Como dividir o treino de força?

Perguntado por: Joaquim Isaac Pires Araújo Faria  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (13 avaliações)

A divisão de treinos geralmente envolve agrupar os músculos em diferentes dias de treinamento. Um exemplo comum é dividir os músculos em grupos superiores e inferiores. Outra abordagem é focar em grupos musculares específicos em dias diferentes, como peito e tríceps, costas e bíceps, pernas, ombros, etc.

Qual a melhor divisão de treino para força?

O treino de força 5/3/1 é extremamente útil para ganhar força bruta nos exercícios básicos como supino, agachamento e desenvolvimento, o que trará benefícios únicos para a hipertrofia muscular (mesmo que o seu único objetivo seja ganhar força).

Como criar um treino de força?

7 dicas para um treino de força efetivo
  1. Intercale movimentos rápidos e lentos. ...
  2. Experimente diferentes combinações de exercícios. ...
  3. Melhore sua amplitude do movimento. ...
  4. Tente exercícios unilaterais. ...
  5. Foque em super-sets. ...
  6. Inclua novos exercícios no treino. ...
  7. Aumente as repetições para obter mais ganhos.

Quantas séries em um treino de força?

Uma dúvida comum é quantas repetições para ganhar força: o treino de força trabalha com uma média de oito repetições por exercício, com cargas de pesos mais altas, já que o objetivo é tornar o músculo mais forte e resistente. Séries com mais de 10 repetições tendem a entregar outro resultado, o da hipertrofia.

Como dividir o treino de membros superiores?

Como dividir os grupos musculares para treinar? Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

Tudo sobre treino de força

19 questões relacionadas encontradas

Quais músculos devem ser treinados juntos?

Que grupos musculares treinar juntos?
  • Treinar peito, ombros e tríceps.
  • Treinar costas, bíceps e abdominais.
  • Treinar os músculos isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas.

Como separar treino de superiores e inferiores?

Nesta divisão, treina-se toda a parte superior do corpo (peito, ombro, tríceps, costas, bíceps) num dia e toda a parte inferior (coxas, glúteos e panturrilha) no outro. Desta maneira é possível controlar melhor o descanso de cada grupo muscular, e evita-se cometer erros associados à biomecânica dos exercícios.

Como funciona o treino de força?

Este tipo de treino desafia e ajuda a desenvolver seus músculos à medida em que você executa uma força contrária, como empurrar uma parede, levantar halteres ou puxar um elástico. É progressivo, o que significa que pesos mais pesados são utilizados conforme você progride e ganha mais força[1].

Quantas vezes devo fazer treino de força?

Vá pelo menos duas vezes por semana fazer uma atividade física relacionada à força muscular. Pode escolher o que quiser, mas escolha uma forma de aumentar a sua força muscular”, completou.

É melhor fazer 3 ou 4 séries?

Força: Se o seu objetivo principal é ganhar força, 4 séries podem ser mais eficazes, pois proporcionam um maior volume de treinamento. Hipertrofia Muscular: Para hipertrofia, ambos os números podem funcionar, mas 4 séries podem ser mais vantajosas se você tiver a capacidade de recuperação necessária.

Qual a diferença entre treino de força e hipertrofia?

Na hipertrofia, o objetivo é aumentar o peso gradualmente para manter o crescimento muscular, pelo que se utiliza menos carga, enquanto na força o objetivo é aumentar o peso de forma constante para melhorar a capacidade de levantamento, pelo que se utilizam cargas mais pesadas.

Como é um treino de força na academia?

Treino de força é toda a prática que tem uma quantidade maior de séries de exercícios, com menos repetições cada um, mas cargas bem mais altas. Nesse tipo de treino, o tempo de descanso entre um exercício e outro é mais longo.

Quantas vezes por semana fazer treino de força?

Vá pelo menos duas vezes por semana fazer uma atividade física relacionada à força muscular. Pode escolher o que quiser, mas escolha uma forma de aumentar a sua força muscular", completou.

Qual a melhor periodização para força?

Conclui se que o modelo de periodização que resulta em melhores ganhos de hipertrofia e para força é método não linear, já para o ganho de resistência muscular o modelo de periodização que obteve melhores ganhos foi o linear reversa.

Qual a ordem do treino ABC?

1º: foco em carga – muita intensidade!

A: Ombros, peito e tríceps; B: Bíceps, costas e abdômen; C: Treino de pernas completo.

Pode fazer bíceps e tríceps no mesmo dia?

bíceps e tríceps no mesmo dia OU em dias separados, as cargas não vão mudar. Então se colocar os dois no mesmo dia. você não prejudica a performance do seu treinamento.

Quanto tempo dura um treino de força?

Um treino de musculação produtivo deve durar no máximo uma hora. Mais do que isso fará com que você perca o foco e treine de uma forma muito menos eficiente, além de fazer com que você reme contra os resultados.

Pode fazer treino de perna e braço no mesmo dia?

O que não pode ocorrer é a mistura errada de membros, ou seja, em um mesmo dia fazer exercícios para as pernas, glúteos e braços, por exemplo. Essa combinação errada demanda maior gasto energético e menos intensidade nas regiões exercitadas.

Como dividir o treino de segunda a sexta?

Existem diversas abordagens para dividir seu treino de segunda a sexta. Uma opção popular é dividir em dois dias de treinamento de força, dois dias de treinamento cardiovascular e um dia de descanso. Outra abordagem é focar em grupos musculares específicos em dias diferentes.

Qual é a diferença do treino de força e treino de musculação?

O professor conta que, enquanto na musculação o aluno tem um aparelho que o possibilita a realizar movimentos pré-determinados, no treinamento de força o trabalho em conjunto com os professores é necessário para que o movimento seja feito da maneira adequada.

Como se chama o treino de força?

O treinamento de força, conhecido popularmente como musculação, é uma forma de exercício contra resistência, praticado normalmente em academias, para o treinamento e desenvolvimento dos músculos esqueléticos.

Porque treino de força emagrece?

Afinal, musculação ajuda a emagrecer? Sim, a musculação ajuda a perder peso. A principal razão disso é que ela estimula o ganho de massa magra, também chamada de massa muscular, enquanto permite a perda de gordura.

Pode treinar perna e superiores no mesmo dia?

Não há problema algum!

Pode treinar quadríceps e glúteos no mesmo dia?

Treino de pernas e glúteos

Fortalecer levemente os quadríceps em um exercício, glúteos e isquiotibiais em outro e adicionar uma variedade de exercícios podem proporcionar uma mudança muito necessária em sua rotina, aliviar a monotonia mente-corpo e construir músculos a tempo. recuperação viável.

Como montar o seu treino de musculação?

OS 6 PASSOS DE COMO MONTAR UM TREINO DE MUSCULAÇÃO DE RESULTADOS
  1. 1 – Avaliação Física e Anamnese. ...
  2. 2 – Identifique o perfil e defina o tipo de treino. ...
  3. 3 – Análise do Nível de Treinamento. ...
  4. 4 – Frequência de treinos. ...
  5. 5 – Montagem do treino. ...
  6. 6 – Ajude na Execução.

Artigo anterior
Qual a história de Cosme e Damião?
Artigo seguinte
O que é decalque direto e indireto?