Como é chamada a interação entre textos?
Perguntado por: Salomé Ema de Macedo | Última atualização: 11. März 2022Pontuação: 5/5 (25 avaliações)
A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecer explicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. ... Há pelo menos sete tipos de intertextualidade.
Que nome damos a interação entre textos?
A intertextualidade é a presença textual de elementos semânticos e/ou formais que se referem a outros textos produzidos anteriormente. ... Por meio dessa relação entre diferentes textos, a intertextualidade permite uma ampliação do sentido, na medida em que cria novas possibilidades e desloca sentidos.
O que é interação com o leitor?
O ato de ler, como processo de interação e um movimento interativo, é um desafio para o leitor, que responde pelo sentido atribuído ao texto. ... Os movimentos que os sujeitos leitores executam na construção do sentido têm a ver com seu ponto de vista acerca do objeto da leitura em questão.
O que é um leitor de um texto?
Se considerarmos que o leitor é um agente, que não tem um papel passivo durante o ato de ler, mas que é um sujeito que atribui significado ao texto, que procura as pistas deixadas pelo autor, que busca se aproximar do sentido que este quer dar ao texto, podemos fazer da leitura um lugar onde há reciprocidade.
O que é uma leitura racional?
A leitura racional é uma leitura intelectual, pois, permite o questionamento das informações na qual permite uma ampliação de conhecimentos. Ela também tende a ter uma visão mais longe. A visão racional transforma um novo conhecimento ou em novas possibilidades acerca do texto lido.
A interação autor-texto-leitor
Qual a diferença de leitura emocional e leitura racional?
A leitura racional está mais ligada aos significados, aos sentidos expressos pelas palavras no texto, enquanto a leitura sensorial se relaciona com a descoberta de novas sensações pelo ser humano e a leitura emocional busca despertar os interesses do leitor (MARTINS, 1992).
Quais são os diferentes tipos de leitura?
Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
Como se faz uma carta de leitor?
- Introdução com menção à matéria (texto, reportagem etc.) ...
- Desenvolvimento com fundamentação da opinião por meio do uso de dados e informações apresentados no texto ao qual se refere;
- Conclusão retomando a opinião expressa e expressão cortês de despedida;
- Uso de linguagem formal.
O que acontece quando leitor e texto se encontram?
não apenas enfatize o papel do leitor ou do texto, mas que aceite que o produto da relação entre leitor e texto é o sentido da leitura. Isso quer dizer que a interação entre texto e leitor ocorre de maneira a se retomarem ora a perspectiva do leitor, ora a do texto, conforme a necessidade para cada situação de leitura.
O que é ser leitor ativo?
A leitura envolve interação com aquilo que é lido, proporcionando a produção de sentidos. ... Assim, o ato de ler pressupõe um leitor ativo, que interage com aquilo que lê, processando e examinando as informações que lhe são apresentadas.
Quando o autor conversa com o leitor?
Quando narra: “Sinto que o leitor estremeceu”, demonstra pressentir os sentimentos do leitor diante das situações da narrativa. Ainda no início do livro, o autor tem um diálogo direto com o leitor: “Começo a arrepender-me deste livro. ... Logo após, os diálogos mostram intimidade entre leitor e narrador.
Quais são as estratégias de leitura?
- Procure informações. ...
- Tenha concentração. ...
- Leia em voz alta. ...
- Faça anotações e marcações. ...
- Leia as entrelinhas. ...
- Faça um resumo. ...
- Releia o conteúdo.
Qual é a função do leitor ao ler um texto literário?
O leitor possibilita ao romance nova vida, nova interpretação. Ele ressalta um novo valor que pode ser agregado à obra. O sujeito que lê questiona a narrativa para que possam emergir novos significados. É cumprindo estas funções que o leitor assumirá também seu papel de realizador da obra literária.
O que é relação entre textos?
RELAÇÕES ENTRE TEXTOS.
Ela ocorre toda vez que um texto se apropria de outro, no nível da composição da frase ou da ideia (veja exemplos no texto de Xico Sá). Nesse caso, um autor deseja, conscientemente, referir-se a outro texto, escrito em outro momento, por outro autor (ou até por ele mesmo).
O que é intertextualidade exemplo?
Por intertextualidade entende-se a criação de um texto a partir de outro existente. ... Exemplos de obras intertextuais incluem: alusão, conotação, versão, plágio, tradução, matitê e paródia.
Como identificar a intertextualidade?
A intertextualidade pode ser caracterizada de duas formas: explícita (direta) e implícita (indireta). No primeiro caso, temos a citação do texto usado como referência no material produzido — ou seja, são fornecidos elementos que vão ajudar a identificar a presença desse “texto base”.
Qual a relação entre autor texto e leitor?
Ter em mente que a leitura é uma troca entre quem escreve e quem lê, pode ajudá-lo(a) a entender melhor os textos que lê. Assim, cada leitor é um pouco autor, também, pois contribui para a existência do texto com a visão que dele tem. ...
Quais são as fases do processo de leitura?
O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. Confira como e quando ocorre cada uma dessas fases: Decodificação.
Quais as influências que o processo de leitura pode sofrer do texto?
Estes fatores podem ser divididos em emocionais, físicos e intelectuais. No entanto, muitas vezes, o último fator tende a ser considerado como fundamental, porém é certo que os de ordem psicológica e ambiental também podem ser as causas do sucesso ou fracasso do leitor.
O que é carta de leitor exemplo?
A carta do leitor é um gênero textual utilizado quando algum cidadão deseja posicionar-se criticamente a respeito de algum assunto ou acontecimento do momento. É um texto de curto tamanho, com linguagem concisa e assertiva.
Como é uma carta de leitor?
- Textos breves e escritos em 1. ª pessoa;
- Temas atuais e de caráter subjetivo;
- Linguagem simples, clara e objetiva;
- Presença de destinatário e remetente;
- Texto expositivo e argumentativo.
O que é preciso para escrever uma carta?
- Local: colocar cidade da qual se está escrevendo a carta no canto esquerdo superior da página.
- Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula.
- Saudação: expressão, no centro ou canto da página, indicando um cumprimento.
O que é leitura e os tipos de leitura?
A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.
Quais os tipos de leitura na educação infantil?
Na Educação Infantil a prática de leitura pode ser feita de dois modos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi citado acima, e a roda de leitura, em que os professores leem para a turma. Nesse caso é preciso sempre planejar a atividade, da escolha dos textos e as formas de interação.
Qual melhor tipo de leitura?
A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.
Quais são os principais exemplos de rochas metamórficas?
Qual é o Salmo que diz o Senhor é a força da minha vida o que temerei?