Como é dividida a anatomia gengival?

Perguntado por: Lorena Miranda Barros  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (40 avaliações)

A gengiva pode ser dividida topograficamente em: a) gengiva marginal ou livre, b) gengiva aderida ou inserida. Gengiva Marginal ou Livre: A gengiva marginal ou gengiva livre é aquela que circunda o colo dos dentes com cerca de 0,5 a 2 mm de altura.

Como se divide anatomicamente a gengiva?

Ele é dividido em três secções maiores, conhecidas como:
  1. epitélio oral.
  2. epitélio sulcular.
  3. epitélio juncional.

Quais as partes da gengiva?

Anatomicamente, a gengiva está dividida em gengiva marginal, gengiva inserida e áreas intermediárias.
  • Gengiva marginal.
  • Gengiva inserida.
  • Gengiva interdentária.
  • Epitélio.
  • Conjuntivo.

Quais as divisões do periodonto?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Onde é formado o COL gengival?

( ) O col gengival é formado nas regiões de caninos e incisivos e é recoberto por um epitélio denso e ceratinizado.

Restaurações extensas em resina composta em dentes anteriores e posteriores

44 questões relacionadas encontradas

O que é COL em odontologia?

A área de COL é uma região que apresenta epitélio estratificado não queratinizado, área com maior acumulo de placa e sua anatomia favorece a penetração de toxinas bacterianas.

O que é o zénite gengival?

Zênites gengivais: o zênite é o ponto mais apical do contorno gengival em cada dente. Nos incisivos centrais e caninos, geralmente, está situado discretamente para a distal em relação ao longo eixo dos dentes.

Quais são as funções do periodonto?

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. Conceitos: Gengiva: A gengiva é parte da mucosa mastigatória que recobre o processo alveolar e está em torno da porção cervical dos dentes.

O que é periodonto e como ele pode ser classificado?

O periodonto é uma estrutura dinâmica composta por tecidos que apoiam e envolvem o dente. Esses tecidos incluem a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento e o osso alveolar. Os suprimentos vasculares e o nervoso dos tecidos também são vitais ao funcionamento normal dos tecidos periodontais.

O que é um periodonto?

Esse termo odontológico descreve a gengiva e outros tecidos moles que envolvem e dão fixação aos dentes.

Quais os riscos de fazer uma Gengivoplastia?

Riscos e problemas após a gengivoplastia.

✓ retração gengival isolada ou generalizada; ✓ sensibilidade dentária; ✓ formato final não estético; ✓ aparecimento de “black space” (espaço escuro entre dentes);

O que fazer para melhorar a gengiva inflamada?

O melhor tratamento para a gengiva inflamada ou inchada é remover completamente todo tártaro acumulado, escovando os dentes de forma correta, com uma escova macia ou elétrica e utilizando o fio dental diariamente.

Como é a gengivas?

Gengivas saudáveis são firmes e têm uma cor rosa-pálido. As bactérias podem levar à inflamação das gengivas, conhecida como gengivite, o estágio inicial e leve de um problema na região, ou à periodontite, um estágio mais avançado e sério da doença.

Como se chama a gengiva?

Existem dois tipos de gengiva, a saber: Gengiva inserida ou gengiva aderida - corresponde ao tecido rosa espesso que se estende desde a linha muco-gengival (transição mucosa/gengiva) até próximo à coroa dos dentes, e que se encontra aderido firmemente ao periósteo (membrana que recobre o osso alveolar);

O que é papilas interdentais?

A papila interdental é classificada como tecido gengival não queratinizado ou paraqueratinizado, recoberto por epitélio escamoso estratificado. Na região anterior, apresenta formato piramidal e ocupa o espaço localizado entre dois dentes adjacentes, coronalmente à crista óssea alveolar, abaixo do ponto de contato.

Qual a anatomia do periodonto?

O periodonto é constituído pela gengiva, ligamento periodontal, cemento radicular e osso alveolar. Possui as funções de proteção sustentação. ... A anatomia macroscópica do periodonto constitui-se pela mucosa oral, subdividindo-se em mucosa mastigatória, especializada e de revestimento.

Qual é a origem do periodonto?

O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário. ... Sua organização é feita após a erupção dentária.

Quais os tipos de doença periodontal?

Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.

O que é periodonto artigo?

A Doença Periodontal (DP) é uma infecção crônica produzida por bactérias gram-negativas, em níveis elevados, causada por acúmulo de componentes microbianos do biofilme dental que se acumulam no interior dos tecidos do periodonto.

Qual a função do periodonto de proteção?

De fato, a sua principal função consiste em inserir o dente no tecido ósseo dos maxilares. Por outro lado, ajuda também a manter a integridade da superfície da mucosa mastigatória da cavidade oral.

Qual a principal função do processo alveolar?

Processo alveolar e saúde dentária

O processo alveolar é importante para que os dentes permaneçam na cabeça e mantenham-se totalmente funcionais. A periodontite avançada pode destruir o suporte ósseo abaixo do dente, o que significa que você pode perdê-lo.

O que é o corredor bucal?

O corredor bucal é o espaço negro presente entre a vestibular dos últimos dentes posteriores e a comissura labial durante o sorriso (FRUSH e FISHER, 1958). Também pode ser definido como a distância entre o canino e a comissura labial (HULSEY, 1970).

Como é o procedimento de Gengivectomia?

Como funciona? Apesar de ser um procedimento cirúrgico, a gengivectomia ainda é um procedimento simples, com anestesia local, onde o cirurgião dentista retira entre um a dois milímetros de tecido. Mas a gengivectomia é apenas um dos procedimentos para corrigir problemas na gengiva.

O que é eixo nos dentes?

Um “eixo radicular” foi definido a partir do ápice da raiz até a borda incisal, e um eixo secundário representando o canal do orifício de acesso ao parafuso ideal, posicionado através do cíngulo até o ponto médio da junção cemento-esmalte.

Qual a diferença entre o COL e a papila interdental?

Nas regiões de incisivos e caninos, a forma da papila é mais piramidal, enquanto que nos pré-molares e molares determina uma papila interdental com uma vertente vestibular e uma vertente lingual, representado por uma área de concavidade, denominada col”.

Artigo anterior
Quando utilizar fundo selador?
Artigo seguinte
Quais fatores dificultam a análise dos alimentos?