Como é feita a classificação dos Streptococcus?

Perguntado por: Margarida Reis Domingues  |  Última atualização: 14. Juli 2024
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Classificação. Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.

Como são classificados os estreptococos?

A classificação subsequente, baseada na presença de carboidratos na parede celular, divide os estreptococos em 20 grupos de Lancefield de A a H e de K a T (ver tabela Classificação de Lancefield *). Na classificação de Lancefield, enterococos. Enterococcus faecalis e E.

Como se faz para identificar os Streptococcus?

Streptococcus pneumoniae

Nos quadros leves, geralmente, não é necessário testes de diagnóstico para pesquisa dessa bactéria. Mas, em casos graves, é realizada a cultura de sangue ou líquor – a depender do local de infecção – para identificação da bactéria.

Como diferenciar espécies de Streptococcus?

Os estreptococos são identificados como espécies diferentes em meio de agar de sangue, com base no seu padrão de hemólise e sensibilidade à optoquina e à bacitracina. Existem muitas espécies patogénicas de estreptococos, incluindo S. pyogenes , S.

Como funciona a classificação de Lancefield?

Classificação de Lancefield

Tomando por base este polissacarídeo, os estreptococos foram divididos em 20 grupos sorológicos (grupos de Lancefield), designados por letras do alfabeto (A, B, C, D, E, F, G, H, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U e V).

Classificação dos Streptococcus | Curso de bacteriologia | Medicina passo a passo

38 questões relacionadas encontradas

Quem são os Streptococcus β hemolítico do grupo A de Lancefield?

Streptococcus pyogenes é uma espécie de bactéria Gram-positiva com morfologia de coco, pertencente ao género Streptococcus, beta-hemolítico do grupo A de Lancefield. Ela causa uma variedade de doenças, desde uma faringite bacteriana comum até doenças mais graves como a escarlatina.

O que é estreptococo do grupo A?

O que é infecção causada por estreptococos do grupo A? Os estreptococos do grupo A (GAS) são bactérias (germes) encontradas normalmente na garganta e na pele de pessoas saudáveis. Ocasionalmente, estes germes podem causar dor de garganta ou infecção cutânea leve.

Quais as características gerais dos Streptococcus?

Características gerais dos Streptococcus

Os Streptococcus são anaeróbios facultativos, embora algumas cepas cresçam melhor em condições anaeróbias. As espécies crescem, em sua maioria, no ar atmosférico; entretanto, o crescimento da maioria das espécies é estimulado por um aumento de CO2.

Qual é a diferença entre Staphylococcus e Streptococcus?

Os estreptococos não são produtores da enzima catalase, portanto uma característica de diferenciação importante dos estafilococos. Apesar de que, conforme dito mais acima, existem espécies de Staphylococcus que não produzem essa enzima e são negativos para o teste da catalase.

Qual o meio de cultura para Streptococcus?

O Ágar Sangue é de grande importância em microbiologia clínica e diagnóstica por várias razões: Detecção e Identificação de Patógenos: É crucial para identificar patógenos bacterianos, especialmente aqueles que habitam o trato respiratório e a garganta, como os estreptococos.

Qual a origem da bactéria Streptococcus?

Leite cru ou incorrectamente pasteurizado, gelados, saladas, e marisco têm sido os principais alimentos associados a infecções por Str. pyogenes. Na maioria dos casos documentados, os alimentos permaneceram várias horas à temperatura entre a preparação e o consumo.

Onde pega a bactéria Streptococcus?

Os estreptococos do grupo A disseminam-se por: Inalação de gotículas de secreções do nariz ou da garganta que são dispersas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Contato com feridas ou úlceras infectadas na pele.

Quais são os estreptococos do grupo B?

Streptococcus agalactiae ou Streptococcus do Grupo B (EGB) é uma bactéria gram- positiva cocóide em forma de cadeias, beta hemolítica e de potencial invasivo, especialmente no período perinatal, envolvendo recém-nascidos (RN), mulheres grávidas ou no pós-parto. (FIOLO et al., 2012).

Como é feita a classificação das bactérias?

As bactérias são classificadas de acordo com o formato da célula; os três principais grupos são: cocos, bacilos e espiroquetas. Os primeiros são arredondados — formato de 'bolinha' —, o segundo grupo possui forma de bastão e o terceiro grupo é composto por células espiraladas.

Como podemos classificar as bactérias?

Podemos classificar as bactérias em três grandes grupos: as Gram-positivas, as Gram-negativas e os Micoplasmas. Essa classificação tem como critério a diferença na coloração das bactérias, obtida a partir do método de Gram, desenvolvido por Hans Christian Joachin Gram (microbiologista dinamarquês), em 1884.

Como podemos identificar uma bactéria?

As bactérias são organismos unicelulares procariontes, ou seja, que possuem apenas uma célula, a qual não apresenta núcleo definido e delimitado por membrana. Esses organismos também apresentam como característica a ausência de organelas membranosas, como aquelas encontradas nas células eucarióticas.

Quais os principais testes para identificar os Staphylococcus?

As orientações conjuntas da BSAC/HIS/ICNA9 recomendam o uso de um teste de aglu- tinação de coagulase ou látex em tubo para a identificação rotineira de S. aureus, ou para a confirmação depois dos tes- tes de DNase, ou ainda em seguida a resultados negativos em um teste de coagulase em lâmina.

Como os Staphylococcus são identificados no laboratório?

A identificação começa com a inoculação primária na placa de ágar 5% de sangue de carneiro. Em ágar sangue as colônias de estafilococos apresentam-se com coloração branca ou amarelada, opacas, cremosas e convexas, sendo que algumas cepas bacterianas produzem beta-hemólise (Figura 1).

Como se pode classificar as bactérias quanto a nutrição?

Fonte de energia: fototróficos (luz como fonte de energia) e quimiotróficos (dependem de reações de oxidação-redução de compostos orgânicos ou inorgânicos). Fonte de carbono: autotróficos (nutrição própria, usam dióxido de carbono CO2) ou heterotróficos (nutrição depende de outros, precisam de fonte orgânica).

Qual das provas abaixo é útil na identificação de Streptococcus?

O teste da novobiocina é utilizado para identificar: a) Streptococcus pyogenes.

Quais os principais tipos de Streptococcus?

Dependendo da espécie de Streptococcus que consegue se desenvolver, a doença resultante e os sintomas podem variar:
  1. Streptococcus pyogenes (grupo A) ...
  2. Streptococcus agalactiae (grupo B) ...
  3. Streptococcus pneumoniae. ...
  4. Streptococcus viridans.

O que é pesquisa de estreptococo do grupo B?

A pesquisa do Streptococcus B é realizado por volta da 36ª semana de gestação para identificar se uma bactéria está presente na vagina e/ou no reto da gestante. A estimativa é que entre 20 a 40% das gestantes estejam colonizadas por essa bactéria. E por que fazer esse exame?

Como é transmitido o Streptococcus pyogenes?

pyogenes. A pessoa apresenta sintomas, como febre, dor de garganta, cefaléia, edema local e petéquias no palato. É transmitida, através da saliva e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Há indicações de que sua prevalência é facilitada pelas aglomerações de pessoas, pois aumenta a possibilidade de transmissão.

Qual o principal Streptococcus alfa hemolítico?

Streptococcus pneumoniae ou pneumococo: são alfa-hemolítico, causam pneumonia.

O que significa positivo para Streptococcus do grupo B?

Se o resultado do exame for positivo, significa que a gestante tem colonização de Streptococcus B no organismo.

Artigo anterior
Quais são os tipos de defensivos?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura uma placa de bruxismo de silicone?