Como deve ser feita a higiene íntima do paciente?

Perguntado por: Lucas Santos de Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (39 avaliações)

Colocar a paciente em posição ginecológica cobrindo-a com o lençol; • Colocar o impermeável e a comadre sob a paciente; • Jorrar pequena quantidade de água morna sobre a vulva; • Com a compressa, ensaboar a região pubiana, vulva e períneo, de cima para baixo; • Enxaguar a região; • Enxugar delicadamente a região com ...

Qual a forma correta de fazer a higiene íntima?

A recomendação é que a higiene deve ser feita três vezes ao dia, de preferência com água, sabonete especial e usando somente os dedos. Esponjas, cotonetes ou qualquer outro apetrecho devem ser descartados, pois podem raspar a vulva e provocar ferimentos.

Qual a técnica para higiene perineal masculina?

Na hora do banho, puxe o prepúcio (pele que coberta a cabeça do membro) até que o mesmo esteja exposto. Logo após, lave com água e sabonete levemente até que a esmegma (secreção branca) saia por completo. Posteriormente, a higiene genital e anal deve ser feita conforme habitual.

Como limpar o pênis antes do sexo?

“Homem e mulher devem tomar banho ou, ao menos, realizar higiene íntima e lavar as mãos com sabonete neutro para evitar a transmissão de bactérias e problemas de saúde infecciosos”, alerta o Dr. Luiz Fernando Leite, ginecologista do Hospital Santa Joana.

Como eliminar esmegma masculino?

Além de evitar o mau odor, a limpeza correta ajuda a prevenir infecções por bactérias e fungos. Para limpar completamente o pênis é preciso puxar o prepúcio (pele que recobre a glande ou cabeça do pênis) até o aparecimento total da glande, lavando com água e sabão ou sabonete até sair o esmegma.

HIGIENE ÍNTIMA FEMININA: qual a técnica correta?

28 questões relacionadas encontradas

O que causa mau cheiro nas partes íntimas?

O mau cheiro na vulva é causado pelo desequilíbrio das bactérias que vivem na região íntima. A nossa flora vaginal é composta por bactérias e microorganismos que têm a função de limpar e proteger a vagina. O mesmo se aplica para a região peniana e as bactérias e fungos ali presentes.

Pode lavar a PPK por dentro?

Para começo de conversa, é importante saber que a região da vagina propriamente dita (a parte interna) não deve ser higienizada de forma alguma. Isso porque ela possui sua flora natural e sua limpeza natural, não devendo passar por qualquer tipo de higienização, seja apenas com água ou utilizando sabonetes.

O que fazer para tirar o mau cheiro da PPK?

É indicado usar sabonete neutro no banho. E nada de fazer duchas vaginas: “elas alteram o pH e a flora bacteriana”, diz a profissional. Além disso, opte por calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

Pode lavar a PPK só com água?

Pode lavar só com água? É melhor não. A água pode tirar a maior parte da sujeira, como restos de papel, sangue menstrual ou suor. Mas ela não tira a gordura, que se forma naturalmente ali entre os grandes e pequenos lábios.

É normal ter cheiro forte nas partes íntimas?

É claro que você já notou que a sua vagina tem um odor característico – e isso é completamente normal! Esse cheiro é resultado do processo de reparação celular, pelo qual as glândulas vaginais produzem secreções, que também possuem cor e texturas habituais.

Como reduzir esmegma?

Como evitar o esmegma? A higiene íntima correta, feita no banho, é a melhor forma de evitar o acúmulo de esmegma no clitóris e lábios da vulva. A limpeza deve ser realizada com água e sabonete íntimo ou neutro, começando pelo clitóris.

Como se livrar de esmegma?

O tratamento inclui melhora nas medidas de higiene, remoção dos agentes irritantes, antibióticos e antifúngicos tópicos e corticoides tópicos de baixa potência. Nos pacientes com fimose, o tratamento cirúrgico (postectomia/ circuncisão) que visa à retirada do prepúcio pode ser curativo.

Artigo anterior
Porque não usar hidroquinona?
Artigo seguinte
Qual exame fazer para saber se está infartando?