Como descobrir o aposto em uma frase?

Perguntado por: Francisco Marco Matos Pacheco Alves  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (35 avaliações)

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

QUAL o aposto na frase?

O aposto é o nome que se dá ao termo que exemplifica ou especifica melhor outro de valor substantivo ou pronominal, já mencionado anteriormente na oração. Geralmente, a pausa entre um termo e outro vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois pontos, parênteses ou travessão.

O que é oposto em uma frase?

Oposto é um adjetivo e substantivo masculino. ... Por exemplo: “O oposto de sóbrio é ébrio.” Nessa mesma ideia, vê-se que oposto pode ser o que difere de uma outra coisa, que não é igual. Por exemplo, na frase: “Sempre fomos opostos, meu pai e eu.”

Como identificar o aposto é o vocativo em uma frase?

Diferença entre vocativo e aposto

O vocativo é um elemento isolado da oração e, portanto, independente, servindo para chamar a atenção do interlocutor. O aposto, por sua vez, é um termo ligado a outro elemento da oração e serve para explicar, determinar ou especificar o elemento ao qual está ligado.

Como identificar o núcleo do aposto?

Para não fazer confusão, basta lembrar que o núcleo do aposto deve ser de natureza substantiva. Assim, em: "A moça, criatura meiga e gentil, encantou a todos", o trecho em destaque tem base substantiva (o núcleo é o substantivo "criatura"). Daí ser aposto, não mais predicativo.

APOSTO: Tipos de Aposto - Profa. Pamba

32 questões relacionadas encontradas

O que é o núcleo do aposto?

O aposto é um substantivo ou expressão equivalente que pode apresentar como característica especificar ou modificar um núcleo nominal na estrutura do enunciado. ... Essas são as características básicas do aposto: especificar ou explicar um substantivo, um pronome, ou algum termo equivalente a esses.

Como classificar aposto?

O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração. Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas.

O que é um vocativo exemplos?

Enquanto o vocativo serve para chamar ou interpelar um interlocutor, o aposto explica ou especifica um termo de valor substantivo ou pronominal. Veja exemplo: Oh, Senhor, escutai minhas súplicas! Cura Tereza, minha filha querida, dessa doença terrível!

O que é vocativo e exemplos?

É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético. Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso. Veja os exemplos: Não fale tão alto, Rita!

Quais os tipos de vocativo?

O vocativo pode ser formado por:
  • Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa.
  • Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos.
  • Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.

O que é o oposto de 5?

O oposto ou simétrico de – 5 é + 5.

O que é a palavra oposta?

Antônimos são nomes que damos às palavras que têm sentido contrário a outras. Exemplo: claro - escuro.

Qual é o oposto da palavra oposto?

igual, idêntico, parecido, semelhante, análogo, próximo, equivalente, correspondente, similar, aproximado, afim, uniforme, congênere, parelho, pariforme.

Qual é a função de um aposto?

Função sintática da gramática tradicional que se junta a um substantivo ou a um pronome com função de explicação, descrição ou acrescentamento de informação. O aposto sucede ao substantivo e é normalmente separado por pausa na oralidade e assinalado por vírgulas na escrita.

Como usar o vocativo?

O vocativo é um chamado, invocação ou apelo. Ele é usado quando o falante quer dialogar com o ouvinte, isto é, quando o falante chama, nomeia ou invoca a pessoa com quem deseja conversar. O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa.

Quando usar vírgula vocativo?

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quais são os tipos de interjeição?

Alguns exemplos de interjeições e os estados emocionais que expressam:
  • alegria: ah! oh! oba! ...
  • advertência: cuidado! atenção!
  • alívio: ufa! arre! ah!
  • animação: coragem! avante! vamos! ...
  • aprovação, aplauso: bravo! bis! viva! ...
  • apelo, chamamento: alô! olá! psiu! ...
  • concordância: claro! sim! pois não! ...
  • desejo: oxalá! tomara! pudera!

O que é aposto e suas classificações?

Denomina-se aposto uma palavra ou expressão que explica, enumera, detalha, resume, esclarece, especifica, distribui ou compara um termo anterior da oração. ... O aposto pode aparecer antes ou depois do termo ao qual se refere, podendo ser, ou não, destacado por sinais de pontuação como vírgula, dois-pontos ou travessão.

O que é um aposto Resumidor?

O Aposto resumidor é comumente representado por pronome indefinido (tudo, nada, ninguém, alguém, todos…) ou por pronome demonstrativo (isto, isso, aquilo…), resumindo o sujeito composto. O verbo concorda com o aposto resumidor.

O que é adjunto adnominal exemplos?

Indica agente, posse ou espécie; Tem valor ativo (ex: Quando falo “o carro do Pedro”, quero dizer que Pedro tem um carro, ou seja, o adjunto adnominal exerce uma influência sobre o substantivo); É um termo dispensável. Sua retirada da oração não prejudica o sentido geral.

O que é aposto distributivo?

4 – Aposto distributivo

Apresenta pontuação e faz uso dos pronomes demonstrativos “este”, “esse”, “aquele”, “outra”, “aquilo”, etc. Utiliza-se esse tipo de aposto para retomar elementos do texto. Ex1: Pedro e Maria são meus amigos: aquele conheci na escola, já esta na faculdade.

Qual é o oposto de 7?

Podemos afirmar que o oposto ou simétrico de +7 é o -7, porque a distância de +7 à origem é igual à distância de – 7 à origem.

Qual é o oposto de 6?

 O oposto de – 6 é dado por: – (– 6) → + 6. Observação: A adição entre dois números opostos é igual a zero.

Qual é o oposto de 9?

c) O oposto de +9 é -9.

Artigo anterior
O que significa o coração dourado no Tinder?
Artigo seguinte
Quem foi o maior pirata de todos os tempos?