Como deve ser realizado o descarte e manuseio de materiais perfurocortantes?

Perguntado por: Frederico Morais Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (60 avaliações)

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...

Como manusear materiais perfurocortantes?

Não utilize os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes. Nunca reencape e faça a desconexão manual de agulhas. Sempre efetue o acionamento e de forma correta dos dispositivos de segurança quando presentes nos materiais perfurocortantes.

Como é realizado o manuseio e descarte de objetos Perfuro-cortantes utilizados por técnicos e auxiliares de enfermagem?

No momento do descarte dos perfurocortantes, as agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas. É vedado à desconexão manual, assim como não se deve quebrar, entortar ou recapear agulhas ou qualquer material perfurocortante após o uso.

Como realizar o descarte de agulhas?

O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário. Agulhas e seringas não devem ser reencapadas ou desacopladas da seringa para descarte.

Quais os cuidados que se devem tomar ao manusear materiais perfurocortantes e materiais biológicos?

Cuidados com materiais perfuro-cortantes:
  1. Máxima atenção durante a realização dos procedimentos;
  2. Jamais utilizar os dedos como anteparo durante a realização de procedimentos que envolvam materiais perfurocortantes;
  3. As agulhas não devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mãos;

O descarte correto de materiais perfurocortantes.

37 questões relacionadas encontradas

Quais os cuidados imediatos após exposição por material biológico?

Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.

Quais as medidas de prevenção da exposição com material biológico?

Medidas de Prevenção de Exposição a Material Biológico
  • Adotar cuidados com a biossegurança;
  • Uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual): uso de máscaras, luvas, avental, botas;
  • Lavar as mãos com água corrente e sabão;
  • Imunização para Hepatite B ( 3 doses e realização do anti HBS)

Como proceder para descartar seringas e agulhas?

Os usuários destes materiais podem colocá-los em garrafas PET identificadas e entregar nos postos de saúde. Medicamentos vencidos ou em desuso devem ser encaminhados às farmácias para logística reversa. Nunca descarte agulhas, seringas, objetos cortantes ou medicamentos no lixo comum.

Como descartar agulhas vencidas?

A população poderá descartar medicamentos vencidos, embalagens cortantes, ampolas, agulhas, entre outros, em cinco lojas da rede Pão de Açúcar. Para isso, estão sendo disponibilizadas urnas coletoras, que são confeccionadas de maneira especial para garantir a segurança.

Quais condutas serão realizadas em caso de acidentes com perfuro cortante e por quê?

O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.

Onde descartar a caixa de Perfuro-cortante?

O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.

Quem realiza a coleta dos objetos Perfuro-cortantes?

Assim, toda empresa que trabalha com bisturis, lâminas de barbear, agulhas ou vidros quebrados devem realizar adequadamente a coleta de material perfurocortante; caso contrário, estão sujeitas à sanção, visto que a lei determina que a coleta de material perfurocortante é de responsabilidade da empresa que o utiliza.

Qual NR fala sobre materiais cortantes?

Normativa cria plano de prevenção de riscos e acidentes com materiais perfurocortantesSão Paulo, 2 de março de 2012. Está em vigor desde 1º de janeiro de 2012 a Portaria nº 1.748 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicada em 30 de agosto de 2011.

Quais são as medidas de controle para prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes Segundo a NR 32?

Para evitar esse tipo de acidente, é indispensável o uso do dispositivo de segurança. Esse dispositivo é um item integrado a um conjunto do qual faça parte o elemento perfurocortante, ou uma tecnologia capaz de reduzir o risco de acidente, seja qual for seu mecanismo de ativação.

Qual o grupo dos materiais perfurocortantes?

Os materiais perfurocortantes, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são classificados como Grupo E, compreendendo qualquer dispositivo ou objetos com cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.

Como descartar resíduos Perfuro-cortantes segundo as normas de biossegurança da Anvisa?

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...

O que é considerado lixo hospitalar?

O lixo hospitalar, também chamado de resíduo hospitalar e de resíduo de serviços de saúde, é todo tipo de lixo proveniente do atendimento a pacientes ou de qualquer estabelecimento de saúde ou unidade que execute atividades de natureza de atendimento médico, tanto para seres humanos quanto para animais.

Como descartar corretamente o lixo hospitalar?

Primeiramente, o lixo hospitalar é descartado em um saco plástico branco extremamente resistente. Esse saco plástico não pode ser reaproveitado posteriormente e deve atender à NBR 9191/2000 da ABNT.

Onde jogar fora seringas?

Onde descartar corretamente os medicamentos e seringas? Uma forma de descarte é ir ao postos de saúde ou redes de farmácia. Algumas delas têm um programa especial de coleta especial para esse tipo de resíduo.

Onde descartar seringa com sangue?

Caso as seringas, desde que sem agulha, tenham entrado em contato com material biológico são classificadas como grupo A4. Devem ser acondicionadas em saco branco leitoso, com pictograma de infectante e dispostas, sem tratamento prévio, em aterro sanitário.

Como reciclar seringas?

O NEX – Reciclagem de Lixo Perfuro Cortante reciclará a agulha e o plástico. Depois de fazer a aplicação, a seringa será colocada em um extrator que puxa o aço. A agulha cairá em um compartimento interno. O plástico será depositado em outra parte do aparelho.

Quais são as formas de prevenção de contaminação?

  • lavar as mãos com água e sabão com frequência.
  • evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • ficar em casa quando estiver doente.
  • cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Como proceder após contaminação com material infectado?

A primeira medida que deve ser tomada após a exposição a qualquer material contaminado é a lavagem exaustiva do local com água e sabão, exceto quando o local de contato for à conjuntiva ocular, que deve ser irrigada intensamente com qualquer solução estéril ou água corrente.

O que é exposição a material biológico?

É a exposição a sangue, fluidos orgânicos potencialmente infectantes (sêmen, secreção vaginal, liquor, líquido sinovial, líquido pleural e amniótico), fluidos orgânicos potencialmente não-infectantes (suor, lágrima, fezes, urina e saliva), exceto se contaminado com sangue.

Quais os cuidados que deverão ser usados após acidente com um profissional acidentado com material Perfuro-cortante?

Quais ações devem ser realizadas após um acidente com perfurocortantes?
  • Acolhimento e registro do atendimento ao profissional acidentado;
  • Identificar fatores de maior e menor gravidade durante histórico do acidente de trabalho e risco da exposição;

Artigo anterior
Quanto tempo dura o amor?
Artigo seguinte
Quais são os itens de custeio e capital do PDDE?