Como discutir um sistema linear?

Perguntado por: Pedro Wilson Silva Loureiro Alves  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (70 avaliações)

Para discutir um sistema linear, é preciso analisá-lo de maneira determinar os valores dos coeficientes das equações que fazem com que o sistema possa ser Possível e Determinado (SPD), Possível e Indeterminado (SPI) e Impossível (SI) – logo veremos o que significa cada uma dessas classificações.

Como discutir sistema?

Para discutir um sistema serão necessários alguns conceitos importantes: o cálculo do determinante da matriz que possui os coeficientes das equações que constituem o sistema linear, o escalonamento de um sistema linear e a classificação de sistemas lineares escalonados.

Como solucionar um sistema linear?

1º passo: isolar uma das incógnitas. 2º passo: substituir I em II. Agora que temos a equação I com o x isolado, na equação II, podemos substituir x por 5 – 2y. Agora que a equação tem só uma incógnita, é possível resolvê-la para encontrar o valor de y.

Como saber se um sistema linear é impossível?

Classificação
  1. Sistema Possível e Determinado (SPD): há apenas uma solução possível, o que acontece quando o determinante é diferente de zero (D ≠ 0).
  2. Sistema Possível e Indeterminado (SPI): as soluções possíveis são infinitas.
  3. Sistema Impossível (SI): não é possível apresentar qualquer tipo de solução.

Quando o sistema é impossível?

Sistema Impossível (SI): não há soluções para o sistema. Para isso, o determinante principal deve ser igual a 0, e pelo menos um determinante secundário deve ser diferente de 0.

? DISCUSSÃO DE UM SISTEMA (3X3)

25 questões relacionadas encontradas

Como saber se o sistema tem solução?

Para sabermos se um sistema possui solução, basta calcularmos o determinante da matriz associada ao sistema, assim:
  1. SPD (Sistema Possível e Determinado): se o determinante diferir de zero;
  2. SPI (Sistema Possível e Indeterminado) se o determinante for igual a zero;

Como se resolve um sistema?

Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações. Um sistema é chamado do 1º grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas incógnitas.

O que é discutir o sistema?

Discutir um sistema linear consiste em analisá-lo de forma a determinar os valores dos coeficientes das equações que fazem com que o sistema possa ser Possível e Determinado (SPD), Possível e Indeterminado (SPI) e Impossível (SI).

Como fazer a regra de Cramer?

1º passo: calcular o determinante da matriz de coeficientes. 2º passo: calcular Dx substituindo os coeficientes da primeira coluna pelos termos independentes. 3º passo: calcular Dy substituindo os coeficientes da segunda coluna pelos termos independentes. 4º passo: calcular o valor das incógnitas pela regra de Cramer.

Como classificar um sistema?

Classificação de sistemas
  1. 1) Sistema Possível e Determinado (SPD) ...
  2. 2) Sistema Possível e Indeterminado (SPI) ...
  3. 3) Sistema Impossível (SI) ...
  4. 4) Sistema Linear Normal. ...
  5. 5) Sistema Linear Homogêneo: ...
  6. 6) Sistema Escalonado.

Como classificar um sistema linear 3x3?

Podemos classificar um sistema linear de três maneiras: SPD – Sistema possível determinado; existe apenas um conjunto solução; SPI – Sistema impossível indeterminado; existem inúmeros conjuntos solução; SI – Sistema impossível; não é possível determinar um conjunto solução.

Quando um sistema 3x3 é indeterminado?

Exemplo 2: Sistema 3x3 totalmente escalonado. ... Trata-se de um sistema incompleto, pois a incógnita z não foi esboçada isoladamente. Desse modo, este sistema é um sistema possível indeterminado, pois o sistema possui mais incógnitas do que equações.

O que é um sistema linear 2x2?

Sistemas Lineares 2×2. Sistemas lineares são compostos por equações lineares, assim como sistemas não-lineares são compostos por sistemas não-lineares. ... Lembre que uma equação de segundo grau, por exemplo, é não-linear, já que o grau dela é 2 (ax2 + bx + c = 0), ou seja, há incógnitas se multiplicando.

Quantas soluções têm o sistema?

Um sistema de equações lineares geralmente tem uma única solução, mas às vezes pode não ter qualquer solução (retas paralelas) ou ter infinitas soluções (retas coincidentes).

Como saber se o sistema é consistente?

Um sistema de equações consistente tem pelo menos uma solução; e um sistema não consistente, ou inconsistente, não tem soluções.

Quando um sistema não tem solução?

Um sistema de equações lineares não tem nenhuma solução quando os gráficos são paralelos. Infinitas soluções. Um sistema de equações lineares tem infinitas soluções quando os gráficos são exatamente a mesma reta.

Artigo anterior
Qual é a cidade menos perigosa do Brasil?
Artigo seguinte
Quais são os desequilíbrios da hemostasia?