Como é a sensação da anestesia geral?

Perguntado por: Rui Micael de Almeida  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

Numa anestesia geral o doente está inconsciente e não tem qualquer sensação. Este tipo de anestesia é utilizado nas cirurgias abdominais, cerebrais, torácicas e outras. Na anestesia regional é bloqueada a sensibilidade de uma determinada região do corpo (como por exemplo, uma perna, um braço ou um olho).

O que a pessoa sente quando toma anestesia geral?

A anestesia geral é uma técnica anestésica que promove abolição da dor (daí o nome anestesia), paralisia muscular, abolição dos reflexos, amnésia e, principalmente, inconsciência.

É possível sentir dor com anestesia geral?

Pode haver sensação de pressão sobre a área da cirurgia, dor, medo ou pânico. Contudo, vale lembrar que para se realizar a anestesia geral é utilizada uma associação de medicamentos: uns para a pessoa “dormir”, outros com fun- ção de não permitir que o paciente sin- ta dor, entre outros.

Qual a sensação da anestesia?

Além de evitar dores, anestesia oferece sensação de conforto e bem-estar. A anestesia é um procedimento temido por grande parte das pessoas, mas é importante saber que, além de evitar a dor e o sofrimento durante uma cirurgia médica, ela ajuda também a garantir o bem-estar, relaxamento e conforto do paciente.

Porque não sentimos dor com anestesia?

A anestesia local é usada para impedir a transmissão de sinais entre uma parte específica do corpo e o cérebro. Ela age bloqueando os canais de sódio nos neurônios, o que barra a transmissão do impulso nervoso para o cérebro - assim, a pessoa "não sabe" que algo dolorido está acontecendo.

ANESTESIA GERAL | Minha Experiência | Dói Muito?

27 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura efeito de anestesia?

Prezado Internauta, o efeito da anestesia geral numa grande parte passa imediatamente após a cirurgia mas por umas 3 a 4 horas o paciente fica em observação na recuperação do centro cirúrgico.

É possível sentir dor durante a cirurgia?

Depende. Uma operação menor e com pouco trauma dos tecidos exigirá menos tempo para passar, geralmente algumas horas. Já uma cirurgia maior, pode ser que dure dias ou até semanas.

O que pode dar errado na anestesia?

Quais os riscos

Embora a anestesia seja um procedimento bastante seguro, poderá ter alguns riscos associados dependentes de alguns fatores, como o tipo de cirurgia e da condição médica da pessoa. Os efeitos colaterais mais comuns são enjoo, vômitos, dor de cabeça e alergias ao medicamento anestésico.

Quais os efeitos da anestesia geral depois da cirurgia?

Tremores; Dor muscular; Sensação de tontura; Boca seca/ dor na garganta/ rouquidão.

Porque a anestesia geral e perigosa?

Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios. Sua incidência está diretamente relacionada ao estado de saúde prévio do paciente. Muitas dessas complicações podem ser previsíveis e prevenidas através da entrevista pré-anestésica.

Qual é o risco da anestesia geral?

Em relação a anestesia geral: Sedação insuficiente. Complicações respiratórias: hipóxia, broncoespasmo, aspiração do conteúdo gástrico (Síndrome de Mendelson), apnéia. Complicações cardiovasculares: bradicardias, arritmias, hipotensão, hipertensão, embolia, parada cardíaca.

Quem não pode tomar anestesia?

Seu risco anestésico pode ser maior se você tem ou já teve alguma das seguintes condições:
  • Alergias à anestesia ou histórico de reações adversas à anestesia;
  • Diabetes;
  • Doença cardíaca (angina, doença valvar, insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco prévio);
  • Pressão alta;
  • Problemas renais;

Qual anestesia é menos perigosa?

A anestesia geral é a mais segura. Desde que bem assistidas pelo médico anestesista durante todo o procedimento, ambas são seguras.

Quais os 4 tipos de anestesia?

A anestesia é um procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso.

Pode acordar no meio da cirurgia?

Estima-se que, a cada 19 mil cirurgias, uma pessoa acorda a meio do processo. Acordar a meio de uma intervenção cirúrgica é, talvez, um dos maiores medos de quem tem de se submeter a uma anestesia geral. Apesar de os casos serem raros, acontece mesmo haver pacientes a despertar na hora errada.

O que acontece se uma pessoa acordar durante uma cirurgia?

Muitos dos pacientes que voltaram à consciência durante as cirurgias descreveram uma série situações, como experiências de quase-morte, ocorrência de alucinações, dificuldades para respirar e sensações de dor e extremo pânico.

Quanto tempo para acordar de uma cirurgia?

Terminada a cirurgia, o anestesista começa a reversão da anestesia. Nos pacientes sob anestesia geral, interrompemos a administração contínua dos anestésicos e, aproximadamente 10 a 20 minutos após, ocorre o despertar. Esta primeira fase do despertar, é realizada sob diretamente pelo anestesista na sala de cirurgia.

Quanto tempo a anestesia raqui fica no organismo?

Esse cuidado evita que esse incômodo apareça. É muito importante o repouso durante um tempo no pós operatório. Recentemente esse tempo diminuiu de 24 para 12 horas, mas já há algumas que pedem apenas 6 horas de repouso.

Como acabar com o efeito da anestesia em partes do corpo?

Para cortar o efeito da anestesia, deve-se interromper a liberação dos gases, já que o corpo elimina naturalmente os anestésicos, que estão nos pulmões e na corrente sanguínea, através do fígado ou rins.

Qual melhor anestesia raqui ou geral?

A grande vantagem da anestesia geral é que ela permite a realização de cirurgias mais complexas ou de grande porte. Quando são afetadas diversas partes do corpo, essa é a mais indicada. O paciente fica totalmente desacordado, imóvel e pode precisar de intubação, com respirador artificial.

Qual a diferença entre anestesia peridural e epidural?

A anestesia peridural, também chamada de anestesia epidural, é um tipo de anestesia que bloqueia a dor de apenas uma região do corpo, geralmente da cintura para baixo que inclui abdômen, costas e pernas, mas a pessoa ainda pode sentir o toque e a pressão.

Quais as vantagens e desvantagens da anestesia peridural?

Peridural em obstetrícia

A analgesia peridural é a modalidade utilizada com mais frequência durante o trabalho de parto. Suas principais vantagens incluem: o alívio efetivo da dor com baixa dose anestésica sem bloqueio motor significativo e a possibilidade de complemento analgésico em cateter.

Qual é a cirurgia mais perigosa?

Segue algumas das pesquisadas em sites de artigos médicos, em nenhuma ordem particular:
  • Miectomia Septal. Uma cirurgia para desentupir os músculos congelados do coração. ...
  • Cirurgias bariátricas / bypass gástrico. ...
  • Reparo da Dissecção Aórtica Torácica. ...
  • Cistectomia da bexiga. ...
  • Cirurgia da Osteomielite Espinal. ...
  • Craniectomia.

Pode fazer cirurgia com a pressão alta?

Estando com pressão alta ou diabetes você pode, sim, se submeter à cirurgia, porém há necessidade de alguns cuidados específicos.

Quais as principais complicações da anestesia?

A técnica anestésica e os medicamentos usados também podem contribuir para complicações pós-operatórias. As queixas comuns incluem náuseas e vômitos, dor cirúrgica, dor de garganta, dor de cabeça, sonolência e vertigens, danos dentais, lesão de nervos periféricos e trombose superficial 2.

Artigo anterior
Quem é o dono da Editora do Brasil?
Artigo seguinte
Quem trabalha 24 horas tem direito a quantas horas de descanso?