Como deve ser o processo de julgamento de uma concorrência pública?
Perguntado por: Igor Rodrigo Barros Mota | Última atualização: 2. März 2022Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)
Em síntese, a concorrência apresenta as seguintes fases, em seu procedimento: edital ou fase de abertura, habilitação, classificação e julgamento das propostas, homologação e adjudicação.
Como funciona concorrência pública?
Concorrência pública é uma modalidade de licitação para contratos de grande vulto, que se realiza com ampla competição, não havendo necessidade de cadastro prévio dos concorrentes.
Como fazer uma concorrência pública?
- abertura;
- habilitação — análise da documentação dos licitantes;
- classificação e julgamento das propostas — ocorre a abertura dos envelopes contendo as propostas dos participantes, onde são examinados e rubricados pelos licitantes e também pela comissão de licitação;
Como será feito o julgamento das propostas?
Modos de Disputa. A Nova Lei trouxe em si, de forma similar à Lei 13.303/16, os modos de disputa para a etapa de julgamento da proposta aberto e fechado. No primeiro, os licitantes farão a apresentação de suas propostas, cabendo a adoção de lances públicos e sucessivos, crescentes ou decrescentes.
O que são critérios de julgamento?
» Técnica e preço: critério de seleção em que a proposta mais vantajosa para a Administração é escolhida com base na maior média ponderada, considerando-se as notas obtidas nas propostas de preços e de técnica. ...
Episódio 09 - A Concorrência | Série Licitações
Quais os critérios de julgamento para a seleção da proposta previstas no decreto?
Quanto aos critérios de julgamento da melhor proposta no novo decreto: 8 – Os critérios de julgamento empregados na seleção da proposta mais vantajosa para a administração serão os de menor preço ou maior desconto, CONFORME DISPUSER O EDITAL.
Quais os critérios para julgamento das propostas pela nova Lei das licitações?
Posto isso, o processo licitatório, segundo a Lei nº 14.133/2021, possui novos critérios de julgamento, além daqueles previsto na legislação anterior, sendo eles, segundo artigo 33, o de maior desconto, melhor técnica ou conteúdo artístico e de maior retorno econômico, além daqueles da Lei 8.666/93: menor preço, ...
Como se dá o julgamento da melhor proposta no pregão?
Assim, pode-se afirmar que no pregão (tanto presencial como eletrônico), o julgamento das propostas deve ser dividido em dois momentos. O primeiro é anterior à fase de lances e destina-se a classificar os licitantes cujos produtos/serviços ofertados estejam compatíveis com as exigências editalícias.
Qual a importância da análise e do julgamento de propostas?
Essa análise exaustiva da proposta impede, ou deveria impedir, a participação na fase de lances de empresas com produtos ou serviços em desconformidade com o exigido em Edital. Esse é, em regra, o objetivo do exame de conformidade de propostas no pregão presencial.
Será desclassificada a proposta que identifique o licitante?
Resumindo, o licitante desatento que colocar a identificação de sua empresa na proposta cadastrada de preenchimento de campos no ComprasNet será sim desclassificado de pronto. Porém, tendo o cuidado nesse preenchimento, sem identificação, não será desclassificado.
Quais são as fases da Concorrência?
Em síntese, a concorrência apresenta as seguintes fases, em seu procedimento: edital ou fase de abertura, habilitação, classificação e julgamento das propostas, homologação e adjudicação.
Qual a diferença entre um leilão é uma concorrência pública?
A modalidade concurso é utilizada entre quaisquer interessados, especificamente para trabalhos técnicos, científicos ou artísticos. Já no Leilão, a modalidade é aplicada na venda de bens móveis ou alienação de bens imóveis da Administração Pública.
Como fazer uma licitação na prefeitura?
Para participar de um processo licitatório através do Portal de Compras Públicas, é necessário fazer o seu cadastro no portal, ficar atento ao aviso de licitações, ler os editais com atenção, levantar os documentos necessários, se inscrever nos processos e enviar as propostas.
Quem pode participar da Concorrência?
Os interessados em participar da Concorrência independem de serem cadastrados previamente no órgão. Veja que a lei diz que é uma modalidade entre QUAISQUER interessados que possuam os requisitos mínimos exigidos no edital. A Lei 8.666/1993 também traz outros assuntos importantes em relação à Concorrência: Art.
Quais os limites mínimos para a utilização da concorrência pública?
• Concorrência Pública
Limites para compras: Obras e serviços de Engenharia acima de R$ 3.300.000,01. Obras, produtos e Serviços Comuns acima de R$ 1.400.000,01.
Como é feita a tomada de preços?
O conceito legal de tomada de preços informa que: “é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação”.
Qual o objetivo do julgamento?
O Princípio do julgamento objetivo obriga a Administração a efetuar o julgamento das propostas com base nos critérios já definidos no instrumento convocatório, a fim de escolher as propostas mais coerentes..., vantajosas e que obedecem às normas do edital, sendo vedado o subjetivismo do julgador no momento do ...
Qual é o princípio do julgamento objetivo?
“o (princípio) do julgamento objetivo atrela a Administração, na apreciação das propostas, aos critérios de aferição previamente definidos no edital ou carta-convite, com o fim de evitar que o julgamento se faça segundo critérios desconhecidos pelos licitantes, ao alvedrio da subjetividade pessoal do julgador; o art.
O que é um julgamento objetivo?
8666/93, o princípio do julgamento objetivo vincula a Administração, na apreciação das propostas e demais documentos, aos critérios estabelecidos previamente no Edital, de modo que, no curso do procedimento licitatório não poderá a Administração utilizar de critérios desconhecidos para aferir a aceitabilidade das ...
Quais os procedimentos do pregão?
O procedimento do pregão é marcado pela inversão das fases de habilitação e classificação em relação à concorrência, à tomada de preços e ao convite, ou seja, por primeiro faz-se o julgamento e a classificação, passando-se, em seguida, à fase de habilitação.
Como funciona o pregão na licitação?
O Pregão Presencial é utilizado para a aquisição de bens e serviços comuns. Essa disputa é realizada em sessão pública, através de propostas de preços escritas e lances verbais, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.
Quanto às formas de utilização do pregão as formas corretas são?
O pregão possui duas formas para ser realizado: presencial e eletrônica. O pregão presencial ocorre em sessão pública nas instalações do órgão público, na qual comparecem os licitantes ou seus representantes legais, devidamente credenciados, para oferecerem lances verbais.
Quais são os critérios de julgamento nas licitações?
O art. 33 do Projeto alinha como critérios de julgamento de propostas: menor preço; maior desconto; melhor técnica ou conteúdo artístico; técnica e preço; maior lance, no caso de leilão; e maior retorno econômico.
Quais os critérios de julgamento das propostas estabelecidas na Lei n 14.133 2021?
Examinando a Lei 14.133/21 verifica-se que o dispositivo acerca dos “tipos de licitação” deixou de existir, e o que era “tipo de licitação” passou a se designar “critério de julgamento”, os quais podem, assim, serem enumerados: menor preço; maior desconto; melhor técnica ou conteúdo artístico; técnica e preço; maior ...
Quais são os critérios de julgamento estabelecidos pela Lei n 14.133 2021?
Ainda, a definição de pregão trazida pelo artigo 6°, XLI, da Lei n° 14.133/21 estabelece a necessidade de o critério de julgamento adotado ser o do menor preço ou do menor desconto, restringindo as possibilidades nas quais é possível adotar o pregão como modalidade cabível.
Qual a faixa etária de vida no Brasil?
O que é comportamento do cliente?