Como definir prospecção?

Perguntado por: Laura Miranda Pires  |  Última atualização: 13. März 2022
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A palavra prospecção carrega dois sentidos: o primeiro, é de mostrar-se importante e mais visível; já o segundo, refere-se à procura de um terreno. Em ambos os casos, o termo é aplicável quando estamos falando de empresas ou negócios.

Qual a melhor forma de prospecção?

Conheça algumas formas de trabalhar a prospecção de clientes e obter sucesso nas vendas.
  1. Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
  2. Não misture as tarefas. ...
  3. Peça indicações aos clientes atuais. ...
  4. Olhe para o seu portfólio. ...
  5. Esteja on-line. ...
  6. Conheça o cliente. ...
  7. Visite feiras e convenções. ...
  8. Ajuste o foco.

O que é prospecção e como fazer?

Prospecção de clientes é o processo de encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil ideal para o seu negócio e fazer o contato inicial com eles para efetuar vendas. A intenção é fazer os prospects evoluírem no funil de vendas até se tornarem clientes. Sim, o objetivo final é fazer uma venda, é claro.

O que é prospecção de pessoas?

A prospecção, de uma forma simples, significa ir atrás do seu potencial cliente (o chamado prospect). Definimos como potencial cliente aquele que possui características similares aos seus clientes com maior resultado e/ou possuem uma dor que a sua solução consegue resolver.

Quais são os tipos de prospecção?

Conheça os tipos de prospecção de clientes
  1. Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
  2. Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
  3. Referral Marketing. ...
  4. Canais.

Live #05 - Como definir meu nicho na Prospecção

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O que é prospecção ativa e passiva?

Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.

Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?

Enquanto na prospecção ativa o cliente entra no funil por iniciativa do vendedor, na passiva a decisão é do consumidor. Nesse último caso, o benefício é que a pessoa passa por cada uma dessas etapas, muitas vezes, sem perceber e ela mesma se convence a comprar.

Qual o principal objetivo da prospecção?

A prospecção é a parte inicial de qualquer processo de vendas. Nela, busca-se identificar pessoas ou empresas com o perfil que se deseja e depois qualificá-las para uma abordagem comercial.

O que são vícios na prospecção?

Prometer e não cumprir

Abre porta para que o lead faça o mesmo com você nas outras etapas da venda. A reciprocidade que você tanto pede na suas vendas sendo usada contra você. É um pequeno detalhe, mas que somado à outros vícios de venda resultam no não do teu prospect. Se prometeu cumpra!

Por que prospectar?

A prospecção ajuda a ampliar a base de leads da empresa, gerando um valioso banco de dados que poderá ser utilizado em ações e campanhas futuras. Pode acontecer de o contato iniciado não gerar venda, mas o atendimento ter sido tão bom que o prospect indique sua empresa para sua rede de contatos.

Como elaborar um plano de prospecção?

Como fazer um planejamento de prospecção ativa?
  1. Faça um diagnóstico estratégico. O diagnóstico funciona como a base do planejamento estratégico. ...
  2. Defina o processo. ...
  3. Planeje as abordagens comerciais. ...
  4. Mensure as ações. ...
  5. Otimize a estratégia.

Como fazer prospecção ativa?

Como fazer uma prospecção ativa?
  1. Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
  2. Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
  3. Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
  4. Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
  5. Determine uma rotina de prospecção. ...
  6. Peça indicações aos clientes atuais.

Quais os tipos de prospecção de clientes?

Quais são os 5 tipos de prospecção de clientes
  • Outbound Marketing. ...
  • Inbound Marketing. ...
  • Canais. ...
  • Indicação de parceiros e clientes. ...
  • Misto. ...
  • Prospecção de clientes por Cold Mailling. ...
  • Prospecção de clientes por Cold Calling. ...
  • Prospecção de clientes pelas redes sociais.

Como melhorar a prospecção de clientes?

Como melhorar a prospecção de clientes? Confira 7 dicas!
  1. Prospectar é diferente de vender. ...
  2. Estude o seu mercado. ...
  3. Peça indicações. ...
  4. Analise o histórico dos seus clientes. ...
  5. Tenha alguém para fazer a prospecção. ...
  6. Mantenha o contato. ...
  7. Estabeleça metas.

Qual a melhor maneira de abordar um cliente?

5 jeitos de abordar o cliente da maneira certa
  1. Evite as abordagens tradicionais. Clientes não precisam e não querem elogios e bajulação. ...
  2. Use o tempo do cliente com sabedoria. ...
  3. Fale menos e deixe seu cliente falar. ...
  4. Sempre que possível, desafie o cliente com coisas de que ele não sabe. ...
  5. Saiba se diferenciar no momento certo.

Qual o principal canal ou forma de prospectar clientes?

Além do e-mail e telefone, podem ser incluídos WhatsApp, LinkedIn, e até mesmo social point( Instagram ou o Facebook). Mas é claro, não é possível abusar dessa disponibilidade, por isso utilize apenas as redes que fazem sentido real para sua empresa e para o público-alvo.

O que significa prospecção de clientes?

Prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do Lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de Leads, é que se deve prospectar clientes.

O que é uma prospecção de vendas?

O conceito sobre o que é prospecção de vendas pode ser definido como um conjunto de estratégias que têm por objetivo captar clientes em potencial para a sua empresa. Em outras palavras, consiste em encontrar compradores para os seus produtos e serviços e, com isso, gerar novas oportunidades de negócios.

O que é um prospector de clientes?

O que o Prospector de Clientes faz? Realiza atendimento a clientes, negocia preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda, orienta quanto às especificações dos produtos e/ou serviços. Controla os pedidos dos clientes, qualidade dos produtos e prazo de entrega estabelecido.

Qual a importância de prospectar novos clientes?

Para quem ainda não sabe, prospectar clientes é uma das etapas de venda essenciais para manter a competitividade e a sobrevivência no mercado. Esse processo envolve técnicas para impactar diretamente no fechamento de novos contratos, por isso, deve ser visto como prioridade por qualquer negócio que vise ao crescimento.

Por que a prospecção é importante para uma equipe comercial?

Quando você pratica a prospecção, consegue encontrar não somente novos clientes, mas pessoas que vão vestir a camisa de sua empresa, e que têm todo para se tornarem fiéis aos seus serviços. Isso significa um investimento com resultados em curto, médio e longo prazo.

O que que é ativa e passiva?

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

Quando prospecção ativa é mais indicado para uma empresa?

A prospecção ativa é mais recomendada para empresas que ainda não possuem um grande número de clientes e são novas no mercado. Isso porque, como já informado anteriormente, ela consegue resultados expressivos de forma bem mais rápida.

Como melhorar a prospecção passiva?

As melhores estratégias de prospecção passiva para se usar nos dias atuais. Tendo em vista a facilidade com que se pode divulgar um negócio na internet, a melhor maneira de prospectar clientes passivamente é investindo em canais digitais. O principal deles é o site, pois ele é a sua vitrine online.

O que é a venda consultiva?

Venda consultiva é o processo em que o vendedor atua como um consultor: diagnosticando e entendendo o momento do cliente para que, juntos, concluam se a oferta faz sentido. Na venda consultiva o vendedor investiga se o produto ou serviço que oferece é o ideal para resolver os problemas do cliente.

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