Como deve ser reconhecida a revisão da depreciação?

Perguntado por: David Melo de Vieira  |  Última atualização: 24. April 2025
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

A depreciação é reconhecida mesmo que o valor justo do ativo exceda o seu valor contábil, desde que o valor residual do ativo não exceda o seu valor contábil. A reparação e a manutenção de um ativo não evitam a necessidade de depreciá-lo.

O que o CPC 27 cita sobre a depreciação?

Conforme as prerrogativas do CPC 27, o reconhecimento dos custos de aquisição, dos critérios de depreciação da vida útil desses bens, bem como os fatores que podem acarretar em sua desvalorização, serão submetidos a uma análise mais rigorosa antes de serem reconhecidos contabilmente.

Como contabilizar reavaliação de ativos?

A contabilização da reavaliação deverá ser efetuada com base em laudo fundamentado que indique os critérios de avaliação e os elementos de comparação adotados. A reavaliação deve observar o Princípio da Continuidade, ou seja, considerar a efetiva possibilidade de recuperação dos Ativos em avaliação pelo seu uso.

O que diz a NBC TG 27?

Essa Norma determina como a entidade deve revisar o valor contábil de seus ativos, como determinar o seu valor recuperável e quando reconhecer ou reverter perda por redução ao valor recuperável.

Quais os critérios considerados no reconhecimento do imobilizado?

Os principais pontos a serem considerados na contabilização do ativo imobilizado são o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e os valores de depreciação e perdas por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos.

Questão do dia: Quando a depreciação não deve ser reconhecida?

23 questões relacionadas encontradas

O que deve ser considerado na mensuração no reconhecimento do imobilizado detalhe sua resposta?

No ato de reconhecimento, o ativo imobilizado deve ser mensurado pelo custo. Para efeitos contábeis, o custo é o valor de aquisição ou construção do ativo imobilizado, e, no caso de doações, deve considerar o valor atribuído ou de mercado do bem.

Quais os 3 métodos de depreciação definidos pelo CPC 27?

Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.

Quando a NBC TG 47 deve ser adotada?

Quando a NBC TG 47 deve ser adotada? A entidade deve aplicar esta norma ao contrato (exceto contrato listado no item 5) somente se a contraparte do contrato for um cliente.

O que diz a NBC TG 22?

A entidade deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negócio em que está envolvida e os ambientes econômicos em que opera.

O que diz a NBC TG 25?

A NBC TG 25 (2014) explica que, quando for atribuída à entidade a responsabilidade pelo pagamento da obrigação futura, deve ser reconhecida uma provisão, no passivo, pela Page 10 154 totalidade do valor e, também, reconhecido, no ativo, o valor que se espera que seja reembolsado pela seguradora, não podendo ultrapassar ...

É permitido fazer reavaliação de bens?

A aplicação da reavaliação de ativos imobilizados para fins contábeis está proibida no Brasil pela legislação atual desde o início do processo de convergência para as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS).

Quando a depreciação atinge o valor do bem?

Quando a depreciação atinge o valor do bem? Na depreciação fiscal, ou depreciação contábil, o valor do bem é calculado para ser reduzido até zero após o término de sua vida útil; Na depreciação gerencial, o valor não precisa ser, necessariamente, zero ao fim do processo.

O que é reavaliação de bens?

A reavaliação é a adoção do valor de mercado para os bens reavaliados, em substituição ao princípio do registro pelo valor original.

Como fazer o lançamento contábil de depreciação?

O método linha reta divide o custo de aquisição, deduzido do valor residual, pelo número de períodos correspondentes à sua vida útil. Dessa maneira: Quota de depreciação periódica (anual ou mensal) = custo – valor residual (eventual) / nº de períodos de vida útil estimada (anos ou meses).

Como é feita a contabilização da depreciação?

Depreciação anual = (custo de aquisição – valor residual) / anos de vida útil. Para realização deste cálculo, utilizamos o valor da aquisição, que é identificado pela nota de compra e o valor residual, juntamente com os anos de vida útil, que são valores estimados.

Qual o lançamento contábil para registrar a depreciação?

Lançamento contábil de depreciação

Por fim, o lançamento contábil de depreciação é registrado como um débito na conta de depreciação acumulada, que representa uma redução no valor do ativo imobilizado da empresa, e como um crédito na conta de ativo fixo, que também representa um ativo para a empresa.

O que muda com a NBC TG 1001?

A NBC TG 1001, que trata da contabilidade para as pequenas empresas, e a NBC TG 1002, que apresenta orientações para a contabilidade das microentidades, entram em vigência nos exercícios sociais iniciados em 1° de janeiro de 2023. No Brasil, os pequenos negócios correspondem a mais de 90% das pessoas jurídicas.

O que diz a NBC tá 240?

O auditor deve fazer indagações à administração e outros responsáveis da entidade, conforme apropriado, para determinar se eles têm conhecimento de quaisquer casos reais, suspeitas ou indícios de fraude, que afetem a entidade (ver itens A15 a A17).

O que diz a NBC TG 1000?

A NBC TG 1000 aborda, dentre outros, assuntos como Conceitos e Princípios Gerais, Apresentação das Demonstrações Contábeis, Balanço Patrimonial, Demonstração dos Flu- xos de Caixa, Demonstrações Consolidadas e Separadas, Políticas Contábeis, Mudança de estimativa e retificação de erro, etc.

O que é a NBC TG 26?

A NBC TG 26 é um marco na contabilidade brasileira, uma vez que estabelece diretrizes rigorosas para a preparação e apresentação das demonstrações contábeis.

O que diz a NBC TG 07?

Subvenção governamental

7. Subvenção governamental, inclusive subvenção não monetária a valor justo, não deve ser reconhecida até que exista razoável segurança de que: (a) a entidade cumprirá todas as condições estabelecidas e relacionadas à subvenção; e (b) a subvenção será recebida.

Quais as demonstrações contábeis previstas na NBC TG 26?

As Demonstrações Contábeis que devem ser elaboradas pelas entidades sem finalidade de lucros são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Período, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração dos Fluxos de Caixa e Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 (R5) ou na Seção 3 da NBC TG ...

É obrigatório fazer a depreciação?

Pergunta: A realização de depreciação é obrigatória para as todas as empresas? Resp.: NEGATIVO quando estivermos tratando dos procedimentos fiscais (Imposto de Renda e CSLL) e por outro lado AFIRMATIVO (Resultado Contábil) quando estivermos tratando dos procedimentos pertinentes a legislação contábil.

Qual o método de depreciação não deve ser utilizado?

Bens aos quais não se aplica a depreciação
  • Terrenos, salvo em relação aos melhoramentos ou construções;
  • Prédios ou construções não alugados nem utilizados pelo proprietário na produção dos seus rendimentos ou destinados à revenda;
  • Bens que normalmente aumentam de valor com o tempo, como obras de arte e antiguidades;

Qual o método de depreciação mais utilizado?

Depreciação linear

É a mais comum, pois considera a desvalorização aos poucos, de acordo com o tempo de uso. É o método mais utilizado pelas empresas para realizar o cálculo, sendo considerada a que melhor representa a perda de valor real.

Artigo anterior
Quanto ganha um aposentado em Londres?
Artigo seguinte
Como excluir sites indesejados no celular?