Como é feita a cirurgia de obstrução intestinal?

Perguntado por: Eduardo Tomé Brito Neto  |  Última atualização: 5. März 2025
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

A cirurgia pode ser realizada por via endoscópica (endoscopia), via laparoscópica (vídeo) ou via convencional (aberta). Quando necessário, pode ser realizada a retirada de segmentos da alça intestinal.

Quanto tempo dura uma cirurgia de obstrução intestinal?

O cirurgião ficará na mesma sala, operando esses mesmos braços com um console e enxergando o intestino por um visor com tecnologia 3D. Além disso, o médico opera sentado, uma posição ergonômica que favorece o procedimento, já que a cirurgia pode demorar até oito horas, dependendo das condições do paciente.

Quanto tempo demora para se recuperar de uma cirurgia no intestino?

Normalmente é indicado um repouso de cerca de 1 mês antes de qualquer esforço físico, para dar tempo aos tecidos de sarar. Esforços leves como andar, fazer compras e cuidar da casa são permitidos logo após a cirurgia.

É perigoso obstrução intestinal?

Seja como for, a suboclusão intestinal, assim como a obstrução completa do intestino, precisa ser tratada porque existe um aumento da pressão no interior do intestino, com o risco de complicações severas como infecção generalizada, perfuração intestinal e necrose do tecido intestinal.

Quais são os riscos de uma cirurgia no intestino?

Quais os riscos? Por conta da técnica avançada utilizada atualmente, os riscos da cirurgia no intestino são minimizados, no entanto, ainda pode ocorrer complicações como hemorragias, infecções, fístulas, embolia e trombose pulmonar.

Procedimentos endoscópicos ou cirurgia podem tratar obstrução intestinal - Correspondente Médico

19 questões relacionadas encontradas

Quem faz cirurgia de intestino tem que usar bolsa?

Ao contrário do que muitos pensam, nem toda cirurgia intestinal requer a colocação da bolsa de colostomia! Esse artefato é utilizado para proteger a região operada e garantir a cicatrização ideal, sendo geralmente indicado apenas nos casos de lesão muito profunda ou próxima ao reto.

O que causa uma obstrução no intestino?

A obstrução do intestino é um bloqueio que interrompe completamente ou compromete gravemente a passagem de alimentos, líquido, secreções digestivas e gás pelo intestino. As causas mais comuns em adultos são a formação de tecido cicatricial resultante de cirurgia abdominal prévia, hérnias e tumores.

Quais doenças causam obstrução intestinal?

Os principais motivos que levam a esse quadro podem ser:
  • hérnias;
  • aderências de tecido nas paredes do intestino (bridas intestinais);
  • tumor intestinal;
  • diverticulite;
  • doenças inflamatórias;
  • torção do intestino;
  • paralisia dos movimentos intestinais;
  • intoxicação por chumbo;

Qual exame detecta obstrução intestinal?

Tomografia computadorizada

Ela é útil em caso de suspeita de causas inflamatórias, como nos abscessos e na diverticulite do colo. Exame radiológico de paciente com obstrução intestinal mecânica.

Qual a doença que faz a pessoa vomitar fezes?

O vômito fecal é um sintoma de obstrução do trato digestivo, mais especificamente do intestino. Acontece quando este último é o tumor de origem, ou em qualquer outro câncer que provoque compressão das alças e impeça a passagem normal das fezes.

O que comer depois de uma cirurgia de obstrução intestinal?

O ideal é uma alimentação balanceada, saudável, evitando frituras, condimentos, embutidos e fast food.

Como é o Pós-operatório de uma cirurgia de intestino?

Nos primeiros dias de recuperação é normal o paciente sentir mais dor e ficar mais sonolento, mas, à medida que for recuperando as forças, pode sair da cama, fazer pequenas caminhadas pela casa, até porque, ficar muito sedentário prejudica a recuperação.

Como fica o intestino após cirurgia?

Após o procedimento, o consumo de líquidos e fibras pode ser reduzido, o que dificulta a produção das fezes, deixando-as mais ressecadas e prejudicando, assim, a sua eliminação. A anestesia e os medicamentos também impactam no funcionamento do intestino.

Qual valor de uma cirurgia de obstrução intestinal?

Cirurgia de intestino (cólon)

Hospital e material coberto pelo convênio e Equipe Cirúrgica por Reembolso ou Particular, onde o convênio pagará o hospital e material e o paciente pagará a equipe médica. Valor: entre R$10.000,00 e R$20.000,00. 3. Particular total: todo custo da cirurgia será pago pelo paciente.

Como vive uma pessoa que retirou parte do intestino grosso?

A maioria se recupera muito bem depois da cirurgia, embora notem essa e algumas outras mudanças nos hábitos intestinais. Com o passar do tempo e com o avanço dessa adaptação pelo organismo, há uma maior absorção de líquidos pelo restante do intestino, com a normalização das funções em algumas semanas e ou meses.

Como cuidar da obstrução intestinal?

Obstrução intestinal tem cura e o tratamento varia de acordo com a causa, local e gravidade da obstrução. O tratamento, no caso de uma obstrução parcial leve, é feito através da administração de líquidos na veia ou até por meio de uma sonda que entra no nariz e vai até o intestino para aliviar a pressão.

Quem está com obstrução intestinal consegue defecar?

Os sintomas mais comuns são dores abdominais, inchaço na barriga, náuseas, vômitos e diarréia (em caso de obstrução parcial). Além disso, na maioria dos casos, por conta do bloqueio do intestino, a evacuação é impedida e, algumas vezes, até as flatulências são bloqueadas.

Quais medicamentos causam obstrução intestinal?

Esses são alguns dos medicamentos que podem favorecer a prisão de ventre2:
  • Medicamentos opióides para dor.
  • Agentes anti-colinérgicos.
  • Antiespasmódicos.
  • Antidepressivos tricíclicos.
  • Bloqueadores dos canais de cálcio.
  • Medicamentos para Parkinson.
  • Simpaticomiméticos.
  • Antipsicóticos.

Quem tem obstrução intestinal pode tomar laxante?

Além disso, existem quadros que o uso de laxantes pode causar a piora da situação. Um exemplo disso é um caso de obstrução intestinal, afinal, o caminho para a passagem de fezes está fechado e forçar o funcionamento do intestino, nesse caso, pode causar a ruptura intestinal.

Como é a dor de obstrução intestinal?

A obstrução intestinal é uma das causas mais conhecidas de dor abdominal e de abdome agudo (abdome agudo obstrutivo). Ela é definida como a interrupção do fluxo intraluminal intestinal, que pode ter natureza funcional ou mecânica.

Quais os sintomas de obstrução intestinal maligna?

Dor abdominal ou retal, detalhando tipo e intensidade. Eliminação de flatos. Dificuldades miccionais ou presença de obstrução de cateteres vesicais. Ingestão de fluidos e alimentos.

O que acontece quando o intestino entra dentro do outro?

A intussuscepção é um distúrbio no qual um segmento do intestino desliza por cima do outro, muito parecido com as partes de um telescópio. Os segmentos afetados bloqueiam o intestino e bloqueiam o fluxo sanguíneo. A causa da intussuscepção é geralmente desconhecida.

Como desobstruir o intestino naturalmente?

Intestino preso: o que fazer para regular?
  1. Maior hidratação;
  2. Ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes;
  3. Fazer mais atividades físicas;
  4. Comer devagar e mastigando bem os alimentos;
  5. Diminuir o consumo de álcool e cafeína;
  6. Beber água morna com limão logo pela manhã;
  7. Fazer massagem na barriga;

Onde dói Quando o intestino está inflamado?

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

O que é uma defecação obstruída?

A defecação obstruída, ou constipação disquézica, inclui alterações anatomofuncionais dinâmicas do assoalho pélvico, resultando em dificuldade para expelir as fezes.

Artigo anterior
Qual a altura ideal para colocar revestimento na parede?
Artigo seguinte
Quem não faz prova de vida perde o benefício?