Como é feita a cirurgia para retirada de cisto no ovário?

Perguntado por: Sofia Nádia Pacheco Marques  |  Última atualização: 6. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

Qual o melhor tipo de cirurgia? O cisto de ovário pode ser operado também por corte igual ao de cesárea, mas o mais indicado é a cirurgia Vídeo-laparoscópica, realizada através de alguns pequenos cortes de 1,0 cm no abdome. Essa cirurgia que é minimamente invasiva é a mais indicada para operamos o cisto de ovário.

Como é feito uma cirurgia de ovário?

Pode ser realizada de duas maneiras:
  1. Laparoscopia: são feitas pequenas incisões na região do abdômen a fim de dar acesso ao interior. Dura, em média, 50 minutos, tem recuperação mais tranquila e rápida. ...
  2. Laparotômica: incisão maior, abrindo várias camadas de tecido até alcançar os ovários.

Quais os riscos de uma cirurgia de cisto no ovário?

Em relação aos riscos gerais, inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, destacam-se: infecção, sangramento e riscos anestésicos. Em relação aos riscos específicos, podem ocorrer: lesão de vasos sanguíneos nobres (veias e artérias) e lesão de órgãos nobres (intestino, ureteres, bexiga).

Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de cisto no ovário?

Em média a duração do procedimento é de 2 horas, podendo exceder esse tempo dependendo de cada caso individual (casos de câncer, em que a cirurgia precisa ser estendida para outros órgãos e estruturas, pode levar até 8 horas).

Como é feita a cirurgia para retirar cisto no ovário?

Normalmente, a cirurgia indicada para retirada de cisto no ovário é a videolaparoscopia. Esse procedimento tem início com pequenas incisões, entre 1 a 1,5 cm na região umbilical e de fossas ilíacas.

Minha cirurgia para retirar um cisto enorme no ovário- Carol Borba

45 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo de repouso após cirurgia de cisto no ovário?

Embora seja um procedimento minimamente invasivo e geralmente com menor duração que a cirurgia convencional, deve ser realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. A alta costuma ser dada após 24 horas. A recuperação da videolaparoscopia pode variar de 1 semana a 30 dias.

Qual o tamanho do cisto no ovário para operar?

A partir de que tamanho se devem operar os Cistos ovarianos? Não existe propriamente um limite de tamanho. O mais importante é avaliar o tipo de cisto, sua evolução e, em alguns casos, a avaliação conjunta com marcadores sangüíneos.

Quanto tempo para se recuperar da cirurgia de cisto?

A cicatrização se dá em torno de 15 dias e não há ferida aberta para curativo. Porém, por exigir mais um profissional essa modalidade pode encarecer os custos finais. Além disso, ela deixa uma cicatriz lateral, no glúteo, por muitas vezes mais aparente do que a cicatrização por segunda intenção.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de cisto?

Olá, o tempo de recuperação varia de acordo com a localização e tamanho da lesão, mas em geral a retirada dos pontos é feita com 10-14dias. Neste período é importante evitar atividades físicas vigorosas que possam distender a região e comprometer o processo de cicatrização.

O que acontece se tirar 1 ovário?

A remoção dos ovários provoca importantes alterações hormonais nas mulheres, causando sintomas comuns à menopausa. Isso porque o organismo passa a ser privado dos hormônios produzidos por esses órgãos.

O que acontece se eu não tirar o cisto?

Risco alto de infecção e abscesso.

Como fica a barriga de quem tem cisto no ovário?

Cisto no ovário em um terço das mulheres

Mas quando eles aparecem, pode haver vontade de urinar o tempo todo, dor durante relação sexual, dor pélvica, barriga inchada, constipação, sensação de inchaço mesmo comendo pouco.

Qual tipo de cisto é perigoso?

A grande maioria dos cistos não funcionais nas mulheres de 20 a 40 anos são benignos, já após a menopausa 30% são malignos. Os tumores benignos geralmente são assintomáticos, mas podem causar dor abdominal, irregularidade menstrual, e quando maiores que 6 cm, aumenta o risco de ruptura ou torção.

O que não pode comer quando se tem cisto no ovário?

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

O que causa um cisto no ovário?

Existem inúmeras causas de cisto de ovário. Na grande maioria dos casos, os cistos ovarianos são causados por alterações hormonais, que podem ou não estar relacionadas ao uso de medicamentos hormonais. A endometriose, infecção pélvica, gravidez e as hemorragias também podem causar seu surgimento.

Qual o valor de uma cirurgia para retirada de um cisto?

O valor da cirurgia depende muito do hospital, mas honorários médicos incluindo anestesia podem variar muito: 5 a 8 mil Reais.

Tem como remover cisto sem cirurgia?

Em hipótese nenhuma deve-se espremer o cisto, pois pode favorecer a ocorrência de infecção e provocar lesão nos tecidos, o que pode tornar o tratamento mais complicado. No caso de inflamação ou infecção no cisto, o dermatologista pode fazer uma drenagem e indicar o uso de antibióticos.

Tem como tirar um cisto sem cirurgia?

Também é possível realizar a remoção do cisto através da aplicação de laser ou drenagem, para casos onde o cisto se rompe sob a pele e a secreção precisa ser retirada. Antibióticos também podem ser administrados em alguns casos.

Quando um cisto no ovário é considerado grande?

Geralmente medem entre 3 cm a 6 cm e desaparecem espontaneamente, pois estão relacionados ao ciclo menstrual. Normalmente, não causam sintomas, a não ser quando maiores que 6 cm, já que nessa situação podem se romper, causando dor abdominal.

Quem faz cirurgia para retirar cisto no ovário pode engravidar?

A simples retirada de um cisto ovariano não altera a sua fertilidade e não reduz as suas chances de gravidez.

Como cuidar de uma cirurgia de cisto?

O paciente pode ser instruído a elevar a mão e usar compressas frias para ajudar a reduzir o inchaço. Além disso, exercícios suaves de movimento podem ser recomendados para prevenir a rigidez nas articulações.

Como é a dor de um cisto no ovário?

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

É normal ter cisto no ovário?

Ocorrência muito frequente na vida das mulheres, o cisto no ovário é uma condição que, na grande maioria dos casos, não causa desconforto ou preocupação. Mas ele passa a exigir acompanhamento médico se crescer, provocar dor ou se demorar para desaparecer.

O que é bom para acabar com cisto no ovário?

Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de gengibre ou o chá de quixaba podem auxiliar no tratamento do cisto no ovário, porque possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou analgésica, que ajudam a diminuir a dor e a inflamação no ovário ou a regular o ciclo menstrual.

Como fica a menstruação depois da retirada de um ovário?

Após a cirurgia, a mulher não pode mais menstruar nem engravidar. Caso não seja uma histerectomia radical, que faz a retirada dos ovários, a ovulação continua a acontecer e a possibilidade de ter um filho por técnicas de reprodução assistida e barriga solidária continua presente.

Artigo anterior
Qual a diferença entre permanente e permanente afro?
Artigo seguinte
O que se usa para medir km?