Como é feita a cirurgia por videolaparoscopia?

Perguntado por: Raúl Reis de Esteves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (45 avaliações)

A cirurgia por videolaparoscopia é realizada através de pequenos furos no corpo do paciente, que variam de acordo com o objetivo da cirurgia. Nesse furos, uma microcâmera com fonte de luz é inserida, com o objetivo de visualizar o interior do organismo e os instrumentos necessários para realizar o procedimento.

Quanto tempo demora uma cirurgia por videolaparoscopia?

O tempo cirúrgico depende do procedimento a ser realizado e varia de uma a quatro horas”, explica. A videolaparoscopia tem vantagens bem importantes para o processo de recuperação da paciente.

Quanto tempo de repouso depois da videolaparoscopia?

A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias. Durante esse período, a mulher deve evitar esforços físicos como: exercícios físicos, atividades domésticas, ter relações sexuais, dirigir e trabalhar.

Quais os riscos de uma cirurgia de videolaparoscopia?

O risco de maior gravidade é a perfuração de órgãos como o intestino, estômago, aorta, etc., ou a ocorrência de hemorragias abdominais ou de peritonites. Ademais, produz algum desconforto em razão da distensão abdominal que acarreta e pode gerar hemorragia vaginal, problemas respiratórios e arritmias cardíacas.

Qual anestesia é usada para videolaparoscopia?

A anestesia para videolaparoscopia é um processo fundamental para esse tipo de procedimento. Por mais que a cirurgia seja menos invasiva para o paciente, a anestesia é necessária para que o processo seja indolor. O tipo de técnica mais utilizada para essa cirurgia é a anestesia geral.

Veja como é feita a videolaparoscopia | Dica de saúde #4

44 questões relacionadas encontradas

É necessário entubar o paciente p fazer videolaparoscopia?

Se você quer uma cirurgia por videolaparoscopia daí sim, é necessário entubar porque é anestesia geral. Entretanto se for hérnia convencional (aberta) dai não precisa entubar não, porque a anestesia é na coluna. Há ainda aqueles que preferem fazer só anestesia local em caso de grande risco e com leve sedação.

Onde se aplica a anestesia geral?

– A anestesia geral é o que muitas pessoas pensam quando se trata de anestesia. Isso coloca você para dormir durante a cirurgia. Ela é geralmente usada para cirurgias em áreas como o abdômen, peito ou cérebro.

Quais as desvantagens da videolaparoscopia?

O risco de maior gravidade é a perfuração de órgãos como o intestino, estômago, aorta, etc., ou a ocorrência de hemorragias abdominais ou de peritonites. Ademais, produz algum desconforto em razão da distensão abdominal que acarreta e pode gerar hemorragia vaginal, problemas respiratórios e arritmias cardíacas.

Quando a laparoscopia é indicada?

A laparoscopia é indicada para o tratamento de diversas patologias e condições que afetam a região pélvica e podem comprometer a fertilidade.

Qual o valor de uma videolaparoscopia?

O preço da cirurgia por videolaparoscopia varia bastante dependendo do tipo de tratamento que será realizado. Em geral varia entre 5 mil e pode chegar até mesmo a 40-50mil, dependendo do material a ser utilizado e tempo de internação para recuperação do procedimento.

Quanto tempo a barriga fica inchada depois da videolaparoscopia?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

É normal apos este tipo de procedimento sentir a barriga inchada. Você ainda esta em período de recuperação que geralmente dura após esse procedimento cerca de 15-30 dias.

Como dormir após videolaparoscopia?

O mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima, a menos que a operação tenha sido na região que estará em contato com o colchão nesta posição. Isso faz com que a respiração seja mais fácil, não causando pontos de pressão muito expressivos na pele.

Quanto tempo leva para sair o gás da videolaparoscopia?

Essa insuflação é feita por meio da aplicação do Dióxido de Carbono Medicinal (CO2 medicinal), gás utilizado exclusivamente com essa finalidade. Ao final da intervenção o CO2 é removido e após 1 semana os pontos são retirados.

Quantas horas dura uma cirurgia de laparoscopia?

Duração da cirurgia

No geral, o tempo de duração de uma laparoscopia varia entre 30 minutos e 10 horas.

Qual a diferença de laparoscopia e videolaparoscopia?

Laparoscopia e a videolaparoscopia referem-se ao mesmo procedimento. É uma cirurgia minimamente invasiva na qual são realizadas pequenas incisões abdominais, normalmente de 5 a 10 mm. O cirurgião opera com o auxílio de um monitor onde a imagem é projetada.

Quando a laparoscopia não é indicada?

Ela não é indicada em casos de gravidez avançada, pessoas com obesidade mórbida ou gravemente debilitadas. Outros casos de contraindicação podem ser pontuados: tuberculose no peritônio, câncer na região do abdômen, massa abdominal volumosa, peritonite ou quando não é possível aplicar anestesia geral.

Qual a diferença entre laparoscopia e cirurgia aberta?

Na via aberta é realizada uma incisão cirúrgica convencional para realizar o procedimento. Habitualmente, essa incisão apresenta um comprimento expressivo. Já na cirurgia laparoscópica, são feitos pequenos orifícios onde são introduzidos os instrumentos que irão fazer o mesmo procedimento internamente.

Qual a diferença de laparoscopia e laparotomia?

Porém, uma laparotomia exploratória necessita de uma exposição total, com incisões que percorrem todo o abdômen. A cirurgia por laparoscopia é uma intervenção cirúrgica minimamente invasiva. De forma diferente da laparotomia, a laparoscopia não expõe o abdômen de forma total.

Quais as vantagens da videolaparoscopia?

Por ser considerada uma operação minimamente invasiva, a cirurgia por videolaparoscopia traz inúmeras vantagens em relação à operação convencional, como menos dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida do paciente, menor permanência hospitalar e menores riscos de infecções.

Quais são as vantagens e desvantagens da laparoscopia em relação a laparotomia?

Geier, 2004 Vantagens da laparoscopia são menor dor pós-operatória, mais estética na cicatrização, menor disfunção pulmonar, deambulação precoce e um menor tempo de internação. Principalmente na 12º hora de pós- operatório a vantagem em relação a laparotomia são significantes.

O que comer depois de uma videolaparoscopia?

São permitidos todos os legumes sem casca e na consistência de purê ( batata, cenoura, baroa...), as frutas também devem ser amassadas ( banana, mamão). O Arroz deve ser consumido bem cozido, em forma de papa. Dê preferência pelo pão doce.

Como é realizada a anestesia geral?

Na anestesia geral, o anestésico age no cérebro, bloqueando o estímulo doloroso. A indução (paciente perde a consciência em poucos segundos) é feita através da administração do anestésico intravenoso e, a seguir, pode ser feita ou o não o processo de entubação na dependência do porte cirúrgico ou local a ser operado.

Porque a anestesia geral e perigosa?

Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios. Sua incidência está diretamente relacionada ao estado de saúde prévio do paciente. Muitas dessas complicações podem ser previsíveis e prevenidas através da entrevista pré-anestésica.

Precisa entubar para anestesia geral?

Sim. Na anestesia geral ocorre a perda da capacidade de respirar sozinho, e por isso a entubação é necessaria.

Quais cirurgias precisa entubar o paciente?

Sim, todas as cirurgias que utilizam a técnica de laparoscopia requerem anestesia geral. Nessa modalidade de anestesia o paciente necessita de auxílio do aparelho de ventilação mecânica e por isso é entubado.

Artigo anterior
Qual o modelo de federalismo no Brasil?
Artigo seguinte
Quais são as luas inferiores?