Como é classificado o cimento de baixo calor de hidratação?

Perguntado por: Ângelo Isaac Campos Pacheco  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

Os cimentos CP II são ditos compostos, pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. O CP II-E, contém adição de escória granulada de alto-forno, o que lhe confere a propriedade de baixo calor de hidratação.

Qual tipo de cimento apresenta baixo calor de hidratação?

Cimento CP-II (NBR 11.578) ou Cimento Portland Composto: assim conhecido porque tem a adição de outros materiais na sua mistura, que conferem a este cimento um menor calor de hidratação, ou seja, ele libera menos calor quando entra em contato com a água.

O que é baixo calor de hidratação?

Hoje, no mercado, já é possível encontrar o CP de baixo calor de hidratação. Esse tipo de cimento possui a propriedade de retardar o desprendimento de calor e é indicado para as peças de grande massa de concreto, evitando assim, o surgimento de fissuras térmicas.

O que é cimento portland de baixo calor de hidratação?

Os cimentos portland de baixo calor de hidratação, de acordo com a NBR 13116, são aqueles que geram até 260 J/g e até 300 J/g aos 3 dias e 7 dias de hidratação, respectivamente, e podem ser qualquer um dos tipos básicos.

O que é grau de hidratação do cimento?

O que é o processo de hidratação do cimento? Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.

Parte I - Hidratação do Cimento Portland

31 questões relacionadas encontradas

Como se dá a hidratação do cimento?

O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.

Como hidratar concreto?

Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período. Os horários normalmente indicados são por volta das 8h, 12h e 15h. Esse processo é muito comum em lajes de casas, por exemplo.

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

CP I-S (Cimento Portland Comum com Adição)

Muito semelhante ao Cimento Portland Comum, a sua diferenciação, está no acréscimo de material pozolânico em sua mistura. Esse acréscimo, representa até 5% da composição, para possibilitar maior capacidade de impermeabilização. Quanto a sua resistência, é também de: 25 MPa.

Quais os tipos de cimento Portland?

Tipos de cimento Portland
  • Cimento Portland Comum (CP I) ...
  • Cimento Portland Composto (CP II) ...
  • Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
  • Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
  • Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
  • Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
  • Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)

Como o calor de hidratação do cimento pode ser reduzido?

Como reduzir o calor de hidratação no concreto?
  1. Não permitir a exposição excessiva ao sol. ...
  2. Utilizar camadas de concretagem. ...
  3. Realizar uma boa cura do concreto. ...
  4. A água gelada tem o poder de controlar a temperatura do concreto.
  5. Refrigerar o concreto com gelo. ...
  6. Refrigeração interna. ...
  7. Controlar a quantidade de cimento.

O que é Cal livre?

Cal livre é definido como o cálcio presente no clínquer, apresentado nas formas de óxido de cálcio (CaO), hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) ou carbonato de cálcio (CaCO3), sendo o resultado de sua dosagem expresso em CaO.

Qual a temperatura ideal para o concreto?

De acordo com ABNT NBR 7212/2012, “a temperatura ambiente para lançamento do concreto deve estar entre 5 °C e 30 °C. Já a temperatura do concreto por ocasião de seu lançamento deve ser fixada de modo a evitar fissuração de origem térmica”.

Qual a temperatura máxima que o concreto aguenta?

Acima de 250 a 600 graus centígrados, o concreto poderá suportar, mas deverá ser prevista a utilização de agregados especiais, como: argila expandida ou vermiculita, ainda cimento aluminoso, mesmo assim sem choques térmicos.

Para que serve o cimento cp5?

É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa.

O que significa um cimento CP 32?

O cimento Portland Composto com escória, CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento, revestimento, contrapiso e chapisco, em concretos simples, armado, rolado ou projetado, em blocos de concreto e elementos pré-moldados de cimento, pavimentos e calçadas, além de solo-cimento (mistura de cimento e terra) ...

Qual é a diferença do cimento CP 2 e 3?

Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. ... Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo.

O que é CP II F 32?

Assim como os demais cimentos portland compostos, o CP II F é um tipo de cimento para uso e aplicação em geral . O CP II F-32 tem adição de fíler calcário, em teor entre 6 e 10% e não é o mais indicado para aplicação em meios muito agressivos. ...

Qual a diferença do cimento CP II e CP IV?

CP IV – O cimento pozolânico também possui muito mais pozolana do que seu irmão CP II-Z, sendo mais impermeável e durável, e muito utilizado em obras com ação de água corrente e ambientes agressivos. À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

O que diferencia os tipos de cimento?

A diferença é o processo de dosagem e fabricação do clínquer, elemento presente em todo tipo de cimento. O clínquer utilizado aqui possui quantidades diferenciadas de calcário e argila, além de uma moagem mais fina.

Qual o tipo de cimento mais utilizado?

Sem dúvidas, o cimento Portland é o mais utilizado em obras da construção civil e o preferido entre os profissionais. Isso porque apresenta excelentes características de resistência, durabilidade e trabalhabilidade, além de ser um produto muito versátil, podendo ser utilizado em diversas aplicações.

Qual melhor tipo de cimento?

Quando é necessário um cimento com baixa permeabilidade o cimento ideal é o CP IV, que possui uma adição de material pozolânico maior que o CP II – Z. Ele tem como característica maior durabilidade, podendo ser utilizado nas fundações de obras de pequeno porte, devido a baixa permeabilidade.

Porque o concreto não seca?

“Quando temos uma temperatura quente, o concreto perde sua plasticidade e trabalhabilidade por causa da evaporação mais rápida da água contida na mistura”, explica o engenheiro e consultor Flávio Renato Pereira Capuruço, da Beton Engenharia. Ele conta que em climas mais frios, ocorre justamente o contrário.

Quanto tempo devo molhar o concreto?

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

Porque jogar água no concreto?

A água é um importante componente do concreto e tem basicamente duas funções: provocar a reação de hidratação dos compostos do cimento, com seu consequente endurecimento, e aumentar a trabalhabilidade para que possa preencher adequadamente as fôrmas, sem causar vazios ou nichos.

Artigo anterior
O que significa EF02LP08?
Artigo seguinte
Quando uma pessoa não pode ser síndico?