Como descrever um fato ocorrido?

Perguntado por: Daniel Castro Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (48 avaliações)

Os elementos básicos de textos narrativos são:
  1. Fato (o que se vai narrar);
  2. Tempo (quando o fato ocorreu);
  3. Lugar (onde o fato se deu);
  4. Personagens (quem participou do ocorrido ou o observou);
  5. Causa (motivo que determinou a ocorrência);
  6. Modo (como se deu o fato);
  7. Consequências.

Como descrever um acontecimento?

Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

O que indica quando ocorrem os fatos?

Tempo. ... Ele pode ser cronológico, quando segue uma ordem dos acontecimentos, ou psicológico, que não segue uma linearidade dos fatos, sendo um tempo interior que ocorre na mente dos personagens.

O que é um fato narrado?

Que é contado, proferido, relatado com descrições. Exemplo de uso da palavra Narrado: O fato foi narrado pelo dos suspeitos de forma diferente, só as investigações apontaram a versão verdadeira da história.

Como identificar o conflito de um texto?

  1. Conflito: trata-se do momento em que ocorre uma oposição entre os elementos da narrativa, resultando em uma tensão que organiza os fatos. O conflito instiga o leitor em relação à narrativa.
  2. Clímax: é quando a narrativa alcança a tensão máxima. ...
  3. Desfecho: trata-se da situação final, ou seja, a solução do conflito.

Redigindo texto de fato ocorrido - Texto Notícia - UTI do Texto

18 questões relacionadas encontradas

Como identificar o conflito na narrativa?

O conflito é mais visível entre dois ou mais personagens, geralmente um protagonista e um antagonista/inimigo/vilão, mas pode ocorrer de muitas formas diferentes. Um personagem pode facilmente se encontrar em conflito com uma força natural, como um animal ou um evento climático.

O que é o conflito de uma narrativa?

Na literatura e no cinema, conflito pode ser definido como: Um confronto entre duas forças opositoras que cria um fio narrativo em uma história. A estrutura básica do storytelling pode ser resumida como CONFLITO + AÇÃO + RESOLUÇÃO = HISTÓRIA. As duas forças opositoras que formam um conflito podem ser qualquer coisa.

Qual é o fato do narrador?

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

Onde se passa o fato narrado?

Principais elementos da narrativa

Espaço: trata-se do local onde se passa a narrativa. As ações podem se desenrolar em um espaço físico, em um espaço social ou em um espaço psicológico. Tempo: o tempo se refere à duração das ações da narrativa e desenrolar dos fatos na história.

Como identificar narrador?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

Onde e quando acontecem os fatos narrados?

O texto narrativo possui dimensões espaciais e temporais, ou seja, os fatos narrados acontecem em um determinado espaço geográfico, ou seja, em algum lugar, e em uma determinada época, passada, presente ou futura. Outra característica marcante do texto narrativo é a presença de personagens.

Em que tempo acontece os fatos narrados?

Existem dois tipos de tempo numa narrativa: Cronológico: Quando a ordem do tempo segue a ordem do relógio. É marcado por algumas palavras como: Ontem, semanas depois, ao meio dia, etc. Psicológico: É o tempo que ocorre quando o personagem se encontra sonhando, imaginando, relembrando ou pensando.

É possível saber exatamente quando ocorreram os fatos?

Não é possível saber com exatidão quando a história aconteceu. Sabe-se apenas que ela ocorreu em um passado remoto, em tempo indefinido.

Como começar a narrar uma história?

Uma história pode começar com uma introdução do próprio narrador. Apresentar-se como o narrador da sua própria história, e fornecer detalhes mais, ou menos, pertinentes para o desenrolar da história, é uma abordagem directa que, por vezes, funciona muito bem.

Como fazer a descrição de um texto?

Características do texto descritivo
  1. Há um observador, que pode ser um narrador, personagem, colunista… ...
  2. Foco no objeto descrito;
  3. Presença de adjetivos ou frases que qualificam esse objeto e de comparação;
  4. Uso de verbos de ligação;
  5. Relato de fatos concretos, sem muita divagação;

Como se começa um texto?

Frases para iniciar uma introdução
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Quem são os personagens do fato narrado?

Narrador personagem: participa da história como protagonista. Narra em primeira pessoa. Narrador testemunha: participa da história como personagem secundário. Narra em primeira e terceira pessoas.

Quais são as formas de narrativa?

Os tipos de narração costumam se dividir em romance, novela, conto, crônica e fábula.

Quais são as características de um texto narrativo?

Texto narrativo é um tipo de texto que esboça as ações de personagens num determinado tempo e espaço. Geralmente, ele é escrito em prosa e nele são narrados (contados) alguns fatos e acontecimentos. Alguns exemplos de textos narrativos são: romance, novela, conto, crônica e fábula.

Como se chama a perspectiva do narrador?

O ponto de vista, ou o tipo de narração, lida com quem está contando a história: primeira pessoa (eu, eu, meu) ou terceira pessoa (ele, ela, eles).

O que é o narrador de um texto?

Narrador - É aquele que narra a história, atuando como um mediador entre a história narrada e o leitor/ouvinte. Classifica-se em três modalidades: Narrador-personagem - Ele conta e participa dos fatos ao mesmo tempo. Neste caso a narrativa é contada em 1ª pessoa.

Qual a principal característica da personagem do narrador?

narrador observador: conta uma história como alguém que a percebe de fora. narrador onisciente neutro: conhece intimamente todas as personagens e expõe fatos com distanciamento. narrador onisciente intruso: conhece as emoções e pensamentos das personagens e expõe sua opinião a respeito.

Que conflito?

De acordo com o dicionário Aulete, o conceito de conflito é “oposição de ideias, sentimentos ou interesses”, ou seja, o conflito é o choque entre forças contrárias ou opiniões divergentes. Onde há um grupo de pessoas, há conflito e oportunidades de mudanças.

O que é conflito nos textos teatrais?

Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral. Clímax: momento de maior tensão do drama. Desfecho: desenlace da ação dramática.

O que é conflito na língua portuguesa?

A palavra conflito , na língua portuguesa, refere-se a profunda falta de entendimento entre duas ou mais partes (Houaiss, 2004). Este vocábulo vem do latim conflictus : desacordo, choque.

Artigo anterior
Para que serve uma emenda constitucional?
Artigo seguinte
Qual a função do software de gestão?