Como diferença bipolaridade é borderline?

Perguntado por: Samuel Matos Gomes  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

A bipolaridade é um transtorno afetivo marcado por fases determinadas de mania e depressão, com períodos que oscilam humor normal e episódios de humor alterado. Já o transtorno de personalidade borderline é complexo e duradouro. Ele permeia toda a vida do indivíduo, com variações de intensidade.

Como saber se sou borderline ou bipolar?

Borderline: Variam entre momentos de extrema euforia e de profunda melancolia e acontecem de modo irregular, sem avisos. Bipolar: Segue o ciclo circadiano do humor, ou seja, o indivíduo pode acordar sem energia e triste, mas ir melhorando ao longo do dia.

Qual a diferença entre borderline e bipolaridade?

Por mais que o paciente borderline também tenha oscilações de humor, elas são mais instáveis e efêmeras, diferentemente do que ocorre na bipolaridade, em que há dois polos bem marcados que duram um período maior. O primeiro desafio que um portador enfrenta é conseguir um diagnóstico.

É possível ser borderline é bipolar?

Sim a pessoa pode ter essa comorbidade, ou seja ter o Transtorno de Humor Bipolar e ao mesmo tempo o Transtorno de Personalidade Borderline. O diagnóstico diferencial por vezes é difícil de fazer pois muitos sintomas são comuns as duas doenças.

Como é o surto de um borderline?

Alguns recontam episódios semelhantes a ataques de ansiedade ou pânico; em outros casos, toma a forma de pensamentos obsessivos e intrusivos. Borderline em crise para alguns, eles se parecem com ataques histéricos, outros ficam paralisados. Depois, há desrealização, despersonalização, alucinações visuais ou auditivas.

DIFERENÇA ENTRE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE E TRANSTORNO BIPOLAR

24 questões relacionadas encontradas

O que fazer com um borderline em crise?

Veja algumas dicas sobre como lidar com uma pessoa com Transtorno Borderline:
  1. Demonstre que você se importa.
  2. Tenha clareza na comunicação.
  3. Não utilize palavras de acusação.
  4. Sempre pense com empatia.
  5. Preste atenção aos gatilhos.
  6. Não contribua nos ataques de fúria.
  7. Reconheça sempre que possível.

Como saber se tenho crise de borderline?

Borderline: Sintomas
  1. 1 – Autoimagem distorcida. ...
  2. 2 – Descontrole emocional. ...
  3. 3 – Irritabilidade (agressão e automutilação) ...
  4. 4 – Sentimento de abandono e solidão. ...
  5. 5 – Alterações de humor. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Quem tem borderline trai?

Sujeitos acometidos pelo borderline podem ter mais dificuldades em assimilar de forma clara questões cotidianas e até mesmo mais delicadas como uma traição. É importante ressaltar que como o próprio nome diz, elas vivem em uma espécie de limite para o descontrole.

Quem tem borderline pode dirigir?

Desde que esteja em psicoterapia, e devidamente medicada por um psiquiatra, poderá conduzir.

Quando um borderline se apaixona?

Em alguns casos, os portadores de Transtorno Boderline (TB) também conhecido como Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), podem confundir carência emocional com paixão, comumente transferem para os relacionamentos amorosos a sua instabilidade emocional, oportunizando brigas excessivas, ciúmes exagerados ou ...

O que é mais grave transtorno bipolar ou borderline?

Olá! O mais grave é o paciente não reconhecer o problema e não tratá-lo adequadamente. O transtorno mental, quando tratado, pode possibilitar que a pessoa tenha uma vida cheia de possibilidades.

O que caracteriza o borderline?

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

O que é ser uma pessoa borderline?

Os sintomas mais comuns da síndrome de borderline incluem a instabilidade emocional, associada à impulsividade, insegurança e relações sociais problemáticas. Costumam ser pessoas que não toleram ficar sozinhas, podendo sentir medo intenso ou raiva quando se sentem abandonados ou negligenciados.

Como saber se uma pessoa é bipolar?

  1. Mudanças de humor. A mudança repentina de humor é uma das características mais marcantes do transtorno bipolar. ...
  2. Oscilação na disposição. O transtorno de bipolaridade altera significativamente o nível de energia das pessoas. ...
  3. Alterações no apetite. ...
  4. Mudanças no sono. ...
  5. Diferenças na libido.

Quais sintomas de pessoas bipolar?

Observe os sintomas mais comuns do Transtorno Bipolar em fase de Mania ou Hipomania:
  • diminuição da necessidade de sono;
  • irritabilidade;
  • ideias suicidas;
  • esquecimentos;
  • ganho de peso;
  • fala compulsiva;
  • culpa excessiva;
  • aumento da libido;

Como é a personalidade de um bipolar?

“O transtorno bipolar é uma doença que envolve desregulação mais espontânea e duradoura do humor. Dura pelo menos uma ou duas semanas com humor persistentemente eufórico, irritável ou deprimido, em geral.

Quem faz tratamento psiquiátrico pode dirigir?

Doenças psicológicas como depressão e esquizofrenia tornam as pessoas inaptas para dirigir veículos, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Os laudos emitidos pelo médico e pelo psicólogo podem impedir a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quando o borderline se afasta?

Quando os sintomas estão descontrolados a pessoa com transtorno de personalidade borderline pode tomar decisões irracionais, pode ficar na defensiva, afastar-se ou ter comportamentos prejudiciais.

Quem sofre de transtorno bipolar pode dirigir?

Uma pessoa com transtorno bipolar pode dirigir desde que não esteja sob efeito de medicações sedativas, que adoença esteja estabilizada pois em fases de euforia ou estados mistos pode ocorrer uma forma de dirigir mais agressiva colocando a si e a outras pessoas em risco.

Quantos tipos de borderline existem?

Segundo a autora Randi Kreger que dividiu o transtorno em dois tipos, Borderline convencional e Borderline invisível, falaremos primeiro do que ele chamou de borderline convencional.

Como lidar com uma namorada borderline?

O primeiro passo é “Regule as suas próprias emoções”. Quando a crise surge, é fácil responder de forma, também, emocional. A proposta é que pare, tome atenção ao seu corpo e à sua postura. Que mantenha uma expressão neutra e que consiga validar-se a si próprio, percebendo de onde surgem as suas emoções e aceitando-as.

Por que uma pessoa não pode ser contrariada?

Transtorno de Personalidade Borderline: Sim, muitas vezes, pacientes com este transtorno não aceitam ser contrariados. O motivo é a dificuldade de lidar com frustrações, privações e limites. Este comportamento lhe traz alívio e sofrimento, tudo é muito intenso.

Como fazer o teste de borderline?

Saiba qual o seu risco de desenvolver borderline

Eu quase sempre me sinto "vazio". Faço frequentemente uma das seguintes atividades: dirijo perigosamente, faço sexo inseguro, abuso do álcool ou uso drogas. Às vezes, quando estou estressada(o) – especialmente quando alguém me abandona - fico muito paranóica(o).

Quem tem borderline é louco?

Os transtornos de personalidade afetam vários aspectos da vida da pessoa, em especial o humor, as relações interpessoais, afetos, emoções, trazendo quase sempre uma sensação de confusão que beira àquilo que costumamos entender como loucura.

Quem tem borderline pode matar?

Mesmo o Transtorno de Personalidade Borderline sendo um problema que faz com que os indivíduos portadores cometam mais suicídios do que homicídios, chegando à 10% do total, o índice dos indivíduos fronteiriços a se matarem, não se pode descartar os homicídios que esses sujeitos cometem motivados por suas paixões.

Artigo anterior
Quem é o anjo que possui o Sam?
Artigo seguinte
Quem é responsável pelo aumento da inflação?