Como Diagnosticar a síndrome do túnel do carpo?

Perguntado por: Viviane Simões Azevedo  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (35 avaliações)

Na maioria dos casos de síndrome do túnel do carpo a causa é desconhecida. Os dedos e o polegar podem doer, formigar e ficar dormentes. Os médicos baseiam o diagnóstico em um exame e, se necessário, nos resultados de estudos de função nervosa ou, às vezes, em ressonância magnética (RM) ou ultrassom.

Como descobrir se tenho síndrome do túnel do carpo?

Os sintomas da síndrome do túnel do carpo são dor na mão e no punho associada a parestesia e falta de sensibilidade classicamente distribuída ao longo do território do nervo mediano (face palmar do polegar, indicador, dedo médio e metade radial do dedo anelar); porém, há possibilidade de comprometer toda a mão.

Qual exame detecta síndrome do túnel do carpo?

Eletroneuromiografia. Trata-se de um exame realizado por médico neurologista e neurofisiologista que avalia o funcionamento dos nervos periféricos. Por meio deste exame avalia-se se há síndrome do túnel do carpo aguda ou crônica bem como o grau de acometimento. A duração do exame é de 20 a 30 minutos.

O que pode ser confundido com síndrome do túnel do carpo?

Os sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo podem ser confundidos com outras condições como Síndrome do Desfiladeiro Torácico, na qual nervos e vasos são comprimidos na região do pescoço e do ombro. O exame físico e a eletroneuromiografia podem ajudar na distinção das duas condições.

Quanto tempo dura a síndrome do túnel do carpo?

A técnica tradicional costuma ter um tempo de recuperação mais longo, sendo necessário ficar afastado de trabalhos que envolvam as mãos por, pelo menos, 21 dias.

ASSIM VOCÊ SABERÁ COMO DIAGNOSTICAR UMA SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO.

37 questões relacionadas encontradas

O que faz piorar o túnel do carpo?

O esforço repetitivo no trabalho, longos períodos em que o punho fica muito esticado ou muito dobrado, também pioram os sintomas, mas não é provado que a síndrome do túnel do carpo seja uma patologia causada por esforços repetitivos.

O que acontece se eu não cuidar da síndrome do túnel do carpo?

Quando não tratada, a doença pode evoluir e levar a alterações motoras, como fraqueza para movimentar os dedos e, até, incapacidade de segurar objetos. Por isso, é importante dar atenção à condição. E o primeiro passo é conversar com um especialista.

Quando a síndrome do túnel do carpo é considerada grave?

Em geral, a síndrome do túnel do carpo é considerada grave quando os sintomas são graves o suficiente para interferir significativamente na qualidade de vida do paciente e impedir suas atividades diárias.

Qual o melhor remédio para túnel do carpo?

Analgésicos de venda livre, como paracetamol, podem ser usados para aliviar a dor leve a moderada causada pela síndrome do túnel do carpo. Em alguns casos, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, podem ser prescritos para reduzir a inflamação ao redor do nervo mediano.

Como é feito o teste do túnel?

O exame físico do paciente com suspeita de STC inclui dois sinais: Tinel e Phalen. O sinal de Tinel é pesquisado com a percussão do punho, sendo positivo com dor ou formigamento no polegar e no indicador ou entre os dedos médios.

O que fazer para aliviar a dor da síndrome do túnel do carpo?

O tratamento para a síndrome do túnel do carpo geralmente inclui o uso de uma tala, aplicação de compressas frias, tomar remédios anti-inflamatórios para reduzir a dor, fisioterapia, injeções de corticoide ou, em alguns casos cirurgia, por exemplo.

Como saber se o nervo da mão está inflamado?

Sintomas de lesões de tendões e nervos nas mãos
  1. Sensação de que a pele está queimando;
  2. Amplitude de movimento limitada na mão ou pulso;
  3. Dormência;
  4. Dor;
  5. Perda repentina ou progressiva do movimento na mão ou pulso;
  6. Espasmos as mãos;
  7. Fraqueza para segurar ou manipular objetos;

O que causa a síndrome do túnel do carpo?

Ocorre pela compressão de um nervo, o nervo mediano, pelo aumento das estruturas que junto com o nervo mediano, passam por um canal estreito chamado Túnel do Carpo.

Qual a diferença entre tendinite e síndrome do túnel do carpo?

Tendinite é uma inflamação dos tendões onda há dor. Túnel do carpo é uma síndrome em que os tendões, nervos e vasos que passam pelo túnel do carpo (localizada no pulso) são comprimidos por causa de um aumento no tamanho dos músculos que passam através deles.

Quem tem síndrome do túnel do carpo pode fazer academia?

Pessoas com síndrome do túnel do carpo podem considerar fazer musculação, mas é fundamental consultar um médico ou fisioterapeuta especializado antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Quem tem síndrome do túnel do carpo pode trabalhar?

Pacientes com essa síndrome podem receber o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. Tudo vai depender do nível da síndrome da avaliação médica. Em caso de incapacidade permanente, a pessoa pode se aposentar. No entanto, se o caso for mais leve, ela pode apenas se afastar do trabalho para repousar e se tratar.

Qual o pior grau da síndrome do túnel do carpo?

Na presença de alterações sensitivas e motoras é classificado como síndrome do túnel cárpico moderado. O grau severo atribui-se perante qualquer evidência de perda axonal ou desnervação, sensitiva ou motora, nos exames eletrofisiológicos.

Como descomprimir o nervo mediano?

O tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo pode incluir desde medidas conservadoras como repouso, fisioterapia, injeções de esteróides, uso de órteses e medicamentos a cirurgias, indicadas nos casos mais graves, para liberar a pressão sobre o nervo mediano.

Como é feita a fisioterapia para síndrome do túnel do carpo?

Inicialmente será preciso a aplicação de órteses de repouso, visando a redução de movimentos extremos da articulação do punho, buscando a diminuição da pressão no interior do túnel carpal, sendo introduzidos os exercícios terapêuticos para controle dos sintomas e medicamentos para dor.

Tem cura o túnel do carpo?

A síndrome do túnel do carpo é um problema que pode ser bem inconveniente e, infelizmente, é muito comum. Felizmente, as opções de tratamento são numerosas e simples. Lembrando que um médico deve sempre recomendar a melhor opção de tratamento, e os exercícios de fisioterapia devem ser acompanhados por um profissional.

Quais as sequelas da síndrome do túnel do carpo?

Quais as possíveis sequelas ou complicações da cirurgia da síndrome do túnel do carpo? A principal complicação ou sequela é a manutenção do formigamento e/ou dor após a cirurgia.

Quando é necessário operar a síndrome do túnel do carpo?

A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é indicada nas seguintes situações: Ausência de melhora da dor com o tratamento conservador, que inclui repouso, munhequeira, remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, fisioterapia ou injeção de corticoide; Sintomas graves devido a forte compressão do nervo mediano.

Por que a síndrome do túnel do carpo piora à noite?

Porque o túnel do carpo piora a noite? A Síndrome do Túnel do carpo ocorre quando o espaço da mão fica mais apertado pelo ligamento do carpo, que acaba comprimindo o nervo e causando seus sintomas. Essa compressão piora a noite pois o retorno venoso diminui quando estamos com os braços parados.

Qual a melhor posição para dormir com síndrome do túnel do carpo?

Evitar dormir com a mão debaixo da cabeça ou travesseiro melhora não só a dormência momentânea, mas também ajuda no processo de cicatrização.

Quais os sintomas mais graves da síndrome do túnel do carpo?

Sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo
  • Desgaste do músculo sob o polegar (em casos avançados);
  • Fraqueza em ambas as mãos;
  • Problemas com os movimento de coordenação dos dedos em uma, ou as duas mãos;
  • Dor forte que se estende até o cotovelo.

Artigo anterior
Como desfocar o fundo de uma gravação?
Artigo seguinte
Quanto custa um café em buenos aires?