Como descobrir quais sao os pronomes relativos?
Perguntado por: Raquel Madalena Branco | Última atualização: 9. April 2025Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)
O pronome relativo faz a retomada de um substantivo anteriormente mencionado em uma frase. Os pronomes relativos invariáveis são: “que”, “quem” e “onde”. Os pronomes relativos variáveis são: “o qual”, “a qual”, “os quais”, “as quais”, “cujo”, “cuja”, “cujos”, “cujas”, “quanto”, “quanta”, “quantos”, “quantas”.
Como identificar o pronome relativo?
Os pronomes relativos podem ser variáveis ou invariáveis, isto é, sua forma pode sofrer flexões de gênero e número ou não. Os pronomes invariáveis são que, quem e onde. Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto.
Como identificar o pronome relativo numa frase?
Os pronomes relativos virão precedidos de preposição se a regência assim determinar. Este é o pintor a cuja obra me refiro. Este é o pintor de cuja obra gosto.
Como saber a quem o pronome relativo se refere?
O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira. Observe: Ela perdeu a melhor amiga. Gostava muito da amiga.
Como identificar o antecedente do pronome relativo?
Porque, como são introduzidas por um pronome relativo (que é relativo/referente a algo), este pronome está associado a um antecedente. Por exemplo: «Os alunos [que são inteligentes] não precisam de estudar tanto» («os alunos» é o antecedente do pronome relativo que).
PRONOMES RELATIVOS - QUE, QUEM, CUJO, ONDE - Aula Completa - Bem fácil I Português On-line
Como usar os quais?
Os pronomes o(a) qual, os(as) quais concordam em gênero e número com o substantivo que substituem e são introduzidos por preposições. 5) Ela estudou para o exame.
Porque é um pronome relativo?
Há casos em que por que representa a sequência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Exemplos: Estes são os direitos por que estamos lutando. O túnel por que passamos existe há muitos anos.
Onde é ou aonde é?
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
Como usar o pronome relativo?
Assim, o pronome relativo é usado como conectivo entre a oração subordinada e a principal: Comprei a tinta que usaremos amanhã. A tinta, a qual usaremos amanhã, já foi comprada. Acaba de ser vendido o prédio cujo dono faleceu.
É isto ou é isso?
Isso – indica algo que está perto do receptor e também pode ser usado para não ter que repetir algo que já foi mencionado. Ex: por que você disse isso? Isto – indica algo que está perto do emissor e também é usado para mencionar algo que ainda será dito. Ex: Isto que vamos fazer é complicado!
Onde exemplos?
- Não sei onde fica a cidade de Araguari.
- Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.
Quando o pronome relativo que é sujeito?
Unindo as orações por meio de um pronome relativo, o resultado seria: Os alunos que se prepararam bem foram classificados. Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.
Quais são os pronomes?
São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte. Você pode não perceber, mas faz uso de todos eles constantemente, em provavelmente todos os seus textos.
É correto utilizar na qual?
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
O que substitui a qual?
1 sinônimo da palavra a qual: Pronome relativo: 1 que.
Onde é o mesmo que?
Em que lugar: 1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.
O que é pronome relativo exemplos em frases?
Assim, o pronome relativo é uma palavra que se relaciona a um termo que aparece anteriormente no texto, chamado antecedente. Veja um exemplo. Eu comprei a blusa que é amarela. Orações simples: Eu comprei a blusa.
Quando o que não é pronome relativo?
O que é, então, conjunção integrante. É preciso que os livros eduquem e divirtam. Não há substantivo anterior ao que. Ele, portanto, não é pronome relativo.
Como identificar a função sintática?
- Localize o verbo: Central na frase, o verbo ajuda a determinar a relação entre os outros elementos.
- Identifique o sujeito: Pergunte "quem?" ou "o que?" antes do verbo para encontrar quem pratica ou sofre a ação.
Como classificar o quê?
- Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
- a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
- b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
- c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)
Quando usar a crase?
Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).
Quanto tempo devo esperar por uma resposta de emprego?
O que é controle de qualidade físico químico de fármacos e medicamentos?