Como declarar que sou parda no Sisu?

Perguntado por: Erica Assunção Lourenço  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Como faço para provar que sou negro ou pardo nas cotas de concurso? Não é necessário provar desde o primeiro momento que você é negro ou pardo para concorrer as vagas destinadas às cotas raciais no concurso público. Para isso, basta se autodeclarar preto ou pardo no momento da candidatura.

Quem é considerado pardo para cotas?

O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.

Como fazer uma declaração de cor parda?

Autodeclaração: Eu ______________________________________________________________________________, declaro-me de cor preta ou parda, da raça etnia negra e definidas como tais, conforme classificação adotada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O que escrever na autodeclaração racial?

Eu, abaixo-assinado, ___________________________________________________________, CPF nº_______________________, portador do documento de identificação nº ___________________, DECLARO para o fim específico de atender ao Edital do PS 08 2017, que sou ______________________________________(Informar a etnia: preto, pardo, ...

Como justificar minha autodeclaração Étnico-racial?

JUSTIFICATIVA: HISTÓRICO SOCIAL E CULTURAL

As informações prestadas são de minha inteira responsabilidade. Estou ciente de que a validação de minha autodeclaração étnico-racial tomará por referência meu fenótipo (características físicas, predominantemente, a cor da pele, a textura do cabelo e o formato do rosto, etc.)

Me Declaro PARDO e fui REPROVADO pela Comissão da Universidade ?

23 questões relacionadas encontradas

O que colocar na justificativa de autodeclaração?

Geralmente, o candidato deve informar as seguintes informações no formulário:
  1. nome;
  2. CPF;
  3. RG;
  4. processo seletivo inscrito;
  5. instituição;
  6. escolher entre preto, pardo ou indígena;
  7. assinatura.

Como justificar que é pardo?

O candidato pardo no Sisu deve fazer uma autodeclaração para justificar a sua inscrição pela lei de cotas. Nesse documento, ele declara que possui aspectos fenotípicos condizentes com as cotas raciais.

Como escrever uma autodeclaração?

Eu, _________________________________________________________, abaixo assinado, de nacionalidade ______________________, nascido em ____/____/______, no município de ______________________________, estado ____________________________________________, filho de _______________________________________________________ e de ...

O que é considerado uma pessoa parda?

Pardo, na definição do manual é uma mistura de cor, ou seja, é uma pessoa gerada a partir de alguma miscigenação, seja ela “mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça”. Sem dúvida são pardos os filhos de indivíduos brancos (ou indígenas) com pretos – afro-descendentes.

O que é uma pessoa autodeclarada parda?

A autodeclaração nada mais é do que o ato de o próprio candidato, no momento de preencher sua ficha de inscrição, declarar que é preto ou parto. Assim, já pode concorrer às vagas reservadas para cotas raciais. Portanto, não é preciso comprovação de sua cor para concorrer às cotas raciais.

Como fazer uma declaração de raça e cor?

_______________________________________________________________, Nº______, sala______, no Município de _____________________________________, DECLARO, sob as penas da lei, que sou ( ) preto, ( ) pardo, ( ) branco, estando ciente de que, em caso de falsidade ideológica, estarei sujeito às penalidades legais.

Qual documento comprova a cor da pele?

Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.

Quem tem direito ao sistema de cotas raciais?

Em geral, as cotas raciais são voltadas em especial para populações indígenas ou negras, a "população negra" de acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, é a soma dos autodeclarados pretos e pardos, o IBGE, ultiliza apenas a categoria "pretos ou pardos" nos seus estudos e pesquisas.

Quem pode pegar cota?

Mas, quem tem direito a essas vagas? Pelo texto da Lei de Cotas, são considerados cotistas todos os candidatos que cursaram, com aprovação, as três séries do ensino médio em escolas públicas.

O que diz a lei 12990 2014?

Recentemente foi publicada a Lei 12.990/2014, a qual reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista ...

Como classificar as cores de pele?

  1. 1 – Pele branca. Sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol; ...
  2. 2 – Pele branca. Sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol; ...
  3. 3 – Pele morena clara. Queima (moderadamente) – bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol; ...
  4. 4 – Pele morena moderada. ...
  5. 5 – Pele morena escura. ...
  6. 6 – Pele negra.

Qual a letra para fazer declaração?

O informativo deve ser feito em terceira pessoa. Logo de início escreve-se a fórmula central da declaração (JURA POR SUA HONRA, DECLARA), sempre em letra maiúscula e, na maioria das vezes, seguida de dois pontos. Em outra linha expõem-se os dados declarados, cada um precedido da palavra no início do parágrafo.

O que colocar na autodeclaração de pardo?

Eu, , documento de identidade___________________optante à reserva de vagas exclusivamente para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública, declaro que sou negro (preto(a) ou pardo(a)), por possuir as seguintes características negroides: ...

Como fazer uma Auto-declaração de escolaridade?

Eu, ___________________________________________________________________, portador (a) do RG nº__________________________________ e CPF _____________________________________, declaro ter concluído a ______________ série/ano do ensino ______________________________________________________.

Como comprovar que sou pardo ProUni?

Documentos que o cotista precisa apresentar no ProUni

Os critérios de raça são autodeclaratórios, ou seja, pretos, pardos e indígenas não precisam apresentar documentos para comprovar sua etnia.

O que são traços fenotípicos?

O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população, como: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.

Como justificar PPI?

No caso da avaliação de PPI, a Comissão de Diversidade Étnica averiguará, exclusivamente, critério fenotípico, isto é: traços físicos negroides (como: cor de pele, características da face e textura do cabelo) que demonstrem a percepção social sobre o(a) candidato(a) preto(a) ou pardo(a).

Quem tem direito à cota no Enem?

As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

Como saber se tenho cota de renda?

Quem tem direito ao sistema de cotas nas universidades pelo SiSU?
  1. Pessoas que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas;
  2. Estudantes com renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio;
  3. Candidatos autodeclaradas pretas, pardas e indígenas;
  4. Pessoas com deficiência.

Artigo anterior
Quais metodologias usar na educação infantil?
Artigo seguinte
O que é fase e neutro positivo e negativo?