Como é a circulação dos poríferos?

Perguntado por: Mia Pinho  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (27 avaliações)

Basicamente a circulação dos poríferos é de água, alimento e espermatozoides. O percurso se inicia nos poros, por onde entram, e termina no ósculo, por onde saem por meio da movimentação dos flagelos dos coanócitos.

Como é o sistema respiratório dos poríferos?

Filo Porífera, Cnidária, Platyelminthes e Nematoda – esses grupos não possuem sistema respiratório. As trocas gasosas ocorrem diretamente entre as células que constituem toda a estrutura corpórea e o ambiente, justificado pelo baixo grau de complexidade e diferenciação dos tecidos ou quanto à dimensão dos organismos.

Como é o sistema excretor dos poríferos?

Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. ... Filo Nematoda – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete.

Qual é o sistema nervoso dos poríferos?

Os Poríferos são os únicos animais que não possuem tecidos definidos, não possuem sistema nervoso (ou qualquer outro sistema) e musculatura.

Como os poríferos se alimentam e respiram?

Os poríferos se alimentam absorvendo partículas orgânicas do meio que passam pelos seus poros. Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero.

Poríferos

18 questões relacionadas encontradas

Como os poríferos se alimentam *?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

O que os poríferos se alimentam?

Como a digestão ocorre no interior de células, diz-se que os poríferos apresentam digestão intracelular. Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio.

Como é o sistema nervoso dos cnidários e dos poríferos?

Os cnidários apresentam um sistema nervoso difuso. Isso significa que células nervosas estão espalhadas pelo corpo do animal, não sendo observado, por exemplo, um encéfalo, como nos vertebrados. Esses animais detectam e respondem estímulos de diferentes direções.

Como é organizado o sistema nervoso de um molusco?

O sistema nervoso dos moluscos é centralizado e do tipo ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde saem nervos que vão para diferentes partes do corpo. Estão presentes estruturas sensoriais, visuais, tácteis, quimiorreceptoras e de equilíbrio.

Como funciona o sistema nervoso dos equinodermos?

O sistema nervoso dos equinodermos é rudimentar, do tipo radial simples, constituído por uma rede nervosa modificada (neurônios que se conectam sem que exista um órgão central) e anéis nervosos radiais ao redor da cavidade oral que irradiam para a periferia do corpo.

Como é o sistema excretor dos nematóides?

O sistema excretor dos nematelmintos, ou nematódeos, é composto por dois canais longitudinais, os renetes (formato de “H”). Os resíduos de seu metabolismo são eliminados do organismo através do líquido existente em seu pseudoceloma, por meio de dois tubos conectados por um menor, transversal.

Como é feita a excreção dos moluscos?

Sistema Excretor: os moluscos apresentam metanefrídios: um tubo (ou conjunto de tubos) responsável pela excreção de substâncias. Os moluscos terrestres excretam ureia e os moluscos aquáticos excretam amônia. ... Sistema Respiratório: apresentam órgãos especializados na realização de trocas gasosas.

Como é o sistema excretor dos cnidários?

Excreção e trocas gasosas nos cnidários: não apresentam um sistema excretor, desse modo, a excreção dos produtos resultantes do metabolismo é feita, por difusão, pela superfície corporal. As trocas gasosas nesses animais também ocorrem na superfície dos seus corpos.

Como se chama o sistema respiratório?

O sistema respiratório é um dos sistemas que compõe o corpo humano. Ele é formado principalmente pelos pulmões e pelos órgãos: cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia e brônquios, responsáveis por fazer o transporte do oxigênio até as células.

Como é o sistema respiratório dos animais invertebrados?

Principais características dos animais invertebrados

Contudo, o sistema respiratório varia entre as espécies. Por exemplo, os anelídeos respiram através da pele (respiração cutânea), enquanto a maioria dos moluscos por meio das brânquias (respiração branquial).

Quais são as características dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

Qual é o padrão de organização do corpo dos moluscos?

A organização corporal dos moluscos envolve três partes básicas: pé, massa visceral e manto. O pé é uma estrutura que ajuda o animal a se movimentar, escavar e se fixar no substrato. A massa visceral é a região onde estão localizados os órgãos internos do animal.

Como é a estrutura muscular dos moluscos?

O pé é a estrutura muscular mais desenvolvida dos moluscos.

Com ele, podem se deslocar, cavar, nadar ou capturar suas presas. O restante dos órgãos está na massa visceral. Nela, estão os sistemas digestivo, excretor, nervoso e reprodutor. ... Entre a massa visceral e o manto, há uma câmara chamada cavidade do manto.

Como se organiza o sistema nervoso dos artrópodes?

O sistema nervoso dos artrópodes é do tipo ganglionar, apresentando uma dupla cadeia ventral de gânglios, e órgãos dos sentidos muito especializados situados na cabeça (olhos, órgãos auditivos e antenas). Essa maior concentração na cabeça das estruturas nervosas é conhecida como cefalização.

Qual o sistema nervoso cnidários?

Os cnidários, ou celenterados, são os primeiros animais a apresentar ramificações nervosas, que diferem dos dendritos e axônios dos neurônios, que se encontram dispostos de modo difuso pelo corpo.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.

Por que o sistema nervoso dos cnidários é tão peculiar?

O sistema nervoso dos cnidários é do tipo difuso. Isso significa que, nesses animais, as células nervosas estão espalhadas por todo o seu corpo, formando uma grande rede nervosa. Sendo assim, os cnidários não apresentam cérebro.

Qual o caminho da água no corpo dos poríferos?

A água que entra pelos poros passa pela espongiocele e deixa o corpo do animal por uma grande abertura localizada no topo e denominada de ósculo. Observe as células encontradas no corpo das esponjas. Os poros, encontrados no corpo desses animais, garantem a passagem de água para o interior da cavidade central.

Como é de que os Cnidarios se alimentam?

Os cnidários são carnívoros. Alimentam-se de partículas em suspensão na água e pequenos animais aquáticos.

Qual é o habitat dos poríferos?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Artigo anterior
O que piora a bursite?
Artigo seguinte
Qual é o antônimo de recorrente?