Como diagnosticar hepatomegalia?

Perguntado por: Afonso Gomes de Araújo  |  Última atualização: 18. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)

O diagnóstico de hepatomegalia é feito a partir do histórico médico do paciente, do exame físico e de exames bioquímicos e de imagens.

Qual exame detecta hepatomegalia?

Tanto a TC quanto a ressonância magnética também podem ser usadas para determinar o tamanho e o volume do fígado. A TC é usada rotineiramente para medir o volume total do fígado e o volume segmentar do fígado como parte da avaliação pré-operatória para ressecção hepática.

Quando se considera hepatomegalia?

Hepatomegalia é o termo semiológico definida como aumento do fígado além de seu tamanho normal. O fígado é um órgão abdominal com múltiplas funções, incluindo filtrar o sangue do trato gastrointestinal (GI), secretar bile no trato GI, metabolizar drogas e sintetizar proteínas, como a albumina e fatores de coagulação.

Qual exame mostra fígado inflamado?

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

Como saber se o fígado está aumentado?

No início, esse aumento não apresenta sintomas, no entanto, quando esse aumento é exagerado, o portador pode apresentar alguns sintomas, como, cansaço, dores na parte do abdômen onde se encontra o fígado, falta de ar, fezes escurecidas ou ensanguentadas, inchaço do abdômen e de membros inferiores, vômitos com sangue e ...

Como diagnosticar HEPATOESPLENOMEGALIA (+ Método para medir o fígado)

38 questões relacionadas encontradas

Qual o exame que detecta problemas no fígado?

EXAMES DE SANGUE

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA.

Qual o perigo do fígado aumentado?

Também pode ser causado por uma grande variedade de outros distúrbios, como mononucleose ou metástases tumorais de outros cânceres primários no corpo. Em alguns casos, o aumento do fígado pode ser um sintoma de uma condição grave ou com risco de vida que deve ser imediatamente avaliada em um ambiente de emergência.

O que o ultrassom detecta no fígado?

“O ultrassom abdominal é frequentemente usado para diagnosticar problemas no fígado, como cirrose, esteatose hepática e tumores. O exame pode identificar alterações na textura do fígado, como a presença de tecido cicatricial ou depósitos de gordura”, explica o especialista.

Quais são os marcadores hepáticos?

Análise dos marcadores hepáticos: No laboratório, a amostra de sangue é analisada para medir os níveis de diferentes marcadores hepáticos, como alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), fosfatase alcalina (FA), bilirrubina e albumina.

Qual o melhor exame de imagem para ver o fígado?

A tomografia computadorizada (TC) proporciona excelentes imagens do fígado e dos seus vasos sanguíneos.

Qual o tratamento para quem tem hepatomegalia?

Tratamentos para hepatomegalia

Quando a causa inclui outras doenças, o tratamento será específico para essas enfermidades. Dessa forma, os cuidados para tratar a hepatomegalia causada por um câncer podem incluir quimioterapia, assim como as infecções podem precisar de determinados tipos de medicamentos.

Por que que o fígado fica aumentado?

A causa mais comum são os distúrbios do metabolismo, onde há excesso de circulação de gorduras no sangue com consequente excesso de oferta de gordura para o fígado. Estes distúrbios do metabolismo incluem a obesidade, o diabetes e o pré-diabetes, condições de alta prevalência na população.

Como fazer palpação do fígado?

O método de palpação mais utilizado na prática é o de Lemos Torres. Nele, o examinador com a mão esquerda na região lombar direita do paciente tenta evidenciar o fígado para frente. Com a mão direita espalmada sobre a parede anterior, tenta palpar a borda hepática anterior durante a inspiração profunda.

Como aparece gordura no fígado no ultrassom?

A estimativa da quantidade de deposição de gordura no exame de ultrassonografia se baseará na alteração de ecogenecidade do fígado e da possibilidade (atenuação) de visualização do diafragma. Alteração de ecogenecidade significa que quanto mais gordura o fígado conter, mais brilhante, esbranquiçado ficará o fígado.

Quais são os sintomas de intoxicação no fígado?

Sintomas de fígado atacado
  • Dor na região superior direita da barriga;
  • Má digestão;
  • Boca amarga;
  • Barriga inchada;
  • Enjoos ou vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Falta de apetite;
  • Mal-estar geral.

O que é hemograma hepático?

5 exames simples que detectam doenças no fígado

Hemograma: o hemograma mede os níveis de células no sangue, incluindo os glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Assim, quando há presença de infecções, nota-se um aumento no número de leucócitos. Já em casos de alergia, há um aumento de eosinófilos.

Qual a diferença entre ALT e AST?

A ALT sobe ligeiramente mais do que a AST se a lesão for puramente hepática. O aumento menor que 5 vezes do limite superior do normal da ALT maior que AST sugere esteatose hepática não alcoólica, uso de drogas, hepatites virais crônicas, hemocromatose, Doença Celíaca, Doença de Wilson entre outras.

Como é feito o Hepatograma?

O hepatograma é realizado a partir de coleta sanguínea e, normalmente, o jejum não é obrigatório, mas pode ser solicitado em alguns casos mais específicos. Esse conjunto de exames é indicado tanto para diagnosticar diversas doenças quanto para acompanhar o progresso do tratamento ministrado.

O que é hepatomegalia leve?

A hepatomegalia é quando o fígado está aumentado em relação ao seu tamanho normal. Essa alteração normalmente é identificada durante a avaliação médica ou em exames de imagem, como a ultrassonografia do abdome.

Como diferenciar lobo de Riedel de hepatomegalia?

Uma das mais frequentes é a presença do lobo de Riedel que consiste em um prolongamento do lobo hepático direito abaixo do polo renal inferior e pode, desta forma, acarretar valores de hepatimetria superiores a 15 cm, sem que isso represente uma hepatomegalia verdadeira.

É possível ver o fígado na endoscopia?

A colonoscopia já foi explicada acima, a endoscopia digestiva alta é um exame similar a colonoscopia mas para ver esófago, estômago e duodeno. Para avaliação do fígado são outros exames, que dependem da indicação. Não. A colonoscopia vê o colon e o ileo terminal.

Quando o exame TGP é preocupante?

TGO e TGP elevados

Caso seja confirmado que as enzimas realmente estão altas, entre 50 e 100, indico que você procure o mais rápido possível o seu médico e repita o exame com um intervalo. Em outras situações, quando os níveis estiverem entre 1.000 e 3.000, pode ser uma doença, uma hepatite, medicamentos, entre outros.

Qual o valor de gama GT é preocupante?

Uma Gama-GT alta, como em níveis acima de 200 U/L, pode ser causada por problemas no fígado e/ou nas vias biliares, consumo de bebidas alcoólicas ou uso de alguns medicamentos, como fenobarbital ou fenitoína, por exemplo.

Como detectar câncer de fígado?

Quais são os sintomas do câncer de fígado?
  1. Aumento do tamanho do abdômen devido ao acúmulo de líquido;
  2. Presença de massa palpável no abdômen;
  3. Dor abdominal, mais localizada para o lado direito do abdômen;
  4. Pele e olhos mais amarelados que o normal;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Fraqueza;
  7. Fezes que saem mais esbranquiçadas;

Artigo anterior
O que é upcycling na moda?
Artigo seguinte
Vai ter abono natalino para o Bolsa Família em 2021?