Como é a contagem de prazo no processo penal?

Perguntado por: Sebastião Filipe de Melo  |  Última atualização: 31. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (28 avaliações)

No processo penal, contam-se os prazos da data da intimação, e não da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.

Como é feita a contagem do prazo penal?

Conforme o CPP, conto o prazo para cada ato processual em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o dia do vencimento. Mas, os prazos processuais penais não começam e nem terminam em dias que não são úteis, como sábados, domingos e feriados, conforme estabelece o artigo 798 do CPP.

Como correr o prazo no Processo Penal?

Portanto, os prazos começam a correr a partir do primeiro dia útil subsequente à citação / intimação. Assim, se a intimação for feita na sexta-feira, o prazo começa a correr na segunda (se esta for útil). Ou, se for intimado em um dia antes de feriado, começará a correr no primeiro dia útil após o feriado.

Como é feita a contagem de prazo?

A contagem de prazos processuais é feita em dias úteis, excluindo os fins de semana e feriados, bem como, os dias do começo e do vencimento da contagem.

Como são contados os dias na prisão?

c) A prisão fixada em dias é contada considerando-se cada dia um período de vinte e quatro horas, sem prejuízo do que no artigo 481.º se dispõe quanto ao momento da libertação.

[OAB] Prazo processual penal (Como contar!)

25 questões relacionadas encontradas

Quantos dias tem 1 ano no direito penal?

O ano terá 365 ou 366 dias”. Ocorre que, no que diz respeito a contagem de prazos, o art. 10 do CP estabelece regra diversa daquela existente no § 1º do art. 798 do Código de Processo Penal (CPP), que assim reza:“Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento”.

Quando começa a contar a prisão?

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o prazo de prescrição para o Estado executar a pena começa a ser contado a partir da condenação definitiva (trânsito em julgado) para a acusação e a defesa.

Como contar o prazo a partir da publicação?

Como contar o prazo? O termo inicial para a contagem do prazo é no dia útil seguinte ao da publicação, conforme artigo acima mencionado. Assim, tem-se que o prazo para apresentar Apelação teria início no dia 24.03.2021, encerrando-se em 13/04/2021.

Quando começa a contar o prazo da intimação eletrônica?

De modo que o início do prazo (processual) será contabilizado a partir do primeiro dia útil da efetiva consulta no portal próprio do painel do advogado, ou mesmo, após o transcurso do prazo procedimental de dez dias corridos, que é traduzido por uma intimação ficta e realizada pelo próprio Poder Judiciário.

Quais prazos não são contados em dias úteis?

216 e 219 do Código de Processo Civil de 2015, a contagem do prazo processual somente considerará os dias úteis, excluindo-se, assim, os feriados, os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense.

Qual a diferença entre prazo penal e prazo processual penal?

O prazo penal é computado nos termos do artigo 10 do Código Penal de modo que inclui-se o dia do início e despreza-se o do final. Já com prazo processual penal acontece o contrário, nos termos do § 1.º do artigo 798 do CPP, na contagem do prazo processual despreza-se o dia do início e inclui-se o do final.

Como contar prazo decadencial penal exemplo?

A contagem do prazo de decadência segue a regra do art. 10 do Código Penal, computando-se o dia do começo, independentemente desse cair em domingo ou feriado. Aplica-se aqui a mesma lógica do da contagem do prazo para as prisões.

Como conta o prazo resposta a acusação?

§ 1º Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento. Baseado no § 1º, assim é contado: Exemplo: Se um acusado recebeu uma citação em 01/06/2020, os 10 (dez) dias começarão no dia 02/06/2020 e seu prazo findará em 11/06/2020.

Como são contados os prazos processuais no processo penal e no processo eletrônico?

A contagem de prazos processuais é feita em dias úteis, excluindo os fins de semana e feriados, bem como, os dias do começo e do vencimento da contagem.

O que prevalece publicação ou intimação?

Para a empresa, deve prevalecer a intimação realizada pelo portal eletrônico, mesmo que posterior à publicação do ato judicial no DJe.

Qual o prazo depois de publicado intimação?

Segundo a referida norma, passados o prazo de 10 (dez) dias sem que o intimado tenha efetivado a consulta eletrônica do teor da intimação, será considerado intimado (mesmo que tacitamente).

O que acontece depois de confirmada a intimação eletrônica?

O que vem depois da expedição de intimação? A partir da data de publicação no Diário Oficial, começam a correr os prazos processuais estabelecidos para a apresentação de recursos, contestações, manifestações e outras ações judiciais ou administrativas.

Qual o prazo de uma intimação?

A Lei nº 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, instituiu prazo de 10 dias para que as intimações realizadas pelo “Meio” “Enviar via sistema” sejam lidas. Após esse período, a intimação será considerada ficta (realizada) pelo sistema.

O que acontece depois da publicação no Diário Oficial de um processo?

Após a publicação no Diário Oficial, as partes podem ser obrigadas a tomar providências, como apresentar recursos ou realizar ações específicas de acordo com o andamento do processo. A não observância dos prazos estabelecidos pode ter sérias consequências legais.

Como contar prazo de citação por edital CPP?

Nos termos do art. 241, inciso V, do Código de Processo Civil, na citação por edital, há somatória de prazo. Assim, o prazo começa a correr da primeira publicação do edital e transcorre o lapso temporal fixado pelo juiz para que a parte tome conhecimento (entre 20 e 40 dias).

Qual o prazo máximo para audiência de custódia?

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que todos os tribunais do país e todos os juízos a eles vinculados devem realizar, no prazo de 24 horas, audiência de custódia em todas as modalidades de prisão.

Qual o prazo para sentença criminal?

11.343/2006 – Lei de Tóxicos): 30 dias (preso) ou 90 dias (solto). Esses prazos poderão ser duplicados – art. 51, Lei 11.343/2006; Inquérito Policial (crimes contra a economia popular – Lei nº 1.521/1951): 10 dias (preso ou solto) – art.

Qual o prazo para o juiz receber a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

O que acontece quando o MP perde o prazo?

O prazo de vigência da MP é de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período. Depois do 45º dia da publicação, se não tiver sido votada, a MP tranca a pauta de votações da Casa em que estiver tramitando. Na Câmara, o trancamento ocorre se a MP já tiver sido votada na comissão mista e lida no Plenário.

Como contar o prazo de 6 meses da Queixa-crime?

O prazo para o oferecimento da queixa-crime, em regra, é de seis meses, contados da data em que o ofendido vier a saber quem é o seu ofensor.

Artigo anterior
Quando o El Niño volta?
Artigo seguinte
Que fruta comer quando está com diarreia?