Como deve ser feito o controle externo da administração pública?

Perguntado por: Ana Viviane Leal Campos Fernandes  |  Última atualização: 8. April 2025
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

O controle externo é realizado por agentes externos, como Tribunais de Contas, Poder Judiciário e Legislativo, com o intuito de fiscalizar a probidade dos atos praticados e a regularidade de gastos conforme o planejamento orçamentário.

Quais são as formas de controle externo?

Controle Externo

Por exemplo: a sustação, pelo Congresso Nacional, de atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do Poder regulamentar. Esse é um exemplo de controle externo, já que o Congresso Nacional (Poder Legislativo) exerce um controle sobre atos do Poder Executivo.

O que é o controle externo da Administração Pública?

Por outro lado, chama-se controle externo quando um Poder exerce a revisão dos atos administrativos de outro Poder. Por exemplo: a sustação, pelo Congresso Nacional, de atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do Poder regulamentar.

Como é feito o controle da administração pública?

O exercício do controle administrativo pode ocorrer de oficio, isto é, por iniciativa da própria administração pública, ou ser deflagrado por provocação dos administrados, mediante reclamações, representações, impugnações, recursos e petições administrativas de um modo geral, tenham ou não denominação específica.

Quem exerce o controle externo da Administração Pública?

O TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país e contribuir com o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade.

Controle Externo e Controle Interno na Administração Pública (Prof. Gustavo Muzy)

31 questões relacionadas encontradas

É correto afirmar que o controle externo da administração pode ser é realizado por?

o controle externo da União e das entidades da Administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercido pelo Tribunal de Contas da União e supletivamente pelo Congresso Nacional.

Quais são os 3 instrumentos de controle administrativo?

O controle administrativo pode ser desencadeado de ofício ou por provocação, sendo que os principias instrumentos utilizados para essa finalidade são o direito de petição, o pedido de reconsideração, o recurso hierárquico próprio e o recurso hierárquico impróprio.

Que formas de controle a administração?

Modalidades de Controle Administrativo
  • Representação. Trata-se da denúncia de irregularidades. ...
  • Reclamação Administrativa. Prevista no Decreto nº 20.910/32, ainda em vigor, presta-se a reconhecer direito ou corrigir ato que cause lesão ou ameaça. ...
  • Reconsideração. ...
  • Revisão.

Quais são os princípios que se aplicam ao controle da administração pública?

A Administração Pública está subordinada aos princípios de Di- reito Administrativo e, em especial, aos princípios básicos instituídos no artigo 37, caput, da Constituição da República, a saber: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais são os meios de controle administrativo?

São eles: Habeas data; Habeas corpus; Mandado de segurança individual; Mandado de segurança coletivo; Mandado de injunção; Ação popular e o direito de petição; Ação civil pública.

Qual a importância do controle externo?

O controle externo desempenha um papel fundamental na fiscalização da Administração Pública, garantindo a transparência, a legalidade e a eficiência na gestão dos recursos públicos. Este mecanismo é essencial para manter o equilíbrio entre os poderes e para promover a fiscalização dos gastos governamentais.

Quando falamos em controle externo?

Agora, quando falamos de controle externo, falamos do conjunto de mecanismos e ações que têm como objetivo fiscalizar, avaliar e julgar a legalidade, legitimidade, eficiência e eficácia da atuação dos órgãos e entidades públicas.

O que diz o artigo 74 da Constituição Federal?

Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou abuso, darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária."

O que diz o artigo 71 da Constituição Federal?

71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: Art. 72.

O que diz o artigo 70 da Constituição Federal?

A Constituição do Brasil – art. 70 – estabelece que compete ao Tribunal de Contas auxiliar o Legislativo na função de fiscalização a ele designada. (...) Não cabe ao Poder Legislativo apreciar recursos interpostos contra decisões tomadas em processos administrativos nos quais se discuta questão tributária.

Como está estruturado o sistema de controle externo brasileiro?

No sistema brasileiro atual, o controle externo é atribuição do Poder Legislativo, a quem incumbe, em primeiro plano, o julga- mento político das prestações de contas do Chefe do Poder Executivo (isso ocorre em todas as esferas federativas, simetricamen- te).

Quais são os 4 princípios administrativos?

São eles: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. A partir das quatro bases a administração da empresa é melhor desenvolvida e alcança melhores níveis de excelência e eficácia.

Qual o princípio mais importante da Administração Pública?

Princípio da Legalidade

O respeito às leis é também uma das bases da Administração Pública. Essa é a essência do princípio da Legalidade, segundo o qual todo agente e órgão público deve pautar sua conduta de acordo com o que diz a lei.

O que o parágrafo do artigo 37 explica?

O que o parágrafo do artigo 37 explica? Esse princípio estipula que, como regra geral, os atos praticados pela Administração devem ser amplamente divulgados. A visibilidade dos atos administrativos guarda estreita relação com o princípio democrático, possibilitando o exercício do controle social sobre os atos públicos.

Quais são os órgãos de controle interno e externo?

São dois os sistemas de controle definidos pela Constituição Federal: a) o controle interno, realizado pelos próprios órgãos do aparelho estatal; b) o controle externo, realizado pelo Poder Legislativo, que conta com o auxílio da corte de contas.

Quais são os três métodos básicos de controle?

Quais são os três métodos básicos de controle? Controles pela visão, pela expressão verbal e por relatórios escritos.

Qual é a necessidade de promovermos o controle interno e externo na Administração Pública?

O controle na administração pública é uma necessidade incessante do gestor público para garantir a eficiência e a eficácia e também para dar cumprimento aos princípios expressos no art. 31 da CF impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais são os tipos de controle?

Tipos de Controle
  • Controle interno.
  • Controle externo.
  • Controle organizacional.
  • Controle interorganizacional.

Qual a função do controle na administração?

É um procedimento que faz parte do processo administrativo e compreende todas as atividades da empresa. Seu intuito é garantir que as operações reais coincidam com o planejado. Sendo assim, o controle é uma função administrativa, um trabalho de coordenação da base que permite a otimização da gestão.

Para que serve o controle da administração pública?

O controle jurídico dos atos do administrador público tem algumas vertentes básicas: a de proteger o interesse e o Patrimônio Público, a de assegurar os direitos e garantias individuais e coletivas (evitando abusos e desvios de poder), a de promover a responsabilização dos administradores e administrados (quer civil ...

Artigo anterior
O que é um plano de inspeção e qual seu objetivo?
Artigo seguinte
Por que a palavra após é acentuada?