Como é composta cada turma de julgamento na DRJ Delegacia de Julgamento da Receita Federal?

Perguntado por: Rui Martim Andrade de Sá  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

As DRJ são constituídas por Turmas Ordinárias e Especiais de julgamento, cada uma delas integrada por 5 (cinco) julgadores, podendo funcionar com até 7 (sete) julgadores, titulares ou pro tempore.

Como é composta cada turma de julgamento na DRJ Delegacia de Julgamento da Receita Federal 1ª instância do PAF Federal )?

Cada DRJ é composta por Turmas Ordinárias e Especiais de julgamento, cada uma delas integrada por cinco julgadores, podendo funcionar com até sete julgadores, conforme previsto no art. 2º da Portaria MF nº 341, de 12 de julho de 2011. O mandato dos julgadores é de 24 meses, admitidas reconduções (art. 4º da Portaria).

O que é DRJ na Receita Federal?

Delegacias de Julgamento (DRJ)

Quem julga recurso especial no CARF?

Das decisões do CARF não cabe pedido de reconsideração. Compete à Câmara Superior de Recursos Fiscais - CSRF, por suas turmas, julgar recurso especial interposto contra decisão que der à legislação tributária interpretação divergente da que lhe tenha dado outra câmara, turma de câmara, turma especial ou a própria CSRF.

Qual o recurso cabível da decisão da Receita Federal do Brasil?

Contra decisão que der provimento ao Recurso de Ofício, restabelecendo valores do auto de infração extintos pela decisão da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Julgamento (DRJ), é cabível Recurso Especial de divergência pelo contribuinte no prazo de 15 (quinze) dias da ciência da decisão.

DELEGACIAS DA RECEITA FEDERAL SUSPENDEM SESSÕES DE JULGAMENTO

25 questões relacionadas encontradas

Como recorrer na Receita Federal?

Para que um contribuinte realize a impugnação de uma multa recebida da Receita Federal, ele vai precisar:
  1. Buscar por “Formulário de Impugnação” no site da própria Receita.
  2. Preencher o formulário e providenciar os documentos solicitados.
  3. Acessar o e-CAC para abrir um novo “Dossiê Digital de Atendimento” (DDA).

Como entrar com uma ação contra a Receita Federal?

como consultar os documentos
  1. Passo 1. Acessar o sistema. Acesse o e-CAC; ...
  2. Passo 2. Buscar o processo. Na tela inicial do sistema de Processos Digitais (e-Processo), clique na opção Meus Processos para visualizar todos os seus processos. ...
  3. Passo 3. Abrir as opções. ...
  4. Passo 4. Selecionar documento. ...
  5. Dica. Resultado do processo.

Quando é possível recurso especial à Câmara Superior do CARF?

O Recurso Especial interposto à Câmara Superior de Recursos Fiscais (CSRF) visa pacificar conflitos interpretativos e garantir segurança jurídica aos contribuintes, razão pela qual possui cabimento restrito, limitado à demonstração de divergência jurisprudencial quanto à determinada legislação – por meio da indicação ...

Qual a competência do CARF?

Art. 1º Compete aos órgãos julgadores do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) o julgamento de recursos de ofício e voluntários de decisão de 1ª (primeira) instância, bem como os recursos de natureza especial, que versem sobre tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

O que o CARF julga?

O Carf é um órgão colegiado do Ministério da Economia que julga os recursos apresentados pelos contribuintes contra a cobrança de tributos pela Receita Federal. O órgão é paritário e conta com 180 membros – 90 representantes da Receita, 90 dos contribuintes.

O que quer dizer Suspenso julgamento da impugnação?

No primeiro caso: SUSPENSO-JULGAMENTO DA IMPUGNAÇÃO - significa que a empresa promoveu a impugnação do débito em questão por discordar dele. Isto desencadeia um processo administrativo que está na fase de Julgamento, ou seja, a exigência do pagamento do débito fica suspensa até que o processo seja julgado.

Quem julga manifestação de inconformidade?

As manifestações de inconformidade são julgadas pelas Delegacias de Julgamento da Receita Federal do Brasil (DRJ), órgãos colegiados de julgamento da Receita Federal.

Quais são os órgãos de 1ª e 2ª instância para julgamento do processo administrativo fiscal no âmbito federal?

O julgamento é atualmente atribuição das Delegacias da Receita Federal do Brasil de Julgamento (DRJ), órgãos de deliberação interna e natureza colegiada da Receita Federal, organizados em turmas de julgamento, com cinco membros cada.

Como é a composição do CARF?

O CARF, atualmente, é formado por 130 conselheiros, dos quais a metade se constitui de Auditores da Secretaria da Receita Federal do Brasil,, que representam a Fazenda Nacional; a outra metade se compõe de pessoas indicadas por confederações e entidades de classe, representando os contribuintes.

Quais são as seções do CARF?

  • Auditoria Fiscal.
  • Benefícios Fiscais.
  • Cadastros.
  • Certidões e Situação Fiscal.
  • Cobranças e Intimações.
  • Declarações e Demonstrativos.
  • Julgamento Administrativo.
  • Pagamentos e Parcelamentos.

Quais as hipóteses de recurso para a Câmara Superior de recursos Fiscais?

Caberá recurso especial à Câmara Superior de Recursos Fiscais, no prazo de quinze dias da ciência do acórdão ao interessado, de decisão que der à lei tributária interpretação divergente da que lhe tenha dado outra câmara, turma de câmara, turma especial ou a própria Câmara Superior de Recursos Fiscais (Decreto nº ...

Como protocolar recurso especial no CARF?

Protocolização de Recurso Voluntário, Recurso Especial e Embargos - Exclusivamente no e-CAC ou em qualquer unidade da Receita Federal. Para solicitar cópias/vistas de processos que se encontrem no CARF e informações complementares, encaminhe seu pedido via formulário eletrônico em nossa Carta de Serviços.

Quem pode interpor recurso especial?

O recurso especial é cabível quando a decisão recorrida: - contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; - julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; - der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.

Como processar a Receita Federal por cobrança indevida?

O contribuinte pode impugnar a cobrança de imposto que julgar indevida. Para isso, deve entrar com um Processo Administrativo Fiscal %u2014 PAF, na Delegacia da Receita Federal da sua jurisdição. Lembramos que nessa fase não é obrigatória a contratação de advogado; o próprio contribuinte pode elaborar sua defesa.

Como responder a uma intimação da Receita Federal?

Responda apenas o objeto da intimação. Não divague sobre assuntos correlatos. Do mesmo modo, só apresente os documentos que foram solicitados. Tentar antecipar o desejo do fiscal ou apresentar provas não solicitadas pode implicar em alargamento da auditoria para outros fatos ou outros períodos.

O que acontece se eu não pagar as dívidas com a Receita Federal?

A situação pode ficar ainda mais grave caso o responsável seja processado e condenado por sonegação de tributos, podendo vir a sofrer uma penalidade de dois a cinco anos de reclusão.

Como recorrer uma dívida ativa?

Como regularizar uma dívida ativa?
  1. Você deve comparecer a um posto da Secretaria da Fazenda da cidade onde o seu veículo é emplacado;
  2. Um boleto será gerado para a quitação da dívida;
  3. Após o pagamento, está livre desse débito e com a situação do seu veículo regularizada.

Como contestar uma dívida ativa?

A apresentação de impugnação/recurso deve ser feito por meio de cadastro, no portal REGULARIZE, do CPF do contribuinte responsabilizado, e não pelo acesso da pessoa jurídica (CNPJ). Na tela do serviço, clique em "Impugnar" para apresentar manifestação quanto ao procedimento.

Quais as duas fases principais do processo administrativo fiscal?

O processo administrativo fiscal engloba duas etapas, ou fases, a saber: a etapa não contenciosa e a etapa contenciosa. A primeira fase da ação fiscal, de caráter não contencioso e unilateral, é caracterizada pela necessidade do lançamento tributário para existir. Por isso, é um processo necessariamente escrito.

Qual é a estrutura do processo administrativo fiscal do Estado do Rio Grande do Sul?

Conforme dispõe a Lei 6.573/73, o processo administrativo fiscal no Rio Grande do Sul inicia-se com o lançamento de ofício pelo fisco estadual. ... Tal procedimento é importante uma vez que subjaz medida protetiva, evitando assim lançamento e inclusão da multa de ofício.

Artigo anterior
O que é um crime famélico?
Artigo seguinte
Quanto desvaloriza um iPhone?