Como deve ser o cabeçalho de uma resenha?

Perguntado por: Ana Luciana Teixeira de Pires  |  Última atualização: 16. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

O cabeçalho do texto deve ser configurado em 1 cm e o rodapé em 0,5 cm, isso faz com que haja um maior aproveitamento da página. O título da resenha deve estar centralizado, em tamanho doze, em negrito, com letras maiúsculas e minúsculas. Ao final do texto do título não deve ser colocado ponto final.

Como fazer o cabeçalho de uma resenha?

SOBRENOME, Nome do Autor da obra. Título da obra resenhada. Cidade: Editora, ano da publicação. Número de páginas.

Como deve ser o título de uma resenha?

Título da resenha, sendo de criação pessoal e diferente do título da obra resenhada. Deve explicitar o conteúdo do texto resenhado, levando em conta, de forma interpretativa, o que achar mais importante ressaltar do texto. Identificar autor(a) e suas respectivas informarções.

Como deve ser a estrutura de uma resenha?

Sobre a estrutura, a resenha crítica, normalmente, é composta por título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título na resenha pode retomar o nome da obra, antecipar a análise principal do texto ou surtir curiosidade no leitor.

Qual a Formatacao de uma resenha?

O texto deve ser formatado em fonte Calibri, tamanho 12, entrelinhas 1,5, justificado. Deve haver uma linha de espaço entre o título ou o subtítulo e o primeiro parágrafo. O tamanho máximo deve ser de 3 páginas, incluindo imagens e referências.

COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA! Fácil, rápido e prático! (resumo e resenha)

28 questões relacionadas encontradas

Quais Os 4 Tipos de resenha?

Quais são os principais tipos de resenha?
  • Resenha científica. A resenha científica faz um resumo e a interpretação do texto-fonte. ...
  • Resenha descritiva. ...
  • Resenha crítica. ...
  • Defina o tipo de resenha que deseja fazer. ...
  • Consuma a obra. ...
  • Identifique os pontos principais da obra. ...
  • Consuma novamente a obra. ...
  • Escreva a resenha.

Como iniciar uma resenha exemplo?

Uma resenha de livro deve começar com uma introdução que apresenta a obra e o autor, seguida de um resumo que destaca os principais pontos da trama sem revelar detalhes cruciais. Inclua uma avaliação crítica que discuta temas, estilo de escrita, e a eficácia do autor em transmitir sua mensagem.

O que não pode faltar em uma resenha?

Informações bibliográficas do material a ser resenhado: autor, título da obra, lugar e data de publicação e identificação das páginas (no caso de livros). Resumo com conteúdo da obra: exposição com os principais pontos apresentados no material resenhado.

Quantas linhas deve conter uma resenha?

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Quais são as características centrais de uma resenha?

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Onde colocar o nome do autor da resenha?

No topo da página coloque a citação completa da obra, de acordo com ABNT, centralizada. Abaixo, alinhado à direita coloque o nome completo do resenhador seguido de uma chamada numérica (no rodapé desta primeira chamada coloque formação e filiação institucional).

O que a ABNT diz sobre resenha?

NOTA Resenha e recensão não estão sujeitas a limite de palavras. 4.2.3 Devem ser elaboradas por outrem que não o autor do documento ou objeto. 4.2.4 Devem ser precedidas pela referência, quando forem publicadas separadamente do documento ou objeto.

Em que pessoa se escreve uma resenha?

Geralmente, os resenhistas escrevem esse tipo de conteúdo na primeira pessoa do plural (nós) ou na terceira pessoa do singular ou plural (ele ou eles), dando um tom mais impessoal ao texto, ainda que se trate de uma avaliação própria.

Como começar o cabeçalho?

Vá para Inserir > Cabeçalho ou Rodapé. Escolha a partir de uma lista de cabeçalhos ou rodapés padrão, acesse a lista de opções Cabeçalho ou Rodapé e selecione o cabeçalho ou rodapé que você deseja.

Precisa colocar referência em resenha crítica?

Afinal de contas, além da descrição da obra, a resenha deve trazer outras ideias e referências complementares. Além de que, como o próprio nome sugere, a resenha crítica também deve compreender uma crítica ao texto.

Como fazer uma resenha passo a passo?

Separei as principais abaixo:
  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. Após apresentar os dados técnicos, faça o primeiro parágrafo como forma de introdução. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.

Como fazer a conclusão de uma resenha?

Neste artigo, vamos explorar algumas dicas sobre como concluir uma resenha crítica de forma eficaz.
  1. Recapitule os principais pontos. ...
  2. Apresente sua opinião final. ...
  3. Destaque os pontos positivos e negativos. ...
  4. Sugira possíveis melhorias ou alternativas. ...
  5. Encerre com uma frase impactante.

Qual é a diferença entre resumo é resenha?

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Porque a resenha não é um resumo?

Aliás, diferente do resumo, o objetivo da resenha não é descrever o conteúdo de forma resumida, mas sim, expor a opinião do autor e influenciar as escolhas do leitor. Na resenha é possível adicionar outras informações relevantes, falar sobre o autor, analisar a relevância da obra e comentar sobre os prós e contras.

Quantas páginas tem que ter uma resenha?

Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos. Outro ponto importante é que a resenha não é um texto acadêmico tão formal a ponto de precisar de citações ou referências.

Qual é o tipo de linguagem de uma resenha?

A linguagem deve ser impessoal; Os verbos não podem ser escritos em primeira pessoa; Use fonte Times New Roman ou Arial; O restante do texto deve ser escrito conforme as normas da ABNT.

Qual linguagem deve ser adotada nas resenhas críticas?

No resumo não inserimos qualquer tipo de posicionamento, de modo que a linguagem empregada é sempre neutra e impessoal. Logo, no resumo deve-se haver um distanciamento.

Pode usar citação na resenha?

Segundo os Critérios SciELO, resenhas precisam ser passíveis de citação/referência bibliográfica.

O que é uma resenha e exemplos?

A resenha é um gênero científico muito usado para produzir materiais de estudo, podendo ter aspectos descritivos ou argumentativos. A resenha é bastante cobrada em ambientes de produção de conhecimento. Resenha é um gênero cada vez mais cobrado em ambientes acadêmicos e de produção de conhecimento.

Artigo anterior
Como é que se escreve de novo?
Artigo seguinte
O que é um quarto de xícara?