas da seguinte maneira entre as regiões: 94 no Sudeste; 61 no Sul; 52 no Nordeste; e 44 no Norte.

Como funciona o combustível no Brasil?

Boa parte do preço da gasolina é formada por impostos. Somados, o ICMS, o PIS/Pasep e Cofins somam 33,6% do valor final, sendo 24,1% para o primeiro e 9,5% para os demais. O que fica para a Petrobras (a realização ) são 38,8% do preço final. Na sequência, entra o etanol anidro – representa 13,2% do valor final.

Onde é produzido o combustível?

No Brasil, a maior parte da produção é feita no mar, então as plataformas marítimas acabam sendo as mais importantes para produzir o petróleo e o gás natural em nosso país. As plataformas podem ser de diversos tipos, formatos e para as mais diversas situações. Os principais tipos encontram-se descritos neste box.

Quem é o dono da rede Ipiranga?

Ipiranga é uma empresa brasileira, pertencente ao Grupo Ultra, e uma das maiores empresas brasileiras de distribuição de combustíveis e varejo.

Quem é a dona da Ipiranga?

A Ultrapar (UGPA3) teve resultados acima das previsões de analistas no terceiro trimestre, com o grupo multissetorial se beneficiando da gradual retomada da economia brasileira dos efeitos da pandemia de coronavírus.

Qual a maior distribuidora de combustível do Brasil?

Tendo herdado a estrutura de distribuição da estatal, a BR em três anos se tornou a maior distribuidora de combustíveis no país. Desde então, a empresa manteve liderança no setor.

Quanto tempo a gasolina pode ficar no tanque do posto de gasolina?

Pois é, apesar de desconhecida pela maior parte dos motoristas, a validade da gasolina existe. De acordo com especialistas, o prazo médio para utilização da gasolina que está no tanque de combustível do carro é de três meses. — Dentro desse período, a gasolina mantém suas propriedades e não se degrada no tanque.

Onde fica armazenado a gasolina no posto?

Armazenamento de combustível

Postos de gasolina no Brasil utilizam tanques subterrâneos, enterrados para proteção ambiental e para prevenir vazamentos. Eles são feitos de materiais resistentes à corrosão e ficam separados por tipo de combustível, oferecendo opções variadas aos clientes.

Como o posto de gasolina é abastecido?

A entrada do combustível no posto

De lá, eles adentram no caminhão-tanque e são distribuídas entre os vários postos das cidades. Com o caminhão já no posto de combustível, ele é direcionado para uma área específica de descarga. Antes de despejar toda a gasolina, é conectado um cabo-terra para evitar a estática.

Onde o Brasil compra gasolina?

Na mesma época do ano de 2018 Estados Unidos correspondia a 58% das importações da gasolina. Vem seguido dos Países Baixos com 31% das importações, Bélgica com 1,2% e Reino Unido com 0,70% das importações do combustível.

Porque o Brasil exporta gasolina mais barata?

Segundo especialistas da área de petróleo e gás, esse fenômeno pode ser explicado pelo fato de que o preço da gasolina no Brasil é controlado pelo governo, o que impede que o combustível fique mais em conta conforme a flutuação do valor dos barris de petróleo no exterior.

Por que a Petrobras quase não tem concorrentes na produção de combustível?

A política de preços dos combustíveis saiu do controle total para a flutuação completa: sempre que o preço do barril ou do dólar sobem ou descem lá fora, a petroleira reajusta os preços da gasolina e do diesel em suas refinarias na mesma proporção, o que abre portas para que outras empresas consigam competir também.

Artigo anterior
O que significa conectar no linkedin?
Artigo seguinte
Quais os dois tipos de amoxicilina?