Como declarar gastos com plano de saúde no IR 2021?

Perguntado por: Hugo William Matos de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (40 avaliações)

Tais gastos devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código “26 - Planos de saúde no Brasil”. Deverão ser incluídos o CNPJ e nome da operadora do plano.

Como informar gastos com plano de saúde no imposto de renda?

Os gastos com plano de saúde devem ser informados na ficha Pagamentos Efetuados, sob o código 26. Informe o CNPJ e o nome da operadora, o valor pago e a parcela que foi reembolsada e não é dedutível. Informe, ainda, se os gastos foram feitos com o seu próprio plano de saúde, o de um dependente ou de um alimentando.

Quais despesas médicas podem ser deduzidas do IR 2021?

1. Consultas médicas. Pagamentos realizados a médicos de qualquer especialidade podem ser deduzidos. Neste grupo, encaixam-se ainda os dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Como lançar plano de saúde na DIRF 2021?

Como cadastrar a operadora
  1. Acesse a aba "Obrigações acessórias";
  2. Selecione o módulo "DIRF - Plano de Saúde";
  3. Informe a Empresa, o Ano Base e a Forma de Apuração;
  4. Clicar na opção "Cadastro Operadora"; . ...
  5. Na tela aberta, clique em "Novo";
  6. No campo "CNPJ", clique na lupa e selecione a operadora do plano; .

Como lançar o plano de saúde na DIRF?

Como cadastrar uma operadora de plano de saúde na DIRF
  1. Acesse a aba Obrigações Acessórias - ícone DIRF - opção Plano de Saúde;
  2. Selecione a empresa, clique no ícone Cadastro Operadora, após em Novo;
  3. Informe o CNPJ, Nome e Registro ANS da Operadora.

Saiba como declarar os gastos com o plano de saúde no IR 2021

44 questões relacionadas encontradas

Onde lançar plano de saúde na declaração de IR?

Os gastos com plano de saúde devem ser informados na ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código 26, incluindo o CNPJ e o nome da operadora.

Quais despesas médicas podem ser deduzidas do Imposto de Renda?

Medicamentos, se não estiverem incluídos na conta do hospital. Despesas com massagistas, enfermeiros e assistentes sociais, se não forem decorrentes de uma internação hospitalar. Despesas referentes a acompanhantes, inclusive de quarto particular utilizado por eles.

Qual o valor que posso deduzir com despesas médicas?

As despesas médicas só podem ser deduzidas no modelo completo da declaração. Quem opta pelo modelo simplificado não pode fazer nenhum abatimento porque é concedido um desconto fixo de 20% sobre a base de cálculo do imposto, limitado ao valor de 16.754,34 reais.

Como declarar gasto com plano de saúde cônjuge?

Você precisará pedir ao plano de saúde que discrimine os valores seu e dele. Por fazerem parte de uma “entidade familiar”, a Receita Federal permite que os cônjuges que declarem em separado possam incluir na própria declaração as despesas médicas que o companheiro tenha pagado em benefício do outro.

Como declarar gastos com saúde no Imposto de Renda 2020?

As despesas médicas devem ser declaradas na ficha “Pagamentos Efetuados”, que fica no menu ao lado esquerdo do programa do IR. Ao abrir a ficha, clique em “Novo” e selecione o código referente à despesa que será declarada.

Como declarar dependente apenas no plano de saúde?

Dependentes: é possível deduzir os gastos com plano de saúde e outras despesas com saúde de dependentes e alimentandos (beneficiários de pensão alimentícia). Para isso, observando as regras do RIR, é preciso cadastrar a pessoa na ficha Dependentes ou Alimentandos, na página da declaração, e informar o CPF de todos.

Quando declarar o cônjuge como dependente?

Cônjuge ou companheiro

Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, podem ser incluídos como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. A regra vale para uniões homoafetivas e heteroafetivas.

Tem que declarar o cônjuge no imposto de renda?

Declaração em conjunto e separado

A Receita Federal permite que os cônjuges, companheiros de união estável e casais com filhos em comum possam declarar o Imposto de Renda em conjunto ou seja em uma única declaração, como também seus dependentes.

Porque colocar CPF do cônjuge no Imposto de Renda?

Também por isso é importante que se coloque a observação: esse bem é em comum com o cônjuge. Lá nos seus dados cadastrais, você vai informar o CPF do cônjuge, então a receita já vai relacionar, fazendo esse cruzamento dos dados.

Como casal deve declarar Imposto de Renda?

Quando um casal escolhe declarar em conjunto, um será o titular da declaração e o outro cônjuge irá aparecer como dependente. As rendas de ambos serão somadas, assim como todas as despesas dedutíveis previstas em lei, como os gastos com saúde e educação, próprios e dos filhos.

O que acontece se não declarar um dependente no Imposto de Renda?

O motivo é simples: o valor total da renda dos dependentes pode não ser compensado pelos abatimentos previstos em lei. Assim, o contribuinte acabará pagando mais ou tendo uma restituição menor do que se declarasse sozinho. Em todos os casos, deve-se simular as situações antes de realizar a declaração definitiva.

Quem é considerado dependente na declaração de Imposto de Renda?

Quem pode ser dependente? O dependente é a pessoa que se encaixa em uma das definições dadas na tabela de dependentes da Receita Federal. Pode ser o filho, o pai, o companheiro, uma pessoa de quem o contribuinte tenha a guarda judicial.

Como declarar o cônjuge no Imposto de Renda 2021?

Para isso, abra um item na ficha de Bens e Direitos, código 99 (outros bens e direitos), explique a situação e informe o nome e CPF do cônjuge ou companheiro na "Discriminação" e deixe os valores zerados. Veja como declarar imóveis no IR 2021.

Quando vale a pena colocar dependente no Imposto de Renda?

Vale a pena incluir dependentes na declaração? Depende. Cada dependente dá direito a um desconto de R$ 2.275,08 no imposto a ser pago, mas seus rendimentos também entram – eles forem muito altos, talvez não valha a pena.

Como declarar plano de saúde pago a filho maior?

Se você paga o plano de saúde para seu filho, as despesas devem ser informadas na ficha "Pagamentos Efetuados", utilizando a opção "26 - Planos de Saúde no Brasil".

Quem pode ser dependente no plano de saúde?

Segundo a ANS, quem pode ser dependente no plano de saúde: Cônjuge ou companheiro; Parente de primeiro grau consanguíneo: parentes de forma direta, como pais e filhos; Parente de até terceiro grau consanguíneo: como avós, netos e bisnetos (de acordo com o contrato da empresa para planos coletivos);

Como declarar despesas médicas de dependentes?

Como declarar? Para declarar as despesas médicas que teve em 2020, você deve abrir a ficha "Pagamentos Efetuados", no programa da declaração do Imposto de Renda 2021. Clique na aba "Novo" e escolha o código da despesa correspondente.

Qual o valor máximo da dedução por dependente?

A inclusão de dependentes na declaração do Imposto de Renda dá direito a um abatimento de R$ 2.275,08 para cada dependente no cálculo do imposto a pagar, mas apenas para o contribuinte que faz a declaração pelo modelo completo.

Como declarar bens de dependentes 2020?

Para incluir dependentes no programa da declaração, basta clicar na segunda aba da barra esquerda, em “Dependentes”, abaixo da aba “Identificação do Contribuinte”. Depois, é só clicar em “Novo”, no canto inferior direito da tela, e incluir as informações do dependente, como nome, CPF e data de nascimento.

Como colocar minha mãe como minha dependente no plano de saúde?

Portanto, a mãe dependente do plano de saúde precisa apresentar os documentos que logicamente comprovem o parentesco, como certidão de nascimento e de identificação. Lembre-se que no comprovante do titular, filho ou filha, já consta o nome materno na filiação, mas de qualquer forma é imprescindível a validação.

Artigo anterior
Como apagar conversas do WhatsApp definitivamente para todos?
Artigo seguinte
O que é um crédito rotativo?