Como dar entrada em uma nota de bonificação?

Perguntado por: Teresa Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (1 avaliações)

Nota Fiscal de bonificação – Conceito e exemplo
Pra gerar uma nota quando há bonificação, é necessário informar a natureza da operação (natOp) como BONIFICACAO (sem acento), utilizar o CFOP 5910 para operações internas ou 6910 para operações externas e também destacar os valores de ICMS e IPI, se necessário.

Como devo dar entrada no CFOP 5910?

Utilizar o CFOP 5910 e constar no campo destinatário da nota fiscal a expressão “EMITIDA NOS TERMOS DO ART. 170, LIVRO VI, RICMS-RJ.” - Escrituração da nota fiscal de Distribuição – A nota fiscal deverá ser lançada no Livro Registro de Saída de Mercadorias em Operações com débito de ICMS através do CFOP 5910.

Qual o CFOP para entrada de bonificação?

Entre as CFOP's que serão alteradas está a CFOP de remessa para bonificação (é a distribuição gratuita do produto para o adquirente). Hoje a CFOP usada para essa operação é a 1.910 e 2.910 para entradas e 5.910 e 6.910 para as saídas, que deverão ser usadas até 31/12/2021.

Como funciona nota de bonificação?

Nota-se que a nomenclatura “bonificação” nada mais é do que um desconto no preço dado aos clientes para tornar o produto mais atrativo e competitivo, estimulando sua compra. Este desconto é incondicional e, dessa forma, não integra a base de cálculo do ICMS, conforme interpretação a contrário do art.

Como dar entrada em uma nota?

No geral, para sua emissão é preciso preencher:
  1. dados da sua empresa;
  2. dados do cliente;
  3. dados do produto, como quantidade e valor;
  4. condições de entrega;
  5. data da compra;
  6. imposto cobrados na transação;
  7. classificação fiscal;
  8. NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul).

Emissão de NF de Bonificação/ Beneficiamento

32 questões relacionadas encontradas

Como emitir uma nota fiscal de entrada própria?

Uma das formas de emitir a nota fiscal de entrada é acessando o Portal Nacional da NF-e. Acessando o campo “Consultar NF-e Completa” você consegue baixar a nota depois de informar a chave de acesso e localizá-la.

Quais são os CFOP de entrada?

  • 1.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO ESTADO.
  • 2.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DE OUTROS ESTADOS. 3.000 – ENTRADA E/OU AQUISIÇÕES DE SERVIÇOS DO EXTERIOR. SAÍDAS. 5.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA O ESTADO. 6.000 - SAÍDAS OU PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS PARA OUTROS ESTADOS.

O que é uma nota de bonificação?

Na prática, ela ocorre quando do faturamento de determinada quantidade de produto ao preço normal, mas sendo entregue uma quantidade de mercadoria ou produto maior do que o normal para aquele preço acertado.

Pode se creditar de bonificação?

Os estabelecimentos comerciais também poderão creditar-se do ICMS incidente na entrada de mercadoria a título de bonificação, desde que a posterior saída seja tributada pelo imposto ou, não sendo, haja expressa previsão de manutenção de crédito prevista na legislação.

Como emitir nota fiscal com CFOP 5910?

A Nota Fiscal referente à “doação” (CFOP 5910) deverá ser emitida no momento da saída/fornecimento da mercadoria para o empregado com o devido destaque do imposto, utilizando como base de cálculo o preço FOB estabelecimento comercial à vista (artigo 38, III, do RICMS/2000) e a alíquota incidente nas operações internas.

Qual o CFOP de entrada para 5911?

5911 - Remessa de amostra grátis Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de amostra grátis.

Quando usar o CFOP 1926?

CFOP 1926 - Lançamento efetuado a título de reclassificação de mercadoria decorrente de formação de kit ou de sua desagregação.

O que é o CFOP 1353?

Se o estabelecimento for comercial utiliza-se o CFOP : 1353 Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial / dentro do estado... ou CFOP:2353 Aquisição de serviço de transporte por estabelecimento comercial / fora do estado.

Qual o CST para o CFOP 5910?

III. Deve ser indicado o CFOP 5.910 (“Remessa em bonificação, doação ou brinde”) no documento fiscal referente à remessa de mercadorias em bonificação, além da indicação do CST 110 indicando a sujeição dessa operação à sistemática da substituição tributária.

Qual o CFOP de entrada para 6916?

Retorno de produto recebido para conserto ou reparo (CFOPs 5916 / 6916)

Pode vender bonificação?

Sim. Quem recebe as mercadorias em bonificação, doação ou brinde, poderá dar destinos diversos às mesmas, ou seja, vender, usar, ativar, ou também remeter em bonificação, doação ou brinde a outrem.

Qual a diferença entre doação e bonificação?

Principais diferenças entre bonificação, doação e brindes.

Bonificação: Ato ou efeito de bonificar, ou seja é uma remessa sem ônus de mercadoria a um determinado adquirente (Cliente) e consequentemente não gera receita para o remetente(Fornecedor). ... Doação: É uma transferência gratuita.

Tem Difal na bonificação?

Dessa forma, na remessa de mercadoria em bonificação com destino a consumidor final localizado em outro Estado deverá ser aplicada a alíquota interestadual e recolhido o diferencial de alíquotas, repartindo o montante entre o Estado de origem e de destino, conforme determina o artigo 36 das Disposições Transitórias do ...

O que é o CFOP 5910?

5910 - Remessa em bonificação, doação ou brinde Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de bonificação, doação ou brinde.

Como fazer nota de devolução de bonificação?

Logo, na devolução de mercadorias recebidas a títulos de remessa de bonificação deverá ser emitida uma nota fiscal de devolução com todos os elementos constantes da Nota Fiscal original, ICMS, alíquota, entre outros, CFOP 5.949 e como natureza da operação deverá constar “devolução de mercadoria recebida a título de ...

Como contabilizar bonificação de vendas?

O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) utilizado para a entrada de notas de bonificações são: 1910 e 2910 ou no caso de saídas em bonificação 5910 e 6910. Na maioria das vezes, as bonificações estão vinculadas a promoções, cotas atendidas de vendas ou fidelidade de fornecedores, entre outros.

O que é CFOP 1104?

Classificam-se neste código as devoluções de vendas de mercadorias adquiridas ou recebidas de terceiros, que não tenham sido objeto de industrialização no estabelecimento, cujas saídas tenham sido classificadas como “Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros”.

Qual o CFOP de entrada para 5929?

5900 - Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços › 5929 - Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo a operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF.

Qual o CFOP de entrada para uso e consumo?

Se o produto foi adquirido para Uso e Consumo da empresa, o CFOP a ser utilizado para registrar esta entrada é o 2.556: Compra de material para uso ou consumo ("Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento").

Quem emite nota fiscal de entrada?

De forma prática, nota fiscal de entrada é o documento para comprovação fiscal da movimentação de mercadorias recebidas, ao contrário da nota fiscal de saída, que é quando você vende algo. Tanto o fornecedor, como vimos antes, quanto o comprador, tem responsabilidade de emitir a nota.

Artigo anterior
O que diz Provérbios 10 22?
Artigo seguinte
Quais foram os quatro elementos fundamentais para a formação do universo de acordo com Aristóteles?