Como é a vida de uma pessoa com síndrome de Down?

Perguntado por: Camila Gabriela Borges Nascimento Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

Fato: A expectativa de vida depende do acesso ao sistema de saúde, assim como a população em geral. A título de exemplo, uma pessoa com Down vive em média 60 anos nos Estados Unidos.

Como uma pessoa com síndrome de Down pensa?

Crianças com síndrome de Down são acusadas de teimosas, quando na verdade é apenas a maneira que encontram para expressar sua opinião. Assim como formar palavras e frases é um esforço quando você tem síndrome de Down, também é difícil quebrar em pequenos pedaços o que outras pessoas estão dizendo a você.

Como é a vida de quem tem síndrome de Down?

Adultos com síndrome de Down são adultos em primeiro lugar, com as mesmas necessidades sociais, emocionais e de realização como outros adultos. Eles desejam viver com privacidade, independência, amigos e parceiros, e ter um papel útil em suas comunidades.

Qual a expectativa de vida das pessoas com síndrome de Dawn?

No século passado, mais precisamente até à década de 1980, as pessoas com síndrome de Down tinham sobrevida de 20, 30 anos. Hoje, a expectativa de vida é de 60, 70 anos.

Quem tem síndrome de Down morre cedo?

As pessoas que nascem com a síndrome de Down morrem cedo.

Hoje, graças à medicina moderna aliada a atenção dos pais, os portadores da síndrome têm uma expectativa média de vida de, pelo menos, 60 ou 70 anos.

Existe limite para pessoas com Síndrome de Down?

37 questões relacionadas encontradas

Quais as principais dificuldades de uma pessoa com síndrome de Down?

Crianças com síndrome de Down podem ter várias dificuldades táteis que podem afetar o desenvolvimento da fala e fala propriamente dita. São dificuldades que têm a ver com a consciência sensorial, a hipossensibilidade ao toque, a hipersensibilidade ao toque ou a combinação desses problemas.

Quem tem síndrome de Down é mais inteligente?

“Eles [os portadores da Síndrome de Down] são inteligentes, mas aprendem no tempo deles, que é diferente do nosso, mas eles não são limitados por causa da deficiência”. Para ajudar no desenvolvimento da garota, além das aulas de balé, piano e da escola regular, Lyvia frequenta sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.

Porque as pessoas que têm síndrome de Down tem a mesma cara?

As crianças com síndrome de Down têm algumas características físicas e comportamentais muito semelhantes e, geralmente, são muito afetuosas, por isso as pessoas fazem uma analogia do cromossomo extra a uma porção extra de amor.

Quais são as deficiências intelectuais?

Quais são os tipos de deficiência intelectual?
  • retardo mental leve (Q.I. entre 50-69);
  • retardo mental moderado (Q.I. entre 35-49);
  • retardo mental grave (Q.I. entre 20-40);
  • retardo mental profundo (Q.I. abaixo de 20).

Qual a pessoa mais velha com síndrome de Down?

Aos 73 anos, morreu João Batista, a pessoa com síndrome de Down considerada a mais velha do Brasil em 2018 pelo Livro dos Recordes. Ele era morador de Caçu, no sudoeste goiano. Segundo a família, foi uma morte de causas naturais, enquanto ele estava em casa, na noite de segunda-feira (26).

Que tipos de dificuldades de adaptação social a pessoa com síndrome de Down pode apresentar?

2.6 DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIAL

Os indivíduos com síndrome de Down apresentam alterações severa ou leve aquisição de conceitos de tempo, espaço que suas limitações muitas vezes são decorrentes do comprometimento da memória auditiva, da linguagem e do psicomotor.

Quem tem síndrome de Down tem problemas cardíacos?

50% dos bebês com síndrome de Down nascem com problemas no coração. Os pacientes com síndrome de Down, geralmente, apresentam cardiopatias congênitas acianogênicas de hiperfluxo pulmonar (shunt equerdo-direito).

O que falar da síndrome de Down?

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

Quando o bebê com síndrome de Down começa a falar?

A maioria das crianças com síndrome de Down vai progredir até usar a fala como principal sistema de comunicação. Muitas começam a utilizar espontaneamente as palavras para se comunicar entre dois e três anos, mas, em geral, este processo é um pouco mais lento, podendo começar até os cinco anos de idade.

Como estimular a fala da criança com síndrome de Down?

9 exercícios para estimular a linguagem, cognição e memória da criança com síndrome de Down
  1. 1) Esconda-se ou esconda objetos (“cadê? ...
  2. 2) Dê nomes a pessoas e objetos e incentive o bebê a observá-los ao mesmo tempo em que você olha para eles. ...
  3. 3) Os gestos também ajudam na construção da linguagem.

Qual a cardiopatia congênita mais comum?

A forma mais comum de cardiopatia congênita é a comunicação interventricular.

Como saber o grau da síndrome de Down?

Não existem graus de Síndrome de Down, o que existe é uma leitura desse padrão genético por cada indivíduo, como ocorre com todos nós.

Porque síndrome de Down não é doença?

1) Síndrome de Down não é doença

A síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em todas as células. Isso é uma ocorrência genética e não uma doença.

Quais as dificuldades encontradas pela família do paciente com síndrome de Down ao receber o diagnóstico?

Estudos destacam que um dos grandes desafios das famílias é com relação à inserção social, pois há várias barreiras que dificultam a inserção da criança com SD na sociedade, tais como o preconceito, a falta de conhecimento sobre a SD e a falta de estrutura para adaptar as necessidades das crianças com SD.

Como a sociedade pode incluir as pessoas com síndrome de Down nos espaços educacionais?

11. Pessoas com Síndrome de Down devem frequentar escola especial. Mito ou Realidade? Mito: As pessoas com Síndrome de Down têm o direito de participação plena na sociedade como qualquer outra criança, desta forma deve estar incluída na rede regular de ensino.

Como incluir pessoas com síndrome de Down na sociedade?

Promover e orientar a aceitação da condição, de forma realista e clara, é o ponto-chave para a qualidade de vida do portador de SD na sociedade, desde a infância até a vida adulta. Enfim, a inclusão da pessoa com Síndrome de Down deve ser defendida em todos os ambientes.

Quem é a pessoa mais velha do mundo?

Segundo o Guinness, a pessoa mais velha já conhecida foi Jeanne Louise Calment, da França, que viveu até os 122 anos e 164 dias de idade. Ela morreu em 1997.

O que fazer para evitar ter um filho com síndrome de Down?

Não há culpados e não há nada que se possa fazer, antes ou durante a gravidez, que possa causar ou prevenir a síndrome de Down. Atualmente, através da fertilização in vitro (FIV) pode-se escolher embriões livres da mutação genética, o processo é chamado de diagnóstico genético pré-implantacional (PGD).

Quem tem síndrome de Down pode dirigir?

5. Pessoa com Síndrome de Down pode dirigir ? A pessoa portadora de Síndrome de Down pode obter Carteira de motorista desde que seja considerado apto nos exames de aptidão física e mental, estando isentas do pagamento das taxas estaduais relativas a primeira emissão ou renovação da carteira de motorista.

Artigo anterior
O que é a geada negra?
Artigo seguinte
Como gerar multa por atraso na entrega da declaração?