Como é feita a composição do TCU?

Perguntado por: Márcio Borges Silva  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (34 avaliações)

Conheça os Ministros do TCU
Ele é composto por nove Ministros. O nono ministro é escolhido pelo Presidente da República, escolha essa que deve ser aprovada pelo Senado Federal. Dois Ministros são escolhidos pelo Presidente da República entre os Ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU.

Qual é a composição do TCU e suas principais funções?

O TCU é um tribunal administrativo composto por nove ministros e exerce as seguintes funções: fiscalizadora, consultiva, informativa, judicante, sancionadora, corretiva, normativa, ouvidoria. Sua atuação também tem um forte caráter pedagógico.

Como são escolhidos os membros do Tribunal de Contas da União?

O TCU é formado por nove ministros, sendo que seis são escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República. Das indicações feitas pelo chefe do Executivo, duas devem ser feitas entre os ministros substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU.

Qual a composição do Tribunal?

Os quatro parágrafos do artigo 2º desta lei definem que o Tribunal propriamente dito é composto pelo corpo deliberativo de seus sete juízes-ministros, com um presidente e um vice-presidente.

Como é composto o Superior Tribunal de Justiça?

O STJ é composto de, no mínimo, trinta e três membros, nomeados pelo Presidente da República, dentre brasileiros com mais de 35 (trinta e cinco) anos e menos de 65 (sessenta e cinco), de notável saber jurídico e reputação ilibada, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal (art. 104 e parágrafo único da CF/1988).

#Webinar - Planilha de Custos e Formação de Preços

40 questões relacionadas encontradas

Como é a sua composição e estrutura do STJ?

O Superior Tribunal de Justiça, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de trinta e três ministros escolhidos dentre juízes, desembargadores, advogados e membros do Ministério Público, nomeados pelo Presidente da República (Constituição Federal, art. 104).

Quem escolhe os ministros do Tribunal de Contas da União?

O TCU é integrado por nove ministros. Seis são escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República, com posterior aval do Senado. Para duas vagas, a escolha presidencial deve respeitar lista tríplice feita pelo TCU.

Quem nomeia os ministros do Tribunal de Contas da União?

Conheça os Ministros do TCU

Ele é composto por nove Ministros. O nono ministro é escolhido pelo Presidente da República, escolha essa que deve ser aprovada pelo Senado Federal. Dois Ministros são escolhidos pelo Presidente da República entre os Ministros-substitutos e membros do Ministério Público junto ao TCU.

Quem são os membros do TCU?

Institucional
  • Conheça os Ministros.
  • Presidente Ana Arraes.
  • Vice-presidente Bruno Dantas.
  • Walton Alencar Rodrigues.
  • Benjamin Zymler.
  • Augusto Nardes.
  • Aroldo Cedraz.
  • Vital do Rêgo.

Qual é a função do TCU?

Institucional. O TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade.

Qual é a função do Tribunal de Contas da União no controle da Administração Pública?

Vinculados ao Poder Legislativo, os tribunais de contas são órgãos que auxiliam na realização do controle externo (independente do controle interno, exercido pela própria administração), consubstanciado na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Pública, incluídas aí ...

Quais as principais características e quais funções do Tribunal de Contas da União?

Os Tribunais de Contas tem como função essencial realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos entes federativos, da Administração Pública direta e indireta. As empresas públicas e sociedades de economia mista também estão sujeitas à fiscalização dos Tribunais de Contas.

Quem é o chefe do Tribunal de Contas?

A Presidente do TCESP para o exercício de 2021, Cristiana de Castro Moraes, agradeceu aos presentes à solenidade virtual e reconheceu a confiança de seus pares.

Quantos conselheiros têm no Tribunal de Contas?

Cada tribunal tem 7 conselheiros, com exceção do TCU com 9 e do TCM-SP com 5. Ao todo seriam 238 conselheiros, mas 5 posições estão vagas devido à aposentadoria de seus titulares.

Qual poder pertence o Tribunal de Contas?

No entanto, o teor da Constituição de 1988 expressa que o TCU é um órgão independente e autônomo, ou seja, não pertencendo a nenhum dos poderes – Executivo, Legislativo ou Judiciário. O TCU é independente porque a própria CF88 lhe atribui, no artigo 33, § 2°, e no artigo 71, competências próprias e privativas.

Quantos membros têm o Superior Tribunal de Justiça?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) é composto por, no mínimo, 33 ministros nomeados pelo presidente da República, após aprovação do Senado Federal. Essa composição é estabelecida pelo art.

Quem compoe a 5 Turma do STJ?

Especializada em direito penal, a Quinta Turma é presidida pelo ministro Joel Ilan Paciornik e tem na sua composição os ministros João Otávio de Noronha, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e o desembargador convocado Jesuíno Rissato.

Como são escolhidos os ministros do STJ?

Requisitos para ser ministro do STJ

O postulante a ministro do STJ deve ter entre 35 e 65 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada. Para ser nomeado, precisa ter seu nome aprovado, após sabatina, pela maioria absoluta do Senado – ou seja, 41 votos ou mais dentre os 81 senadores.

Quem são os ministros do Superior Tribunal de Justiça?

Integram atualmente a Corte os seguintes ministros:
  • Humberto Eustáquio Soares Martins ​ (presidente)
  • Jorge Mussi (Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça Federal)
  • Felix Fischer.
  • Francisco Cândido de Melo Falcão Neto.
  • Fátima Nancy Andrighi.
  • Laurita Hilário Vaz.
  • João Otávio de Noronha.

Quem são os membros dos tribunais Superiores?

Finalmente, a Constituição de 1988 estabelece, acima dos tribunais de apelação, uma terceira instância recursal, composta pelos Tribunais Superiores, a saber: o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Superior ...

O que julga o Superior Tribunal de Justiça?

O STJ julga crimes comuns praticados por governadores, desembargadores estaduais, federais, eleitorais e trabalhistas, conselheiros de tribunais de contas e procuradores da República, entre outros. Nesses casos, um ministro do STJ preside o inquérito, conduzido pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

São sete funções exercidas pelo Tribunal de Contas da União?

São funções básicas do Tribunal de Contas da União: fiscalização, consulta, informação, judicação, sanção, correção, normativa e de ouvidoria. Algumas de suas atuações assumem ainda o caráter educativo.

Como se caracterizam as atribuições dos tribunais de contas?

Os diversos Tribunais de Contas tem como função fundamental realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos federativos e federados da Administração Pública direta e indireta, estando sujeitas a esta fiscalização as empresas públicas e sociedades de economia mista.

Qual é a competência do Tribunal de Contas da União?

Ao Tribunal de Contas da União compete, na forma estabelecida no Regimento Interno, apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio a ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.

Artigo anterior
Até quando é legítima defesa?
Artigo seguinte
O que é necessário para manter a empregabilidade?