Como diagnosticar apraxia?

Perguntado por: Vasco Mauro de Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

Apraxia é a incapacidade de executar tarefas motoras intencionais e familiares, apesar de capacidade física e desejo, em decorrência de lesão encefálica. O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagens do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa.

Qual exame detecta apraxia?

No caso da apraxia da fala, não há um exame específico para descobrir a condição. O profissional pode realizar uma série de testes, como pedir para que o indivíduo recite uma lista de palavras ou interagir com o paciente a fim de avaliar quais sílabas ou palavras são mais difíceis.

Como saber se tem apraxia?

Mas então como saber se o meu pequeno tem apraxia da fala?
  1. Alguns dos sintomas mais comuns apresentados pelas crianças que possuem esse quadro são:
  2. – Geralmente são bebês mais quietos e emitem poucos sons.
  3. – Apresentam dificuldade em produzir sons de vogais e consoantes.
  4. – Atraso na fala.

Quem faz o diagnóstico de apraxia?

A Apraxia é considerada uma desordem da fala, da comunicação e, portanto, o profissional qualificado para dar este diagnóstico é o Fonoaudiólogo, com experiência nesta área.

Como diagnosticar apraxia de fala?

Principais sinais e sintomas
  1. Fala arrastada;
  2. Discurso com um número limitado de palavras;
  3. Distorção de alguns sons;
  4. Pausas entre sílabas ou palavras.

ELISABETE GIUSTI RESPONDE DÚVIDAS SOBRE DIAGNÓSTICO DE APRAXIA DE FALA NA INFÂNCIA

30 questões relacionadas encontradas

Quem tem apraxia da fala consegue falar?

Fonoaudiólogos americanos, com muita experiência na área, referem que muitas crianças com Apraxia irão desenvolver a fala normalmente, terão resultados muito favoráveis com as terapias. Mas outras, não. Nos casos mais graves, é difícil prever como será a fala da criança quando ela for adulta.

O que pode causar apraxia da fala?

Pode ser causada por alguma infecção, doença ou trauma durante ou após o nascimento da criança. E nesta categoria estão inclusas aquelas crianças que tem achados positivos em exames como Ressonância ou com lesão cerebral. 2. Outros fatores são os transtornos do neurodesenvolvimento.

Como avaliar apraxia motora?

Para diagnosticar a apraxia, são excluídos alguns fatores como perda sensorial, ou transtornos motores, além da ordem do planejamento (ataxia, distonia etc.), alterações perceptivas ou de compreensão da linguagem, que influenciam diretamente no desempenho do paciente nas tarefas práxicas.

Qual a área do córtex cerebral responsável pela apraxia da fala?

A área de Broca, situada no giro frontal inferior (áreas 44 e 45) do hemisfério cerebral dominante, logo acima do sulco lateral, é responsável pela função de emissão, execução, motricidade da fala. Lesão dessa área causa afasia motora, também chamada de afasia de expressão, não-fluente ou agramatical.

Porque meu filho de 2 anos ainda não fala?

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...

Como saber se meu filho tem dificuldade de falar?

Outra característica observada é a presença de alteração prosódica: os pequenos parecem ter um sotaque ou uma fala truncada, muito acelerada ou lentificada, com pausas inadequadas. Tudo isso faz com que os próprios pais sofram para compreendê-las. Crianças com apraxia também podem ter dificuldades sensoriais.

Como saber se o meu filho e mudo?

OS SINAIS DE ALERTA DO ATRASO DA FALA
  1. Dificuldade de compreender frases ou solicitações verbais.
  2. Não tentar imitar sons ou palavras.
  3. Preferir gestos do que a voz para se comunicar.

Qual a diferença de dispraxia e apraxia?

Muitas pessoas confundem a apraxia e a dispraxia em função de ambos afetarem a articulação sequencial de fonemas durante a fala. A diferença é que apraxia é adquirida e a dispraxia é inata, ou seja, a pessoa nasce com ela.

Qual a diferença entre afasia e apraxia?

No afásico é evidente a dificuldade na leitura e na escrita, tanto quanto na fala. A Apraxia da Fala pode ocorrer isoladamente, mas clinicamente são mais observadas como parte da síndrome afásica. No paciente apráxico o desempenho da fala é significativamente pior do que a compreensão, a leitura e a escrita.

Qual é a função da área de Wernicke?

Área Auditiva Secundária - área de Wernicke corresponde a área 22 de Brodmann, responsável pela compreensão da palavra falada.

Qual a função da área de Broca e Wernicke?

Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.

O que é a área de Wernicke?

A área de Wernicke está localizada no hemisfério esquerdo do cérebro e é a responsável por controlar a linguagem e a comunicação. Essa lesão pode ser desencadeada devido a um acidente vascular cerebral (AVC), a um tumor cerebral ou a um trauma, por exemplo.

O que é apraxia motora?

A apraxia ideomotora corresponde a um distúrbio na realização de gestos simples ou simbólicos, sem a utilização de objetos. Embora o paciente saiba o que fazer e consiga executar o movimento automaticamente ele é incapaz de fazê-lo com intenção1.

O que é atraso motor de fala?

Atraso Motor de Fala consiste em um atraso no desenvolvimento da precisão e estabilidade neuromotora relacionada à fala. É caracterizado por um déficit na execução do movimento; Apraxia + Disartria: raro, mas pode ocorrer.

Como tratar apraxia de fala na infância livro?

“O livro “Como Tratar a Apraxia de Fala da Infância”, de Margaret Fish, é uma fonte segura para fonoaudiólogos iniciantes ou experientes que buscam informações básicas, protocolos para o diagnóstico diferencial, abordagens de intervenção e estratégias relacionadas até mesmo com os casos mais graves de Apraxia de Fala ...

Como ajudar na apraxia da fala?

Pegue objetos/brinquedos que a criança goste e ao nomeá-los, segure-os próximos a sua boca. Essa estratégia faz com que a criança direcione o olhar aos movimentos da boca; Pistas visuais (movimentação da boca, língua, mandíbula) auxiliam a criança a planejar seus movimentos de fala.

O que é apraxia da fala e quais são os seus sintomas?

A criança com apraxia tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos ou gestos motores da mandíbula, dos lábios e da língua para produzir sons e formar sílabas, palavras e frases.

O que trabalhar com crianças com apraxia da fala?

A terapia apropriada para crianças com apraxia deve incluir informações sensoriais aumentadas para ajudar no controle das sequências do movimento da fala. Assim, dicas ou pistas visuais, verbais, táteis/proprioceptivas são usadas na terapia fonoaudiológica.

Quem tem apraxia têm autismo?

A apraxia da fala é considerada uma comorbidade comum no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Um estudo apontou que aproximadamente 65% das crianças no espectro podem apresentar a apraxia e 36,8% das crianças com diagnóstico inicial de apraxia também tinham autismo.

Quais os direitos de uma criança com apraxia?

A Lei garante o direito de acompanhante para a criança com necessidades especiais, mas especificamente para aquelas crianças com diagnóstico de Apraxia de Fala na Infância ou mesmo para uma criança sem diagnóstico fechado, sem CID portanto, como a família pode conseguir o acompanhante (mediador)?

Artigo anterior
Quais são as três etapas do planejamento estratégico?
Artigo seguinte
Quantas calorias tem 1 colher de sopa de açúcar demerara?