Como é a reprodução das gimnospermas?

Perguntado por: Yasmin Castro de Brito  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.

Como se dá a reprodução das gimnospermas?

Reprodução. As gimnospermas podem apresentar reprodução assexuada ou sexuada. ... A reprodução sexuada envolve a fecundação a partir da dispersão dos micrósporos pelo vento e encontro com as estruturas reprodutivas femininas e é melhor detalhada através do ciclo de vida das gimnospermas.

Como é que se reproduzem as angiospermas?

A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é a transferência do grão de pólen para a parte feminina de uma flor. ... O tubo polínico cresce através do estilete até o saco embrionário do óvulo – gametófito feminino maduro –, que é a região onde está localizada a oosfera.

Como é a estrutura das gimnospermas?

As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema. O desenvolvimento das sementes e do grão de pólen foi uma grande conquista evolutiva das gimnospermas.

Como se forma o Megagametófito das gimnospermas?

Megásporos: são formados pela meiose de uma célula presente no óvulo (oosfera), que é formado por folhas modificadas (megasporângios) presentes no estróbilo feminino (pinhas). Darão origem ao gametófito feminino, o megagametófito. ... O gametófito feminino é formado pela mitose do núcleo do megásporo.

Ciclo Reprodutivo das Gimnospermas - Brasil Escola

24 questões relacionadas encontradas

Como se forma o endosperma das gimnospermas?

É formado pela união dos dois núcleos polares do óvulo com um dos núcleos do gameta masculino. Após a fecundação, as sinérgides e as antípodas sofrem degeneração.

Como se origina o grão de pólen das gimnospermas?

Nas gimnospermas, o grão de pólen é produzido nos chamados estróbilos, e, nas angiospermas, é produzido nas flores, mais precisamente na antera. Após ser produzido, ele é transportando até o local onde se encontra o gameta feminino, e esse transporte é conhecido como polinização.

Quais são as estruturas das angiospermas?

As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

Como é o ciclo de vida das gimnospermas?

No ciclo de vida das gimnospermas, as plantas alternam entre uma fase sexual e uma fase assexuada. ... Os gametófitos vegetais produzem gametas masculinos e femininos que se unem na polinização para formar um novo zigoto diplóide. Por sua vez, o zigoto amadurece em um novo esporófito diplóide, completando assim o ciclo.

Como é a reprodução sexuada das angiospermas?

Na reprodução sexuada ocorre a formação de um novo indivíduo a partir da fusão de dois gametas e os mesmos são geneticamente distintos dos progenitores. Esse tipo de reprodução se inicia com a formação da flor e passa por etapas de polinização, fecundação, formação de frutos e germinação.

Como ocorre o processo de formação de frutos?

Formado geralmente após a fecundação, o fruto é o ovário maduro, o qual pode incluir ou não algumas partes florais. No interior dos frutos geralmente estão localizadas as sementes, porém em algumas espécies o ovário pode originar frutos mesmo quando não há fecundação, levando a formação de frutos sem sementes.

Como é a reprodução das gimnospermas e angiospermas?

A reprodução das gimnospermas ocorre independentemente da água, graças aos estróbilos. ... Os grãos de pólen são levados para os estróbilos femininos principalmente pelo vento (anemofilia polinização pelo vento) e quando chega ao óvulo, o grão desenvolve o tubo polínico, que leva o gameta masculino até o gameta feminino.

Como é feita a reprodução das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. ... O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.

Quando surgiram as primeiras gimnospermas?

O surgimento das plantas com sementes se iniciou no período Devoniano superior, há aproximadamente 365 milhões de anos. Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas.

Como é o ciclo de vida das angiospermas?

O embrião desenvolve-se e os tegumentos do óvulo originam os envoltórios da semente. O ovário da flor, então, desenvolve-se em fruto. Caso a semente encontre um local adequado para a sua germinação, ela originará um novo indivíduo (esporófito).

Como é o ciclo de vida das briófitas?

O ciclo de vida das briófitas é marcado pela alternância de gerações, ou seja, existem formas haploides e diploides no ciclo. ... O ciclo de vida das briófitas destaca-se pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, ela passa por uma fase de vida diploide (2n) e uma fase haploide (n).

Como ocorre o processo de germinação do Pinheiro?

No processo de reprodução, os cones masculinos liberam esporos, também de grãos pólen, que se espalham através do movimento dos ventos até encontrarem os cones femininos, que produzem a oosfera, formando um zigoto. Assim, no interior da pinha são formados os pinhões, produtos dos óvulos fecundados.

Quais são as duas estruturas exclusivas das angiospermas?

Duas estruturas são importantes na evolução das angiospermas: a flor e o fruto. As flores possuem uma diversidade de tamanhos e cores, podendo ainda serem perfumadas ou apresentarem odores fétidos para a atração de moscas e besouros.

Quais as estruturas externas das angiospermas?

O corpo da maioria das plantas angiospermas é dividido em duas partes principais, uma localizada sob o solo, constituída pelas raízes, e outra área constituída pelo caule, folhas, flores e frutos.

Qual estrutura reprodutiva da planta corresponde ao caroço?

Drupas: Possuem um endocarpo duro que envolve a semente. Geralmente possuem uma ou poucas sementes que são chamadas popularmente de caroço.

Onde é produzido o grão de pólen?

A sua formação ocorre em estruturas reprodutoras especializadas da flor, as anteras, que quando sofrem deiscência libertam o pólen maturo para que este seja transportado até aos estigmas da mesma ou de outra flor.

Como ocorre a formação e germinação do grão de pólen?

No interior de um grão de pólen localiza-se um gametófito masculino (microprótalo) imaturo. ... Quando esse atinge a flor, portadora de estrutura reprodutiva feminina (estilete, estigma e ovário), o microprótalo nele contido se desenvolve e forma o tubo polínico por onde descem dois núcleos espermáticos.

Como ocorre a formação do tubo polínico?

O tubo polínico, formado a partir do grão de pólen, cresce através do estigma e do estilete. O crescimento ocorre entre as células do chamado tecido transmissor. Alguns grupos de angiospermas, entretanto, apresentam estiletes ocos que são revestidos por uma epiderme glandular por onde esse tubo cresce.

O que é o endosperma é como se forma?

Endosperma: O endosperma é o tecido nutritivo da semente, resultante da fecundação dos núcleos polares (do saco embrionário) por um dos gametas masculinos, o que leva à formação de uma estrutura triplóide (3n).

Artigo anterior
Como alongar isquiotibiais?
Artigo seguinte
Onde é o lugar mais quente do Brasil?