Como é calculado o Rat na folha de pagamento?

Perguntado por: Nicole Machado de Monteiro  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

Como calcular o RAT? Para realizar o cálculo do RAT ajustado pelo FAP, é necessário aplicar a seguinte fórmula: RAT x FAP. Dessa forma, caso a empresa tenha um RAT de 2% e FAP de 2%, o RAT ajustado para recolhimento será equivalente a 4%.

Como calcular calcula o Rat na folha de pagamento?

O RAT ajustado é o resultado do seu RAT (Risco Ambiental do Trabalho) atual multiplicado pelo FAP (Fator Acidentário de Prevenção). Na prática, é a alíquota efetiva que você deve aplicar sobre a folha de pagamento para chegar ao tributo devido ao INSS.
...
O que é RAT
  1. Mínimo: 1%
  2. Médio: 2%
  3. Grave: 3%.

O que é RAT em folha de pagamento?

O Risco de Acidente do Trabalho (RAT) é o seguro obrigatório, instituído por lei, mediante uma contribuição a cargo exclusivo da empresa, sobre a folha de pagamento, que se destina à cobertura de eventos resultantes de acidente do trabalho.

Como saber o valor do RAT de uma empresa?

Você consegue descobrir o RAT atraves do FPAS e do CNAE.

Quem paga o RAT no holerite?

O RAT é a nova denominação para o SAT (Seguro Acidente do Trabalho). É uma contribuição previdenciária paga pelo empregador, para cobrir os custos da Previdência com trabalhadores vítimas de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.

Folha de pagamento - FAP e RAT

42 questões relacionadas encontradas

O que é o RAT e qual seu percentual?

RAT é uma contribuição previdenciária cujo percentual leva em conta os riscos da atividade que o colaborador exerce na empresa. O RAT tem uma alíquota que pode variar de 1 a 3%, conforme o risco ambiental do trabalho – leve, médio ou grande.

Como descobrir o RAT?

A consulta é realizada pelo próprio contribuinte no site da Previdência, e deverá ser consultada sempre, já que pode variar. Alíquota RAT: essa alíquota varia entre 1 a 3 e será definida de acordo com a atividade da empresa, o CNAE.

Quem paga o RAT empresa ou empregado?

O Risco de Acidente do Trabalho (RAT) é o seguro obrigatório, instituído por lei, mediante uma contribuição a cargo exclusivo da empresa, sobre a folha de pagamento, que se destina à cobertura de eventos resultantes de acidente do trabalho.

Porque pagar Rat?

O principal objetivo do RAT é cobrar mais das empresas que exercem atividades que oferecem grandes riscos à saúde do trabalhador e impactam a sua integridade e bem-estar. Logo, se uma indústria pratica atividades desse tipo, por exemplo, ela tende a pagar mais pelos riscos que oferece às pessoas.

Qual o RAT para empresas do Simples Nacional?

Deste modo, somente a empresa optante pelo Simples Nacional que presta serviços no Anexo IV deverá realizar os recolhimentos previdenciários da parte patronal (20% e RAT), em GPS, juntamente com a contribuição previdenciária descontada dos segurados.

Como saber o RAT da empresa 2022?

Para fazer a consulta ao FAP 2022, acesse o site do Ministério do Trabalho e Previdência, na seção de Saúde e Segurança do Trabalhador (https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml), e informe o CNPJ da empresa e a senha de acesso.

Como consultar o RAT no eSocial?

Como conferir o valor de RAT apurado pelo WDP x eSocial DCTFWeb
  1. Gerar o Resumo Geral por estabelecimento;
  2. Localizar no bloco “GPS” o valor do RAT Emp;
  3. Acessar a aba Contribuições Sociais no evento S-1299 Fechamento;
  4. Localizar no estabelecimento o valor do RAT apurado pelo eSocial;

Como saber o RAT da empresa 2021?

Aqui temos uma tabela de RAT, também conhecida como GILRAT por CNAE atualizada em 2020 pela redação do Decreto nº 10.410, de 2020 , que ainda está vigente para o ano de 2021 e 2022. Para olhar o RAT, será levado em consideração o CNAE preponderante, que nem sempre é o CNAE principal constante no cartão de CNPJ.

O que é Rat e FAT?

FAP e RAT – Quem paga e como se calcula. - Mega Contabilidade. FAP e RAT – Quem paga e como se calcula. Toda empresa não Optante pelo Simples Nacional que tenha colaboradores terá a tributação de FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e RAT (Riscos Ambientais do Trabalho) em sua folha de pagamento.

Como arrumar o valor do Rat na sefip?

A alíquota de contribuição para o RAT será de 1% se a atividade é de risco mínimo; 2% se de risco médio e de 3% se de risco grave, incidentes sobre o total da remuneração paga, devida ou creditada a qualquer título, no decorrer do mês, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos.

Qual a alíquota do RAT?

As alíquotas do GIIL-RAT (antigo Seguro de Acidente de Trabalho - SAT) são de 1%, 2% ou 3%. O Anexo V do Regulamento da Previdência Social (RPS) estabelece respectiva tributação de acordo as atividades preponderantes e correspondentes ao grau de risco.

Quem paga o SAT?

DE TRABALHO (SAT)

O Seguro de Acidente de Trabalho é uma contribuição paga pelo empregador para custear benefícios concedidos pelo Institu- to Nacional de Seguridade Social (INSS) aos funcionários que sofreram acidente de trabalho ou doença ocupacional.

Como consultar FAP e Rat no eSocial?

Os valores de FAP podem ser consultados pelas empresas pelo FAPWeb no endereço https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/pages/login.xhtml.

Como corrigir Rat no eSocial?

Como efetuar o ajuste
  1. Acesse o Menu "Meu Gerente - eSocial".
  2. Localize a pendência: "Alíquota de RAT em branco"e clique em "Corrigir".
  3. No campo RAT %, realize o preenchimento clique em "Gravar"
  4. Após os ajustes acesse o Menu "Meu Gerente" e verifique que essa pendência não será mais apresentada.

Como consultar alíquota FAP e Rat?

O FAP pode ser consultado nos sites do Ministério do Trabalho e Previdência, na sessão de Saúde e Segurança do Trabalhador - CLIQUE AQUI - e da Receita Federal do Brasil (gov.br/receitafederal) utilizando a mesma senha que é usada pelas empresas para outros serviços de contribuições previdenciárias.

Quando sai o FAP 2022?

Divulgação do FAP 2022 é agora em setembro.

Como consultar o FAP de CEI?

Nota: A consulta ao FAP é exclusiva para CNPJ, não sendo possível consulta ao FAP para matrícula CEI.

Qual alíquota RAT do MEI?

Alíquota RAT: “0%”; eSocial não aceita alíquota Rat 0% essa informação é apenas para validação na SEFIP, para o eSocial deve ser configurado uma alíquota entre 1%, 2% ou 3%.

Qual o RAT do MEI?

Realização de Carga Inicial para empresas enquadradas no MEI

No leiaute do eSocial só é permitido o envio de três percentuais para o RAT da empresa (1%,2% e 3%), porém o MEI é amparado pelo ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO CODAC Nº 49, DE 08 DE JULHO DE 2009 e não paga percentual de RAT.

Qual é o FAP do MEI?

Empregador MEI (MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL) tem algumas particularidades em relação à Folha de Pagamento.
  • Código da GPS: 2100.
  • RAT: 0.
  • FAP: 1,00 (Neutro)
  • Terceiros: 0000.
  • Só pode ter 1 empregado.
  • O salário só pode ser o Salário Mínimo ou o Piso Salarial da Categoria.

Artigo anterior
Como se escreve a fração 5 12?
Artigo seguinte
Quando vai começar as matrículas para o ano 2022?