Como é a flor do deserto?

Perguntado por: Henrique Carlos de Branco  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (53 avaliações)

A flor do deserto também é chamada de rosa do deserto. Seu nome original é Adenium obesum e ela pertence à família Apocynaceae. Nativa de regiões áridas, como o Oriente Médio e a África, seu caule é grosso e transado justamente para possibilitar sua sobrevivência em ambientes tão inóspitos.

É verdade que a flor do deserto é venenosa?

Apesar da sua beleza exuberante, a rosa do deserto é uma planta que exige cuidados por ser tóxica! O veneno está localizado na sua seiva e era usado por tribos africanas para tornar flechas e lanças ainda mais perigosas. Perigosa para pets e para humanos, a rosa do deserto pode causar insuficiência respiratória.

Como que é a flor do deserto?

A rosa-do-deserto se adapta tanto em vasos grandes, quanto em pequenos. ... As suas pétalas são rosas, vermelhas, esbranquiçadas, arroxeadas ou a mescla dessas cores. "O florescimento é uma maravilha, está sempre com flores, principalmente na época de bastante calor", comenta Karina.

Como nasce a flor do deserto?

Como já foi dito, as rosas do deserto são plantas originárias de ambientes com baixa umidade e com muito calor, por isso, ao plantar as suas sementes de rosa do deserto é importante deixá-la em um local onde bate bastante sol na planta e que a temperatura mínima não seja menor que 14ºC.

Quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto?

Nos casos de enxertia, a floração da rosa-do-deserto ocorre, em média, de dois a três meses após o enxerto, considerando uma incidência de sol forte por no mínimo 6 horas diárias.

ROSA do DESERTO: TUDO o que você PRECISA SABER

16 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo a rosa do deserto pode ficar no sol?

Essa planta precisa ficar exposta ao sol por pelo menos 4 horas por dia, se isso não acontecer, não irá florescer. Então, o vaso deve ser preparado com um substrato muito arejado, porque o excesso de água nas raízes é a principal causa da morte desta planta.

Quantas vezes molhar a rosa do deserto?

Pode molhar, mas nunca deixar água acumulada. No verão, o ideal é regar uma vez por semana e, no inverno, a cada 15 dias”. O que ela precisa em abundância, na verdade, é exposição ao sol. Guardar as rosas do deserto dentro de casa é o principal erro em seu cultivo – e você pode demorar para descobrir isso.

Como se forma uma rosa do deserto?

As rosas do deserto mais comuns são compostas basicamente por gipsita e areia (sulfato de cálcio), mas também existem algumas compostas por barita e areia. Formaram-se pela deposição em ambientes áridos e quentes devido à evaporação de águas infiltradas, marinhas ou lacustres ricas em sais.

O que a rosa do deserto representa?

A lenda mais famosa se refere à beleza de suas flores e à forma como ela desabrocha no deserto. De acordo com a crença, a flor do deserto seria um sinal divino para todos aqueles que se encontram perdidos possam achar o seu caminho.

Tem rosa do deserto preta?

De uma beleza singular e impressionante, a rosa-do-deserto preta tem ganhado espaço entre as plantas exóticas mais cobiçadas. ... Além da flor de tom escuro, a planta conta com uma variedade muito grande em relação à coloração de flores e formatos, sendo as mais comuns rosa, branca, amarela, vermelha e mista.

O que fazer se ingerir rosa do deserto?

Os sintomas do envenenamento por rosa do deserto ocorre dentro de 12 a 36 horas, provocando: mal-estar, tontura, náusea e vômito. Para evitar o envenenamento toda a manutenção com esta espécie deve ser realizado com o uso luvas. Evite ao máximo o contato com a seiva, que é onde esta contida a toxina.

O que acontece se comer flor do deserto?

Comer folhas ou o caudex da rosa do deserto pode causar náusea, vômito, ou reações mais severas. Por isso, repito: mantenha suas plantas longe de crianças pequenas e animaizinhos de estimação.

Pode cheirar a rosa do deserto?

A planta possui uma substância química chamada ouabaína que, em doses elevadas, provoca insuficiência respiratória quase imediatamente. Os principais sintomas de intoxicação pela planta são vômitos, diarreia, arritmia cardíaca, insuficiência respiratória, anorexia e depressão.

Como fazer a rosa do deserto florir mais rápido?

Essas plantas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia, isso para crescer e florescer. Mesmo aguentando muito sol, essas plantas também gostam de sombra filtrada nas horas mais quentes do dia. Se possível deixe sua rosa do deserto em um local coberto por sombrite de 30 a 50 % nas horas mais quentes do dia.

Qual o mês que a rosa do deserto da flor?

As rosas-do-deserto (Adenium obesum), podem manter-se floridas durante o ano todo. No entanto, em regiões de clima temperado pode acontecer de perderem as folhas e entrarem em dormência durante o inverno. Mas isto só acontece durante uns dois meses, quando a temperatura estiver realmente baixa.

Qual é o tempo de crescimento de flores como a rosa?

Mais rápido, o tempo para a colheita de rosas de jardim é de três a quatro meses a partir do começo do plantio. Irrigação: Pode ser por gotejo diariamente ou por aspersão de duas a três vezes por semana, dependendo da época do ano com períodos mais secos.

Quantas vezes no ano a rosa do deserto da flor?

"Nossa família cultivava a orquídea, mas percebemos que a rosa do deserto é mais fácil de cuidar por ser mais rústica e floresce de sete a oito vezes por ano, diferentemente da orquídea que demora mais tempo para florir", diz Natália Lin.

Que cor é a rosa do deserto L14?

A Rosa do Deserto L14 chama a atenção pela sua complexidade. Ela é misteriosa e perfeita, ao desabrochar sua coloração é roxa bem escura e ao longo da floração ela vai ficando com tons mais avermelhados e roxo escuro.

O que é rosa do deserto variegata?

Italo Braga - Rosa do Deserto

"VARIEGATA" É como se classificam as plantas cujo tom de folhas é mesclado de manchas brancas. A ROSA DO DESERTO VARIEGATA, é tão rara que estima-se que em 10.000 mudas apenas 1 seja VARIEGATA.

Artigo anterior
Quais as incidências especiais de tórax?
Artigo seguinte
Qual a cidade mais moderna do Brasil?