Como é cobrada a taxa de corretagem?

Perguntado por: Marco Tomás Macedo Cruz Pinheiro  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

Como é cobrada a taxa de corretagem? Se a instituição financeira não tem a taxa zerada, o investidor paga pela corretagem sempre que faz a compra ou a venda de um ativo. Seja através de um corretor ou diretamente no home broker, o valor depende do critério que o banco ou a corretora utiliza.

Como calcular a taxa de corretagem?

Como calcular a taxa de corretagem? A fórmula para calcular a comissão é bem simples: taxa = percentual da taxa x valor total do imóvel. Imagine, por exemplo, que você está comprando um imóvel urbano de R$400 mil, na região de São Paulo. Nesse caso, a taxa aplicada pela imobiliária é de 6%.

Quando é cobrada a taxa de corretagem?

A taxa de corretagem costuma ser cobrada em negociações de ativos de renda variável, como ações e contratos futuros, e suas regras de cobrança dependem da corretora e do tipo de operação.

Quanto é a taxa de um corretor?

Qual é a porcentagem de um corretor de imóveis? Geralmente, o percentual de corretagem é de 6% do valor total do imóvel, podendo variar de acordo com o estado e o tipo de imóvel - 6% para imóveis usados e 5% para imóveis novos, por exemplo.

Quais são as taxas de corretagem?

Ela pode ser dividida em duas partes: uma porcentagem e/ou um valor fixo tabelado. Para grandes investidores e para quem investe em renda variável, a taxa de corretagem pode ser quase irrelevante. Já para um investidor pequeno, pode representar 5 ou 10% do valor total investido.

⚠️ NUINVEST CHEGOU AO FIM? O QUE FAZER com SEUS INVESTIMENTOS com a JUNÇÃO com o NUBANK!

22 questões relacionadas encontradas

Como funciona a corretagem?

A taxa de corretagem é uma comissão que o profissional que trabalha com vendas de imóveis recebe pela mediação no processo de venda, o valor dessa taxa varia de acordo com a porcentagem de cada imóvel.

Quem paga a taxa de corretagem ao corretor?

O inquilino ou proprietário? Em qualquer transação de venda ou locação de imóveis, quando o corretor faz a intermediação, quem paga os honorários da intermediação (comissão) é sempre o proprietário do imóvel, ou seja, o vendedor ou locador.

Como o corretor recebe a comissão?

A comissão será paga pelo vendedor do imóvel. Esse pagamento somente será feito pelo comprador caso haja autorização do proprietário. Há a possibilidade de uma mesma operação envolver um pagamento para o proprietário e outro para o corretor.

Qual o valor máximo de corretagem?

O percentual de valor máximo da taxa de corretagem imóveis, estabelecido por lei, é de 6% sobre o valor final do bem. Porém, esse dado pode variar dependendo da maneira como o contrato é firmado entre as partes.

Quanto é a taxa da imobiliária?

Apesar de não existir um valor predefinido, as imobiliárias geralmente operam com uma taxa de cerca de 10%. Contudo, esse percentual pode variar para mais ou para menos, levando em conta fatores como localização do imóvel, tamanho, demanda na região e pacote de serviços fornecidos pela imobiliária.

Sou obrigado a pagar a comissão ao corretor?

Comprar um imóvel já é um investimento alto, por isso, a maioria das pessoas ainda questiona se é obrigatório pagar 6% de comissão para o corretor. A resposta rápida é que sim, ao contar com o serviço do corretor de imóveis, é indispensável que se pague pelo trabalho desse profissional.

Como a imobiliária paga o corretor?

Convencionalmente, a comissão deve ser paga na assinatura do Contrato de Compra e Venda, podendo ser feito um acordo para pagá-la em outro momento (quando da matrícula ou escritura do imóvel, por exemplo). Mas em todos os casos o valor da comissão deve ser pago no sinal ou na primeira parcela de pagamento.

Quem não tem Creci tem direito a comissão de corretagem?

Corretagem – Cobrança – Corretor não inscrito no CRECI tem direito à comissão de corretagem.

Quando o corretor perde o direito à comissão?

Logo, o Corretor de Imóveis não deve receber a respectiva comissão, pois não atingiu o resultado útil de sua atividade. Diante disso, percebe-se, portanto, um condicionamento da remuneração do Corretor à celebração do negócio jurídico imobiliário intermediado, ou seja, condicionada ao efetivo fechamento do negócio.

Quais as 5 melhores corretoras?

  1. Toro Investimentos. Uma das corretoras de valores mais conhecidas no Brasil, a Toro Investimentos é uma boa alternativa para quem busca investir em diferentes tipos de ativos. ...
  2. Rico. É um braço da XP Inc., outra das melhores corretoras de investimento. ...
  3. XP Investimentos. ...
  4. Nu Invest. ...
  5. Inter. ...
  6. Clear. ...
  7. Órama. ...
  8. BTG Pactual.

Qual a corretora mais segura do Brasil?

Qual a corretora mais segura do Brasil?
  • XPI - XP INVESTIMENTOS.
  • Rico.
  • BTG - BTG Pactual Digital.
  • Modalmais.
  • Nu Invest.
  • Órama.
  • Ágora Investimentos.
  • Clear.

Qual a melhor corretora para quem está começando?

A C6 Invest, pertencente ao C6 Bank, se destaca como uma das melhores corretoras do Brasil para iniciantes. Para ter acesso à plataforma, basta se cadastrar no banco digital e em um só aplicativo você consegue gerenciar sua conta corrente e seu portfólio de investimentos.

Qual é a Melhor corretora do Brasil?

Qual é a corretora mais segura do Brasil? Em primeiro lugar, ficou a XP Investimentos, por possuir nota máxima em diversos indicadores, obtendo assim a melhor avaliação. Já em terceiro lugar, tivemos a Rico, apesar de ser eleita a escolha certa, em razão de desempenho.

Qual a taxa de corretagem do Nubank?

Além da corretagem zero para ações, você não paga nada para investir em BDRs, fundos imobiliários, ETFs e opções no app da NuInvest. Também não há taxa para investir em nenhum ativo de renda fixa. Isso inclui títulos do Tesouro Direto, aplicações como CDBs, LCIs, LCAs, debêntures e vários outros tipos de investimentos.

O que a imobiliária pode cobrar do proprietário?

Imobiliária e locador só podem exigir uma única modalidade de garantia. Estas podem ser o imóvel próprio e quitado de um fiador, o seguro-fiança (feito em seguradoras), o depósito em dinheiro (caução) ou fundo de investimento.

Quem paga a taxa de intermediação?

Na lei, quem deve pagar a taxa de intermediação é quem contratou os serviços do corretor, via imobiliária ou não.

É normal a imobiliária ficar com o primeiro aluguel?

Essa ação é chamada de “taxa de intermediação” no mercado imobiliário. A resposta é simples e iremos detalhar a seguir. Mas, em resumo, a imobiliária fica com o primeiro valor de aluguel para arcar com as despesas de validação financeira do interessado no imóvel e do processo contratual.

Artigo anterior
Qual é a característica do tubarão?
Artigo seguinte
Quais os dispositivos que compõe um sistema de drenagem profunda?