Como é feita a Desfosforação do aço?

Perguntado por: Gonçalo Sandro Amaral de Moreira  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

A 1300ºC o gusa tem o silício oxidado a SiO2: Si + O2 = SiO2 + calor. Além disso, em função da temperatura (a cerca de 1600ºC) o carbono é oxidado a CO2 gasoso: C + O2 = CO2. Outras reações importantes são a dessulfuração e a desfosforação.

O que é Desfosforação?

Os processos de desfosforação do gusa (redução dos teores de fósforo) consistem na oxidação do fósforo e na combinação deste com cálcio e outros componentes, os quais são injetados em profundidade no metal líquido, formando compostos que são transferidos para a escória e, desta forma, removidos do metal.

Como é feito o refino do aço?

O ferro gusa é levado para a aciaria, ainda em estado líquido, para ser transformado em aço, mediante queima de impurezas e adições. O refino do aço se faz em fornos a oxigênio ou elétricos. Finalmente, a terceira fase clássica do processo de fabricação do aço é a laminação.

Como fazer dessulfuração?

O método mais comum é a separação por densidade. Agitando tabelas ou gabaritos na triagem do material e separá-los em partículas menores. As impurezas são, então, removidas.

Como é o processo de aciaria?

Aciaria é a unidade de uma usina siderúrgica onde existem máquinas e equipamentos voltados para o processo de transformar o ferro gusa em diferentes tipos de aço. ... Estes gases se combinam e retiram o carbono do gusa, dando origem ao aço. O processamento na aciaria divide-se em refino primário e refino secundário.

Aula de Química (Processo de Fabricação do Aço) 20/50

37 questões relacionadas encontradas

Quais principais matérias-primas são utilizadas no processo de aciaria?

As principais matérias-primas são carvão mineral, minério de ferro e calcário.

O que é o processo de pelotização?

A pelotização é o processo de transformação de finos de minério de ferro em pelotas esféricas por aglomeração e endurecimento. Esses pellets são então utilizados como alimentação para um alto-forno ou sistemas de redução direta para produzir ferro.

O que é dessulfuração do gusa e onde ela acontece?

A dessulfuração do gusa líquido é normalmente realizada através da injeção de agentes dessulfurantes à base de óxidos ou carbureto de cálcio (carbeto de cálcio) por lança refratária. ... [2] registrou incrementos de até 10ppm de enxofre no gusa líquido entre carro torpedo e panela.

O que é Dessiliciação do gusa e onde ela acontece?

A dessiliciação (DeSi) tem sua etapa inicial realizada durante a transferência do gusa do carro torpedo para a panela, adicionando-se, neste período, um agente dessiliciante, aproveitando-se a agitação provocada pelo jato de metal para melhorar a cinética da reação (Figura 2).

O que significa Dessulfurante?

ato ou efeito de dessulfurar; remoção das substâncias sulfúricas de (um gás, um líquido, etc.)

Quais as principais formas de refino do aço?

Os principais processos de refino realizados no Forno-Panela são: ▪ Dessulfuração; ▪ Desoxidação; ▪ Desgaseificação (retirada de hidrogênio e nitrogênio). Além disso, no Forno-Panela, pode ser realizado o ajuste da composição química e temperatura do aço e alteração da morfologia de inclusões.

Qual é a matéria prima do aço?

MATÉRIA-PRIMA

As matérias-primas necessárias para a obtenção do aço são o minério de ferro, principalmente a hematita, e o carvão mineral.

Qual o processo de fabricação do aço?

O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.

Para que serve o ferro gusa?

O gusa é vertido diretamente a partir do cadinho do alto forno para contentores para formar lingotes, ou usado diretamente no estado líquido em aciarias ou fundições. Os lingotes são então usados para produzir ferro fundido e aço, ao extrair-se o carbono em excesso.

Quais são os fundentes utilizados no alto forno?

O calcário atua como fundente, ou seja, ele reage pela sua natureza básica com as substâncias estranhas ou impurezas contidas no minério e no carvão – geralmente de natureza ácida – diminuindo o seu ponto de fusão e formando a escória, subproduto do processo clássico do alto-forno, em outras palavras, o calcário reage ...

O que é fragilidade a frio?

Fósforo: é responsável pela fragilidade a frio, isto é, baixa resistência ao choque à temperatura ambiente, devido ao fato de dissolver-se na ferrita, endurecê-la e aumentar o tamanho do grão. Entretanto esta influência do fósforo não é séria, exceto nos aços de alto teor de carbono.

Qual a Importância de controlarmos o fósforo no ferro gusa?

Uma vez controlados os teores de silício, enxofre e fósforo, o ferro gusa entra no conversor a O2. ... O ferro gusa é oxidado (aumenta-se o potencial de O2) para redução dos teores de carbono e impurezas, e na etapa de refino, o potencial de oxigênio é novamente reduzido para a obtenção do aço final.

O que é o processo de redução secundária do ferro?

O processo de redução dos óxidos de ferro se inicia na região da cuba, onde ocorrem as reações de redução indireta dos óxidos de ferro. Com o aumento da temperatura e do poder redutor do gás, ocorrerá a fusão do metal e a escorificação das impurezas.

Qual a finalidade do carro torpedo?

O Carro Torpedo tem a função de transportar o gusa do alto-forno para a aciaria e necessita ser muito resistente as altas temperaturas, tendo a capacidade de receber 150t de gusa. São equipamentos de vida útil de aproximadamente 30 anos.

Como é feita a retirada das impurezas do ferro gusa?

FexO é reduzido a ferro líquido, o chamado gusa (em inglês: “pig iron”, devido ao excesso de impurezas). O alto forno é alimentado (inserção de matéria-prima) por guindastes, enquanto o produto (ferro gusa) é retirado por baixo e transportado por meio de carros torpedos, que o levam diretamente à aciaria.

Como funciona o lingotamento contínuo?

Lingotamento contínuo é o processo pelo qual o metal fundido é solidificado em um produto semi-acabado no formato de tarugo, bloco, beam blank ou placa. O acabamento final do produto é feito na laminação.

O que é o carro torpedo no processo de produção do aço?

O que são carros-torpedo? De forma sucinta, os carros-torpedo carregam esse nome por terem uma panela em forma de torpedo basculante revestida interiormente com tijolos e massa refratária. Sua principal função é transportar o gusa líquido produzido no alto-forno até a aciaria para ser transformado em aço.

Quais são as etapas para o processo de pelotização?

São 3 as etapas de pelotização: a obtenção da granulometria adequada, a preparação da pelota crua e o endurecimento da pelota.

Qual é o objetivo da queima das pelotas cruas no processo de pelotização?

5) Qual é o objetivo da queima das pelotas cruas no processo de pelotização? A etapa de processamento térmico das pelotas cruas visa aumentar sua resistência mecânica e é feita em etapas de modo a evitar um choque térmico, que levaria a trincas e geração de finos.

O que acontece no alto-forno?

O alto forno

Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.

Artigo anterior
Como saber se meu diploma é válido no exterior?
Artigo seguinte
Qual o melhor suco para limpar o organismo?