Como é feita a correção do solo?

Perguntado por: Telmo Rodrigo Neto Assunção Santos  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (56 avaliações)

A correção do solo é uma técnica que visa aumentar a fertilidade do solo, através da aplicação de corretivos ao solo para o desenvolvimento saudável das plantas.

Como é feita a correção de solo?

Para a correção do solo geralmente é recomendada por meio da gessagem e/ou calagem, a qual consiste em aplicar substâncias para aumentar o teor de cálcio e enxofre, a fim de haver mais interação e absorção de nutrientes.

Como é feita a correção de pH no solo?

No Brasil, a maioria dos solos é considerada fortemente ácida (pH entre 5,0 e 5,5). Assim, para corrigir o pH do solo, é muito comum a adição de calcário (carbonato de cálcio, CaCO3), em um processo que é denominado calagem. O pH desse sal situa-se na faixa de 6,0 a 6,2, próximo ao neutro.

O que é usado para correção do solo?

Além dos calcários agrícolas, outros produtos como o calcário calcinado agrícola, cal hidratada agrícola, cal virgem agrícola e escórias (silicatos de Ca e Mg) podem ser utilizados para a correção de acidez do solo.

O que fazer para melhorar o solo?

O que você precisa saber para tornar o solo adequado para o...
  1. 1- Verifique de quais nutrientes suas plantas precisam. ...
  2. 2- Escolha fertilizantes provenientes de fontes orgânicas. ...
  3. 3- Pondere usar estrume ou outra matéria orgânica. ...
  4. 4- Faça seu próprio adubo. ...
  5. 5- Adicione fertilizantes. ...
  6. 6- Adicione oligoelementos.

Correção de Solo.

32 questões relacionadas encontradas

O que podemos fazer para proteger o solo?

Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.

Como manter um solo saudável?

Escolha locais que tenham luminosidade e disponibilidade de água para irrigação. Entre as práticas, destacam-se técnicas de irrigação, aplicação de adubo orgânico, adubação verde, diversificação de culturas e calagem do solo.

Qual o calcário para correção de solo?

Calcário dolomítico é utilizado para aumentar Mg no solo

Existe um calcário chamado filler que tem granulometria fina, sendo indicado para o sistema de plantio direto, já que não se faz necessário o revolvimento do solo por seu alto poder de neutralização.

Em que é usado o óxido de cálcio?

Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.

O que substitui o calcário?

O Gesso substitui o Calcário.

O principal papel do gesso é complexar o alumínio tóxico, principalmente aquele localizado em profundidades que o calcário tem dificuldade de atingir, por ser de baixa solubilidade. O gesso pode, ainda, servir como fonte de cálcio e enxofre.

O que fazer para corrigir o pH do solo?

Para eliminar a acidez do solo, utiliza-se algumas práticas para fornecer suprimentos como, por exemplo, o cálcio e magnésio, mantendo um solo fértil e produtivo. A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo.

O que altera o pH do solo?

O pH do solo governa diretamente as reações do solo e, de maneira geral, valores de pH entre 5,5 a 6,5 são favoráveis ao desenvolvimento da maior parte das plantas.

Como o homem pode corrigir o solo ácido do Cerrado?

A ausência de fertilidade dos solos do Cerrado foi resolvida na agricultura por intermédio da aplicação de técnicas específicas, como a calagem (correção da acidez por meio do calcário), a adubação fosfatada, a adubação potássica e outras.

Onde é utilizado o óxido de cálcio?

ÓXIDO DE CÁLCIO. O termo cal designa uma grande variedade de produtos obtidos pela calcinação do calcário. O CaCO3 e MgCO3 são obtidos de depósitos de calcário, de greda, de cascas de ostras, de mármore, etc.

Para que o óxido de cálcio CaO é utilizado?

Um das principais aplicações do CaO é na obtenção de cal hidratada (Ca(OH)2), utilizada na construção civil. ... A reação a seguir, é o que acontece quando vemos em uma obra o pedreiro jogando água em cima do cimento.

Qual a função de CaO?

Função: Companhia, caça, guarda e alarme.

Qual a diferença entre calcário dolomítico e calcítico?

A diferença básica entre o calcário dolomítico e os outros é a forma de obtenção. Existem algumas diferenças nas proporções de íons, o que afeta a recomendação na aplicação de toneladas por hectare do insumo. Existe ainda o calcário “filler”, que tem uma granulometria fina.

Qual a composição do calcário dolomítico?

Os dois tipos mais importantes de calcário são: calcário calcítico, com alto teor de cálcio, e o calcário dolomítico. O calcário calcítico puro contém 100% de CaCO3. O calcário dolomítico puro contém 54,3% de CaCO3 e 45,7% de carbonato de magnésio (MgCO3).

Quais são os tipos de calcário?

Tipos de calcário e aplicação
  • Calcário. O calcário calcítico: teor de MgCO3inferior a 10% e maior teor de cálcio. ...
  • 1° – Cal virgem. Produto obtido industrialmente pela calcinação ou queima completa do calcário. ...
  • 2° – Cal hidratada. ...
  • 3° – Calcário calcinado. ...
  • 4° – Escória básica de siderurgia. ...
  • 5° – Carbonato de cálcio.

Qual a importância de se preservar o solo?

Solos bem conservados reciclam mais nutrientes e acabam sendo mais férteis, dada aceleração no ciclo de decomposição da matéria orgânica. E, em se falando de conservação do solo na agropecuária, o seu manejo racional é a chave para uma convivência harmônica entre produção agropecuária e a conservação de solos.

Que fatores influenciam na acidez do solo?

Na sequência, veja quais são os 4 fatores responsáveis por interferir na acidez do solo.
  1. A presença de certos metais e elementos leva à acidificação. ...
  2. A presença de matéria orgânica está ligada à acidez do solo. ...
  3. O manejo do solo pode conduzir a esse cenário. ...
  4. O material de calagem permite corrigir os baixos índices.

Como o pH interfere na disponibilidade de nutrientes do solo?

A disponibilidade dos nutrientes sofrem influência do pH do solo. O nitrogênio (N) é melhor aproveitado pela planta em solo com pH acima de 5,5. A disponibilidade máxima verifica-se na faixa de pH do solo entre 6 e 6,5 para depois diminuir. O fósforo (P2O5) tem melhor disponibilidade para as plantas em pH 6 a 6,5.

Quanto maior o pH mais o solo é ácido?

Essa medida do grau de acidez do solo é feita por meio do potencial hidrogeniônico (pH), ou seja, é a medida do teor de íons H3O+ livres por unidade de volume. Quanto maior esse teor, mais ácido é considerado o solo. Um pH ácido apresenta valores entre 0 e 6,0; 7 é neutro e de 8 a 14 é básico.

Qual a importância do pH adequado do solo e como se corrigem eventuais desvios?

Em síntese, os níveis de pH controlam vários processos químicos que acontecem no solo, especificamente a disponibilidade de nutrientes para a planta. Por isso é vital manter níveis adequados para que as plantas atinjam todo o seu potencial.

Artigo anterior
O que fazer antes da depilação íntima?
Artigo seguinte
Qual é o período da infância?