Como deve ser a subdividido os ativos não circulantes De acordo com o CPC 26?

Perguntado por: Marcos Afonso Loureiro Castro  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

Quanto às informações apresentadas no Balanço Patrimonial, conforme CPC 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis, analise as seguintes assertivas: I. O ativo não circulante deve ser subdividido em realizável em longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

Como classificar um ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Qual é o conceito e estrutura do ativo e passivo CPC 26?

O CPC 26 traz ainda que a entidade deve apresentar os ativos e os passivos segregados em circulantes e não circulantes exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável. Os tributos diferidos ativos e passivos não devem ser classificados entre os valores circulantes.

Quais são as divisões subgrupos do ativo circulante?

Ativo circulante
  • a1. Disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa)
  • a2. Créditos.
  • a3. Estoques.
  • a4. Aplicações financeiras.
  • a5. Despesas do exercício seguinte.
  • a. Realizável a longo prazo.
  • a1. Valores realizáveis em prazo superior a doze meses da data do balanço.
  • a2. Valores com prazo de realização duvidoso ou incerto.

O que deve conter nas notas explicativas de acordo com o CPC 26 R1?

As notas explicativas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.

Contabilidade - CPC 26 - Leitura - Egbert Buarque

30 questões relacionadas encontradas

O que deve ser apresentado nas notas explicativas?

Estrutura das notas explicativas

Devem apresentar informações acerca das bases de elaboração das demonstrações contábeis e das práticas utilizadas; e divulgar as informações exigidas que não tenham sido apresentadas em outras partes das demonstrações contábeis, mas que sejam relevantes para compreendê-las.

O que deve conter nas notas explicativas sobre os métodos de avaliação de ativos?

Devem constar, ainda, em nota explicativa, os critérios e as premissas adotados para determinação desse valor de mercado, bem como as políticas de atuação e controle das operações nos mercados derivativos e os riscos envolvidos.

Quais são as contas que fazem parte do ativo circulante?

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

O que faz parte do ativo circulante?

O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Quais os grupos e subgrupos do Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Quais os principais objetivos e características do CPC 26?

O CPC 26 atua com objetivo de uniformizar a apresentação das demonstrações contábeis segundo as regras internacionais. ... Nesse cenário, o CPC 26 estabelece requisitos gerais para a apresentação das demonstrações contábeis, diretrizes para a sua estrutura e os requisitos mínimos para seu conteúdo.

O que é ativo imobilizado CPC 27?

Ativo imobilizado é o item tangível que: é mantido para uso na produção ou fornecimento de mercadorias ou serviços, para aluguel a outros, ou para fins administrativos; e. se espera utilizar por mais de um período.

Qual a ordem das notas explicativas abordadas pelo CPC 26?

O CPC 26 aborda que as notas explicativas normalmente seguem uma ordem visando auxiliar os usuários na compreensão das demonstrações contábeis. Disserte sobre a ordem das notas explicativas abordadas pelo CPC 26. Resposta Esperada: I) Declaração de conformidade com o CPC. II) Resumo das políticas contábeis aplicadas.

Como classificar o ativo?

Os ativos não circulantes podem ser dividido em quatro grupos: Realizável a longo prazo.
...
Cada um deles será explicado mais detalhadamente a seguir.
  1. Ativo Realizável a longo prazo. ...
  2. Investimentos. ...
  3. Imobilizado. ...
  4. Intangível.

Quais as contas classificadas no passivo não circulante?

Passivo não circulante
  • Financiamento e empréstimos de instituições financeiras;
  • Debêntures à pagar;
  • Fornecedores de equipamentos de grande porte.
  • Empresas controladas;
  • Provisão para imposto de renda diferido;
  • Financiamentos (LP) a longo prazo;
  • Fornecedores (LP);
  • Provisão de contingência trabalhista;

Quais são as contas classificadas no passivo não circulante?

Exemplos de passivos não circulantes
  • empréstimos bancários de longo prazo;
  • aportes financeiros de acionistas, sócios e/ou investidores com tempo de quitação superior a um ano;
  • debêntures, que são títulos de créditos de um empréstimo;
  • compras divididas em prestações com período excedente a 12 meses.

Quais as contas do ativo circulante e não circulante?

Qual a diferença entre essas categorias de ativos? ... Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

O que compõe o ativo?

O Ativo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende o conjunto de Bens e Direitos da organização (entidade, empresa), possuindo valores econômicos e podendo ser convertido em dinheiro (proporcionando ganho para a empresa). É a parte positiva da posição patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados.

Quais são as contas do Passivo Circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Como montar uma nota explicativa?

Incluir informações obrigatórias que não estejam presentes em outras partes do documento; Destacar dados que, mesmo não obrigatórios, sejam relevantes para a compreensão dos registros; Apresentar as notas de maneira sistêmica; Indicar em cada item a referência para a nota explicativa específica.

Como fazer uma nota explicativa?

incluir informações obrigatórias que não estejam presentes em outras partes do documento; destacar dados que, mesmo não obrigatórios, sejam relevantes para a compreensão dos registros; apresentar as notas de maneira sistêmica; indicar em cada item a referência para a nota explicativa específica.

Quais as publicações obrigatórias que as empresas devem fazer em suas notas explicativas acerca do método da equivalência patrimonial?

A entidade deve apresentar, como informação mínima, balanço patrimonial, demonstração do resultado, demonstração dos fluxos de caixa e demonstração das mutações do patrimônio líquido, todos com informação comparativa relativa ao período anterior, bem como as respectivas notas explicativas.

Qual é a ordem de apresentação das notas explicativas?

A fim de facilitar a compreensão e a comparação das DCASP com outros órgãos ou entidades, é necessário que as notas explicativas sejam apresentadas na seguinte ordem: ... a) Natureza jurídica do órgão ou entidade. b) Domicílio do órgão ou entidade. c) Natureza das operações e principais atividades do órgão ou entidade.

Qual CPC fala das notas explicativas?

Segundo o Manual de Contabilidade Societária (2013): A entidade deve evidenciar o valor contábil das categorias de instrumentos financeiros definidas no Pronunciamento Técnico CPC 38, no balanço patrimonial ou em notas explicativas: I.

Qual a ordem das demonstrações contábeis?

As demonstrações contábeis obrigatórias são: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Demonstração do Valor Adicionado (DVA); e, Demonstração ...

Artigo anterior
Quais são misturas e quais são substâncias puras?
Artigo seguinte
Quem vai morrer na 5 temporada de Boku no Hero?