Como é composto o Tribunal do Júri?

Perguntado por: Emanuel Paulo Fernandes Cruz Ferreira  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (71 avaliações)

O Tribunal do Júri é composto por um juiz presidente e vinte e cinco jurados, dos quais sete serão sorteados para compor o conselho de sentença e que terão o encargo de afirmar ou negar a existência do fato criminoso atribuído a uma pessoa.

Quantas pessoas fazem parte do Júri?

Nomes de 25 pessoas são depositados em uma urna e sete deles são aleatoriamente selecionados pelo juiz em frente do advogado de defesa e do promotor. Tanto a defesa quanto a acusação podem rejeitar até três desses nomes, havendo sorteio de substituição, até que sejam definidos os sete jurados finais.

Como funciona o Tribunal do Júri?

Em um júri popular são sorteados 25 cidadãos para comparecer ao julgamento. ... Destes, apenas sete são sorteados para compor o conselho de sentença que irá definir a responsabilidade do acusado pelo crime.

Como é formado o Conselho de sentença do Tribunal do Júri?

A constituição do conselho de sentença está prevista no artigo 447 do Código de Processo Penal, que trata da composição do Tribunal do Júri, prevendo que o mesmo é composto de um juiz de direito, que é seu presidente, e de 7 jurados leigos (membros da comunidade), que são sorteados dentre uma lista de 25 indicados.

Quantos jurados devem ser intimados para a sessão do Tribunal do Júri?

Conselho de Sentença: Vinte e cinco jurados são intimados a comparecer no Tribunal do Júri e a recusa poderá importar em multa de até dez salários mínimos e crime de desobediência. Desses, apenas sete são sorteados para formar o Conselho de Sentença.

MPDFT No Ar - Conheça como funciona o Tribunal do Júri

40 questões relacionadas encontradas

Qual a razão do procedimento dos crimes da competência do Tribunal do Júri ser chamado de procedimento escalonado?

O procedimento especial do júri é chamado de escalonado ou bifásico, pois se divide em duas fases. A primeira denomina-se de judicium accusationis (juízo de acusação), que consiste no juízo de admissibilidade, isto é, a produção de provas para apurar a existência ou não do crime contra a vida.

É perigoso ser jurado?

O serviço do júri é obrigatório. Não comparecer pode resultar em condenação por crime de desobediência (desobedecer a ordem legal de funcionário público, segundo o artigo 330 do Código Penal), e multa de um a dez salários mínimos, de acordo com o Código de Processo Penal.

O que é o Conselho de Sentença?

Conselho de Sentença: grupo de sete jurados sorteados para cada sessão de julgamento que deve julgar os réus submetidos ao Júri Popular. Os sete integrantes do conselho de sentença, são Juízes de fato.

Quem não pode compor o conselho de Sentença?

São impedidos de servir no mesmo conselho marido e mulher ascendentes e descendentes, sogros e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

Quantas fases possui o procedimento do Tribunal do Júri?

O procedimento do júri é composto por duas fases (escalonado): judicium accusationis (juízo de formação de culpa) e o judicium causae (juízo da causa). Nucci entende que a “fase de preparação do plenário” – CPP, art. 422 – constitui uma nova fase autônoma.

Quem pode assistir Tribunal do Júri?

Público: Qualquer pessoa pode assistir ao julgamento, salvo em casos de repercussão e grande comoção social. O salão do Tribunal do Júri geralmente é ocupado por familiares e amigos do réu e da vítima, jornalistas e acadêmicos de direito. Testemunha: Defesa e acusação convocam até cinco testemunhas cada.

O que o juiz fala ao começar um julgamento?

O Juiz, antes de ouvir as testemunhas, diz para os jurados: Iniciamos, neste momento, a instrução do processo aqui no Plenário do Júri. Esta instrução é uma coleta de provas na presença dos Senhores Jurados. Podemos ouvir as testemunhas, caso queiram o Promotor e o Defensor, e também ouvimos, obrigatoriamente, o réu.

O que é Plenário do Júri?

A leitura da sentença é feita em plenário. O réu ficará de pé na frente do juiz. Se a sentença for condenatória, poderá o advogado ao final da sentença interpor recurso de apelação criminal. É um dos poucos procedimentos criminais que a apelação poderá ser interposta oralmente na própria ata de julgamento.

Quantos são os jurados no Tribunal do Júri?

Um juiz togado será seu presidente e vinte e cinco jurados (sorteados de uma lista prévia) deverão comparecer ao Tribunal no dia aprazado. Desses vinte e cinco, sete constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão em que houver julgamento.

Quanto ganha um membro do Júri?

A atividade exercida pelos jurados não é remunerada, porém alguns benefícios são assegurados: - nenhum desconto será feito no salário ou vencimento do jurado no dia em que ele comparecer à sessão do Júri. Para isso, quando atuarem nas sessões do Júri, terão direito à certidão que comprove seu comparecimento.

Quando se vai a júri popular?

Quando é utilizado o Júri Popular? O júri popular é previsto para um único conjunto de crimes, que são os crimes dolosos contra a vida, sejam eles tentados ou consumados. Em outras palavras, são os crimes intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio.

Quem não pode ser jurado Tribunal do Júri?

Estão isentos do serviço do júri: I - o Presidente da República e os Ministros de Estado; II - os Governadores e seus respectivos Secretários; III - os membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras Distrital e Municipais; IV - os Prefeitos Municipais; V - os Magistrados e membros do ...

Como é composto o Tribunal do Júri quantos jurados formam o Conselho de Sentença é quem será impedido de servir como jurado no mesmo conselho?

447 do Código de Processo Penal que “o Tribunal do Júri é composto por 1 (um) juiz togado, seu presidente e por 25 (vinte e cinco) jurados que serão sorteados dentre os alistados, 7 (sete) dos quais constituirão o Conselho de Sentença em cada sessão de julgamento.”

Quem é dispensado de ser jurado?

Existem alguns tipos de trabalho que são automaticamente dispensados de servir no júri. São eles: membros do governo, funcionários da justiça, militares na ativa, funcionários da polícia e segurança pública. ... Quem já tiver servido como jurado por um ano e pedir a dispensa. Os maiores de 60 anos.

Qual o papel do Conselho de Sentença qual o objetivo da incomunicabilidade?

A atual legislação veda qualquer tipo de comunicação entre os membros do conselho de sentença na apreciação dos fatos apresentados no tribunal do júri brasileiro. Isso significa dizer que os jurados não podem debater qualquer idéia com seus pares para formar em juízo, uma sentença mais completa e justa.

O que é dissolver o Conselho de Sentença?

⚠️ Se durante uma sessão do Tribunal do Júri ocorrer algo que possa prejudicar o julgamento da causa, o juiz que preside a sessão deverá dissolver o conselho, ou seja, extinguir o corpo de jurados anteriormente montado, bem como cancelar o julgamento que estava em andamento.

Quantos jurados são necessários para a instalação da sessão do júri e quantos integrarão o conselho de Sentença?

Afinal, dentre os 25 (vinte e cinco) sorteados para um período, apenas 07 (sete) integrarão cada Conselho de Sentença, sendo necessária a presença de 15 (quinze) integrantes, ao menos, para instalação de cada sessão de julgamento.

Quais são as vantagens de ser jurado?

A função de jurado constitui um serviço público relevante e é essencial para a Justiça. Por isso, os que cumprem essa função têm direito a alguns benefícios: Preferência, em igualdade de condições, em licitações e concursos públicos. Ser detido em prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

Quais as causas de impedimento dos jurados?

O indivíduo está impedido de atuar como jurado no processo em que: a) tiver funcionado seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito; b) ele próprio ...

Quando um Júri pode ser anulado?

Para ser anulada, a decisão do Tribunal do Júri deve ser manifestamente contrária às provas do processo, ou seja, deve dissociar-se integralmente de todos os segmentos probatórios aceitáveis dentro do processo. Assim, deve ser flagrante a divergência para autorizar a adoção desta medida extrema.

Artigo anterior
O que é comunicação humanizada?
Artigo seguinte
O que é livro razão na contabilidade?