Como deve ser feita a leitura do volume para se evitar o erro de paralaxe?

Perguntado por: André Hélder Cruz Barbosa Soares  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 5/5 (44 avaliações)

Para evitar o erro de paralaxe, a leitura deverá ser feita de modo que a direção do olhar coincida com a linha tangente à parte inferior do menisco. Para evitar o erro de paralaxe, a leitura deverá ser feita de modo que a direção do olhar coincida com a linha tangente à parte superior do menisco.

O que deve ser feito para evitar o erro de paralaxe em uma medida de volume?

A forma biselada, muito comum, do bordo das réguas onde está inscrita a graduação, tem por objetivo diminuir o erro de paralaxe, quando não há o cuidado de o evitar. O erro de paralaxe pode ser calculado, mas, o melhor é evitá-lo. ... Este é o método de paralaxe. Um método de medição (indireta).

Como corrigir o erro de paralaxe?

Ao analisar um problema e propor é preciso se reposicionar, ouvir outras pessoas, olhar para o problema de forma diferente, de preferência de frente, de forma neutra para que seja possível ver os dados exatamente como são.

Qual a forma correta de fazer a leitura em um material volumétrico?

a) Leitura correta de volume

Ao ler volumes em vidraria volumétrica devem-se evitar erros decorrentes de mau posicionamento do olho em relação à altura do menisco do líquido. Procure sempre posicionar-se de modo que sua linha de visão fique, em ralação à superfície do líquido, como ilustrado na Figura 1.

Como deve ser realizada a leitura do menisco na medição de volumes?

Se o menisco for de uma superfície côncava, sua parte inferior deverá coincidir com a linha de aferição. Se for convexo, será considerada sua parte superior, Figura 14; 2. Se o líquido for transparente, a parte inferior do menismo deverá coincidir com a linha de aferição.

Erro Paralaxe no Multímetro Analógico: Como Evitar

17 questões relacionadas encontradas

Como deve ser feito o ajuste do menisco?

O ajuste do menisco deve ser feito de modo que o seu ponto inferior fique horizontalmente tangente ao plano superior da linha de referência ou traço de graduação, mantendo o plano de visão coincidente com esse mesmo plano. Efetuando uma leituira corretamente Leitura do menisco.

Qual a importância da leitura correta do menisco na medição de volumes em instrumentos volumétricos?

A leitura do menisco é experimentalmente um passo crítico, tanto na calibração como na medição de volume em qualquer instrumento volumétrico utilizado em laboratório e deve ser realizada de forma correcta para se evitar erros de leitura do operador.

O que é uma pipeta volumétrica?

Uma pipeta volumétrica é um dispositivo de aspiração, de vidro, de volume determinado que apresenta uma zona central mais larga e que, enchendo-se por sucção, serve para transvasar líquidos.

Como se faz aferição de volume em balão volumétrico?

Com auxílio de um bastão de vidro, dissolver o NaOH em água destilada previamente fervida e fria, transferir quantitativamente a solução para o balão volumétrico de 100,00 mL e completar o volume, com água fervida, até a marca de aferição do balão. Após homogeneizar a solução, armazene-a em frasco plástico.

Como ler uma proveta?

Já dentro da proveta, a superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco (observar na figura 2). A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se olharmos para a figura ao lado, colocando os nossos olhos ao nível do menisco, podemos fazer uma leitura de 18 ml.

O que é erro de paralaxe e como Corrigi-lo?

Erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de graduação causada por um desvio optico causado pelo ângulo de visão do observador. Pode ocorrer em vidrarias como buretas, provetas, pipetas etc.

Como evitar erros de medição?

A melhor maneira de prevenir esse tipo de erro é realizando uma grande quantidade de medições, o que vai permitir neutralizá-los por meio do estabelecimento de um valor médio. Um exemplo desse tipo de erro seria o desvio de pontaria na leitura de distâncias horizontais.

Quais são os tipos de erros de medição?

No geral, o erro de medição é composto por duas partes: uma aleatória e uma sistemática. A primeira compreende o percentual imprevisível desse erro, não pode ser corrigida. Já a segunda é previsível, podendo ser mensurada e corrigida.

Pode ocorrer erro de paralaxe na leitura do volume de um líquido em uma pipeta graduada?

Erro de paralaxe é um erro que ocorre pela observação errada na escala de medida, devido a um desvio ótico causado pelo ângulo de visão do observador. ... Pode ocorrer erro de paralaxe na leitura do volume de um líquido em uma pipeta graduada.

Quando estamos falando de medição com paquímetro um dos erros que podemos cometer e o erro de paralaxe o que significa este erro?

Dependendo do ângulo de visão do operador, pode ocorrer o erro por paralaxe, pois devido a esse ângulo, aparentemente há coincidência entre um traço da escala fixa com outro da móvel. ... Para não cometer o erro de paralaxe, é aconselhável que se faça a leitura situando o paquímetro em uma posição perpendicular aos olhos.

Para que serve a propriedade Parallax?

O efeito parallax tem como base uma ilusão de ótica, pois dá a impressão ao olho humano de que objetos ou pessoas estão em movimento, mais perto ou afastados. Assim, esse recurso de webdesign causa a sensação de que imagens distantes se movimentam mais devagar do que os objetos que estão próximos.

Como calibrar vidrarias volumétricas?

Ao se realizar uma Calibração de Volume o ideal é colocar água destilada em cada vidraria até o menisco, pois a água é considerada o líquido padrão para a calibração de vidrarias. Em seguida, a água deve ser transferida para um béquer previamente pesado. O béquer será pesado juntamente com a água.

Como deve ser feita a calibração de pipeta volumétrica?

A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2).

É possível medir volumes variados em pipetas volumétricas?

Já em pipetas volumétricas, a medida é marcada por uma linha. Apresenta graduações ao longo de sua estrutura que possibilitam a sucção de variadas quantidades de líquido. Esse modelo não pode ser aquecido e é utilizado para a medição de pequenos volumes e volumes variáveis.

Qual é a função da pipeta?

A pipeta é um material de laboratório muito utilizado, e sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido. São usadas, por exemplo, em diversos exames médicos e no estudo da biologia molecular.

Para que serve a pipeta graduada e Volumetrica?

Enquanto a pipeta graduada possui graduações em seu corpo que possibilitam a sucção de volumes variados de líquido, a pipeta volumétrica só permite transferir uma quantidade exata de fluido de acordo com sua capacidade.

Quando se deve usar a pipeta Volumetrica?

A pipeta volumétrica é utilizada na medição de um volume exacto da solução concentrada ou do líquido e sua transferência para um balão volumétrico, onde será acrescentado solvente até a linha inferior do menisco da solução coincidir com a linha marcada no gargalo do balão volumétrico.

Por que a leitura do menisco deve ser feita na altura dos olhos do operador?

Evitando a paralaxe.

A superfície de um líquido confinado num tubo estreito exibe uma curvatura marcante, ou menisco, que consiste na interface entre o ar e o líquido a ser medido. Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (Figura 4).

O que é menisco na vidraria?

O menisco (do grego mene, 'lua', diminutivo iskos, 'meia-lua') é a curva que se forma na superfície dum líquido perto da superfície do recipiente que o contém ou doutro objecto, causada pela tensão superficial. Pode ser côncavo ou convexo dependendo do líquido e da superfície sobre a qual se forma.

O que é o menisco na química?

O MENISCO é a curva que se forma na superfície de um líquido perto da superfície do recipiente que o contém, causada pela tensão superficial. ... Os meniscos CÔNCAVOS se formam quando as partículas do líquido são atraídas mais fortemente pelo recipiente (adesão) do qual o contém do que se atraem entre si (coesão).

Artigo anterior
O que é agravo de instrumento no Processo Civil?
Artigo seguinte
Qual material é feito a borracha escolar?