Como Darwin explicaria a evolução do pescoço das girafas?
Perguntado por: Renato Santos de Domingues | Última atualização: 22. April 2022Pontuação: 4.5/5 (33 avaliações)
Para os darwinianos, as girafas nascem, ao acaso das variações entre indivíduos, dotadas de pescoços longos ou curtos. As girafas que têm o pescoço mais longo estão melhor adaptadas a seu meio ambiente e se reproduzem com mais êxito: essa é a seleção natural.
Como Lamarck e Darwin explicaria a evolução do pescoço da girafa?
Lamarck afirmava que ao fazerem força para alcançar alimento em árvores altas, as girafas esticavam seu pescoço e com o tempo os pescoços ficavam mais compridos. Essa característica é passada às gerações seguintes, que nascem gradativamente com o pescoço mais comprido.
Como Lamarck e Darwin explicariam a evolução do pescoço das girafas lembrando que elas se alimentam de folhas de árvores?
Para explicar sua teoria, Lamarck utilizou como exemplo o pescoço longo das girafas. Segundo esse pesquisador, existiam inicialmente girafas com pescoço curto, todavia, elas tinham de esticar-se para alcançar o alimento em árvores altas. ... Lamarck concluiu, portanto, que o uso levou ao aumento do pescoço.
Como Lamarck explicaria o pescoço alto das girafas?
c) As girafas, diante da necessidade de conseguir alimentos em locais altos, esticavam seus pescoços para garantir a nutrição. Isso fez com que o uso dessa parte do corpo estimulasse o seu desenvolvimento, o que o tornou tão longo. Essa característica foi então transmitida aos descendentes.
Como Darwin explica a altura das girafas?
O naturalista inglês Darwin (1809-1882) avançou com a teoria de que a altura do pescoço das girafas servia para fomentar a competição com os animais de pescoço mais pequeno na luta pela sobrevivência da espécie.
quest 2- Como Darwin explicaria o pescoço da girafa?
Como Darwin e Wallace explicariam por que as girafas tem o pescoço e as patas tão longos?
Como Darwin e Wallace explicariam por que as girafas têm o pescoço e as patas tão longos? ... Alguns deles, que teriam o pescoço e as patas um pouco mais longos, poderiam alimentar-se de folhas de acácia, o que os ajudaria a sobreviver em épocas de seca.
O que diz a teoria de Darwin e Lamarck?
Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos. As duas teorias são diferentemente apresentadas nos livros didáticos de biologia no Brasil.
O que ele acreditava Lamarck e Darwin?
Darwin e Lamarck são os grandes nomes da Teoria da Evolução, sendo o primeiro criador do conceito de evolução das espécies através da seleção natural, e o segundo propõe uma modificação dos seres por meio dos caracteres adquiridos. O meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos indivíduos.
Como as girafas evoluíram?
Lamarck acreditava que os longos pescoços de girafas evoluiram por gerações a fim de alcançarem as folhas cada vez mais altas. Alterações através do uso e desuso Lamarck ficou impressionado com a semelhança de muitos dos animais que ele estudou, e também com o crescente registro fóssil.
O que dizia Lamarck e Darwin em relação as girafas?
Para os lamarckistas, gerações de girafas esticaram o pescoço para alcançar as folhas das árvores e assim poder se alimentar. Esta "adaptação", transmitida a seus descendentes, resultou finalmente na girafa atual.
Por que o pescoço longo das girafas?
A explicação mais conhecida sobre o pescoço grande da girafa é de que ele serve para que o animal se alimente de folhas altas. Assim, ela escaparia da competição por alimento com outros herbívoros (seres vivos que se alimentam de vegetais). ... Assim, elas prefeririam companheiros com pescoços maiores.
Qual é o ancestral da girafa?
Samotherium, que vivia nas florestas abertas de Eurasia a cerca de 7 milhões de anos atrás, tinha um pescoço de cerca de 1 metro de comprimento com cerca de metade do comprimento do que tem as girafas de hoje.
Qual a explicação para o crescimento do pescoço da girafa ao longo do tempo evolutivo?
De acordo com as ideias propostas por Lamarck, o pescoço da girafa tornou-se comprido em decorrência da necessidade de se alcançarem folhas nos ramos mais altos. De acordo com as ideias de Lamarck, as girafas adquiriram pescoço longo em decorrência da necessidade de se conseguir alimentos.
O que ele acreditava Lamarck?
A pesquisa desenvolvida mostrou que inicialmente Lamarck acreditava que as espécies eram fixas e depois mudou de ideia. Ele procurou explicar desde o surgimento dos primeiros seres vivos por geração espontânea até a origem do homem.
Que ele acreditava Darwin?
Charles Darwin era um naturalista britânico que propôs a teoria da evolução biológica por seleção natural. Darwin definiu evolução como "descender com modificações", a ideia de que as espécies mudam ao longo do tempo, dão origem a novas espécies e compartilham um ancestral comum.
Em que Charles Darwin acreditava?
O livro Sobre a A Origem das Espécies, obra científica seminal do naturalista britânico Charles Darwin, é publicado na Inglaterra em 24 de novembro de 1859. A teoria de Darwin defendia que organismos vivos evoluem através de um processo que chamou de “seleção natural”.
Qual é a diferença entre a teoria de Darwin e Lamarck?
Apesar das semelhanças entre as teorias, Darwin levou o conceito ainda mais adiante, ao pensar em questões genéticas e introduzi-las na sua teoria. No entanto, enquanto a teoria de Lamarck englobava os seres humanos, Darwin evitou o assunto, apesar de concordar que a seleção natural também age sobre a espécie humana.
Qual é a diferença básica entre o Lamarckismo e o darwinismo?
Lamarckismo e Darwinismo
Enquanto o Lamarckismo refere-se às ideias de Lamarck, o Darwinismo corresponde ao conjunto de estudos e teorias desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin. Em comum, os dois naturalistas buscaram compreender os mecanismos da evolução dos seres vivos.
Qual é a teoria de Darwin e Wallace?
Seleção natural (AO 1945: Selecção natural) é o processo proposto por Charles Darwin e Alfred Wallace, os dois responsáveis pela teoria da evolução por seleção natural. A alta fecundidade e a recorrente competição pela sobrevivência em cada espécie geram o pressuposto para esse processo.
Porque a girafa tem um pescoço tão comprido que género textual é esse?
Gênero textual: artigo de divulgação científica.
Por que girafas de pescoço longo urso polar branco e gafanhotos verdes são considerados um sucesso na evolução explique *?
As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho. ... Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
Quem são os ancestrais das baleias?
Os ancestrais das baleias modernas desenvolveram-se a partir de mamíferos terrestres semelhantes a cervos que viveram na terra ao longo de 10 milhões de anos.
Quem é parente mais próximo dos hipopótamos camelos e girafas?
Entretanto, baseado em achados recentes, cientistas tem criado hipóteses que baleias são mais próximas de mamíferos de casco como hipopótamos e de ruminantes como vacas e girafas. Nossa hipótese nos leva a prever que as baleias ancestrais deveriam partilhar algumas características com seus parentes próximos.
Como foi a evolução dos animais?
A evolução dos animais foi fortemente marcada por sua estratégia alimentar, que é heterotrófica. Desenvolveram-se estruturas corporais especializadas em localizar e capturar alimento e também um sistema nervoso que coordenava essas e outras atividades.
Qual a visão de Lamarck e Darwin sobre a origem e evolução das espécies?
Para Darwin, o ambiente não gera as variações, elas já existem naturalmente nas populações. Ou seja, o ambiente não promoverá as mudanças, como Lamarck dizia. Dessa maneira, selecionaria variações mais adaptadas às condições apresentadas, ou seja a seleção natural.
Qual o objetivo de uma proposta comercial?
O que Elias avisou ao rei Acabe?