Como diagnosticar apraxia da fala?

Perguntado por: Rúben Márcio Ribeiro Jesus  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

Principais sinais e sintomas
  1. Fala arrastada;
  2. Discurso com um número limitado de palavras;
  3. Distorção de alguns sons;
  4. Pausas entre sílabas ou palavras.

Qual exame detecta apraxia da fala?

No caso da apraxia da fala, não há um exame específico para descobrir a condição. O profissional pode realizar uma série de testes, como pedir para que o indivíduo recite uma lista de palavras ou interagir com o paciente a fim de avaliar quais sílabas ou palavras são mais difíceis.

Quem diagnóstica apraxia da fala?

A Apraxia é considerada uma desordem da fala, da comunicação e, portanto, o profissional qualificado para dar este diagnóstico é o Fonoaudiólogo, com experiência nesta área. Pode ser necessário também o encaminhamento para outros profissionais, como Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Neuropediatras, etc.

Como diagnosticar apraxia?

Apraxia é a incapacidade de executar tarefas motoras intencionais e familiares, apesar de capacidade física e desejo, em decorrência de lesão encefálica. O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagens do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa.

Quais os sintomas de apraxia?

O principal sintoma da apraxia é a dificuldade de fazer movimentos no momento certo e sob vontade própria. A pessoa com essa condição pode perder a capacidade de falar, de mexer os membros quando quiser e perde também a coordenação motora.

O QUE É APRAXIA DA FALA

37 questões relacionadas encontradas

O que pode causar apraxia?

Pode ser causada por alguma infecção, doença ou trauma durante ou após o nascimento da criança. E nesta categoria estão inclusas aquelas crianças que tem achados positivos em exames como Ressonância ou com lesão cerebral. 2. Outros fatores são os transtornos do neurodesenvolvimento.

Quais os tipos de apraxia?

A Apraxia pode ser dividida em 5 tipos: Orofacial ou Bucofacial, Membro-Cinética, Ideacional, Ideomotora e Apraxia de Fala.

Qual a diferença entre autismo e apraxia da fala?

No caso do autismo, uma característica muito comum é o atraso ou dificuldade no desenvolvimento da fala e a dificuldade de iniciar e manter um diálogo. Já na apraxia, a criança compreende a linguagem, mas tem dificuldade em se expressar corretamente.

Como tratar atraso de fala?

Em algumas situações, apenas a orientação dos pais é o suficiente para estimular a linguagem do pequeno. Dessa forma, algumas tarefas podem ajudar, como ler livros, contar histórias, repetir palavras, ouvir músicas, etc. Em casos mais críticos, a terapia é a única solução para tratar o atraso na fala!

Qual o CID da apraxia da fala?

CID 10 R48. 2 Apraxia – Doenças CID-10.

Quando é considerado atraso na fala?

O atraso de fala, como o próprio nome sugere, é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala de modo satisfatório ou esperado para aquela determinada fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo.

Quando o atraso na fala é preocupante?

O atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem podem ser os primeiros sinais que leva ao diagnóstico de doença graves, com repercussões em outras esferas do desenvolvimento que naquele momento ainda não são perceptíveis, e por isto não deve ser negligenciado.

Qual idade é considerado atraso na fala?

Acima dos 2 anos de idade, se há uma fala muito errada que ninguém entende, ou se, acima de 3 anos, a fala tem muitas trocas de letras, é preciso consultar um pediatra, que pode indicar avaliação fonoaudiológica. Não se deve aguardar até os 4 anos de idade para procurar auxílio profissional!

Quem tem apraxia da fala tem autismo?

A apraxia da fala é considerada uma comorbidade comum no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Um estudo apontou que aproximadamente 65% das crianças no espectro podem apresentar a apraxia e 36,8% das crianças com diagnóstico inicial de apraxia também tinham autismo.

Quem tem apraxia têm autismo?

A Apraxia da Fala na Infância (AFI) pode ser uma comorbidade no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Se presente, aumenta as dificuldades para aquisição da fala e fala inteligível. O diagnóstico diferencial ou comórbido pode ser difícil e exige atenção às particularidades de cada condição.

Como ajudar na apraxia da fala?

Pegue objetos/brinquedos que a criança goste e ao nomeá-los, segure-os próximos a sua boca. Essa estratégia faz com que a criança direcione o olhar aos movimentos da boca; Pistas visuais (movimentação da boca, língua, mandíbula) auxiliam a criança a planejar seus movimentos de fala.

O que é apraxia Ideativa?

Apraxia ideativa: trata-se da ideomotora; todavia, o desempenho não melhora com a presença do objeto e nem com a imitação. É mais comumente observada em casos de demência. Apraxia buço-facial: neste tipo o indivíduo apresenta dificuldade de realizar movimentos com os músculos faciais e bucais.

O que é uma apraxia Ideomotora?

A apraxia ideomotora corresponde a um distúrbio na realização de gestos simples ou simbólicos, sem a utilização de objetos. Embora o paciente saiba o que fazer e consiga executar o movimento automaticamente ele é incapaz de fazê-lo com intenção1.

O que é apraxia global?

Apraxia Global – Atividade de Circuito Psicomotor para Estimular o Desenvolvimento. O Gabriel, além da Apraxia de Fala, tem uma Dispraxia Motora, o que dificulta de manter o equilíbrio, a postura, realizar atividades de vida diária, entre outros.

Qual a síndrome que a criança não fala?

Segundo a Associação Americana de Fonoaudiologia (ASHA), a apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico motor que afeta a produção dos sons da fala, resultante de um déficit na capacidade em planejar e/ou programar a sequência de movimentos articulatórios, o que resulta em erros de produção de fala e ...

O que pode ser dificuldade em falar?

Uma pessoa com disartria não consegue articular e pronunciar bem as palavras devido a uma alteração no sistema responsável pela fala, envolvendo músculos da boca, língua, laringe ou cordas vocais, o que pode proporcionar dificuldades na comunicação, engolir alimentos e o isolamento social.

Quando devo me preocupar com a fala do meu filho?

Fique atenta aos seguintes sinais: Quando aos 12 meses de idade a criança ainda não faz gestos como “tchau” com as mãos. Se aos 18 meses ainda não compreende bem as palavras ou não imita sons. Se aos 24 meses não fala frases completas ou apenas imita os sons.

É normal atraso na fala?

Para o médico, em geral, os atrasos de linguagem são "maturacionais", e portanto, transitórios, à medida que a criança cresce, se desenvolve e amadurece. Mas também há casos "lesionais" que revelam um distúrbio. "A fala errada, por exemplo, é normal e transitória até os quatro anos.

Como estimular a fala atrasada?

Saber conversar com uma criança, apresentar o mundo a ela, nomear os objetos, os brinquedos, cantar, ler histórias, brincar no parque, brincar de faz-de-conta, são formas de estimulação.

O que pode ser confundido com autismo?

Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo. Assim como dificuldades motoras finas, de interação social e habilidades de pensamento prejudicadas também podem.

Artigo anterior
Como fazer para não voltar mau cheiro do esgoto?
Artigo seguinte
Quais são os nomes comuns?