Como contabilizar amortização de marcas e patentes?

Perguntado por: Viviane Branco Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (18 avaliações)

3.2.1) Marcas e patentes:
Portanto, os gastos com patentes podem ser amortizados dentro desse período. Para tanto, a taxa de amortização da patente será o resultado da divisão de 100% (cem por cento) pelo número de anos de duração, conforme fixado na legislação especial.

Como contabilizar a amortização?

Para calcular a amortização, é preciso subtrair qualquer valor residual (ou seja, o valor de revenda) a partir do valor base do seu ativo intangível (ou seja, o que você pagou por ele). Divida esse número pelo tempo (por exemplo, meses ou anos) remanescente em sua vida útil.

Como contabilizar o valor de uma marca?

Mas, existem alguns percalços na hora de contabilizar, já que a marca só tem o real valor contábil quando é comercializada. Enquanto não for vendida, ou seja, realizada, não tem como ser contabilizada como patrimônio”, explica o diretor comercial da Cerumar Propriedade Intelectual, Tiago Pisetta.

Onde fica a conta marcas e patentes no balanço patrimonial?

Dessa forma, as marcas e patentes serão registradas neste grupo do Balanço Patrimonial (BP) da empresa, ou seja, no subgrupo "Ativo Intangível (AI)".

O que é amortização de quotas?

O cálculo da quota de amortização leva em conta o valor inicial do dinheiro que foi aplicado na obtenção do bem ou do direito e o tempo que ele será utilizado. Dessa forma, considerando o aspecto acima, o cálculo pode ser deduzido em cada período.

Aula #20 - Contabilização de amortização de Software

21 questões relacionadas encontradas

O que é amortizar a dívida?

Quando você começa a pagar essas parcelas mensais, aquele valor que você deve começa a diminuir. É essa redução que é chamada de amortização do valor da dívida. A amortização é feita sobre o valor bruto da dívida, chamado de principal da dívida.

O que é a amortização?

O conceito de amortização diz respeito à redução do valor total de uma dívida através de pagamentos periódicos, caracterizando sua quitação. O valor das parcelas pode ser variado ou fixo, dependendo do modelo de amortização escolhida pelo mutuário — pessoa que pegou dinheiro emprestado da instituição financeira.

Qual a ordem das contas no Balanço Patrimonial?

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Como classificar as contas do Balanço Patrimonial?

As contas são classificadas em: Contas Patrimoniais – São os bens, os direitos, as obrigações e o patrimônio líquido. Dividem-se em Ativas e Passivas e são elas que representam o Patrimônio da empresa através do Balanço Patrimonial. Contas de Resultado – Dividem-se em contas de despesas e de receitas.

Quais são as contas que compõem o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:
  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

O que diz o CPC 04?

O CPC 04 tem dois objetivos principais: o primeiro é definir o tratamento contábil dos ativos intangíveis (exceto os abrangidos em outro Pronunciamento), e o segundo é mensurar o valor contábil, exigindo divulgações específicas sobre esses ativos.

O que significa a sigla LP na contabilidade?

Aplicações financeiras de longo prazo: aplicações que a empresa faz, mas que só terá o direito de retirar o dinheiro aplicado após um prazo de 12 meses.

O que faz uma marca ser valiosa?

Ser autêntico

Marcas valiosas aumentam seu valor criando confiança com sua base de clientes. Mensagens autênticas que alinham a voz de uma marca aos valores, à moral e à declaração de missão são uma forma comprovada de atrair clientes.

Como calcular amortização DRE?

Para isso, pode-se usar a seguinte equação: (Valor inicial – Valor residual) / Vida útil.

Como amortizar um software?

A amortização de softwares utilizados em processo de produção faz parte do valor contábil dos estoques. Para fins fiscais, os custos e despesas de aquisição e desenvolvimento de logiciais (software) utilizados em processamento de dados, devem ser amortizados no prazo mínimo de 5 (cinco) anos (IN SRF nº 04/85).

Como são classificadas as contas do ativo e passivo?

Os ativos na economia, são a representação de bens e direitos de uma instituição. Podemos citar exemplos como: saldo bancário, saldo no caixa, estoque, imóveis, automóveis, marcas e patentes, softwares e duplicatas a receber. Os passivos na economia são a representação das obrigações de uma instituição.

Qual a ordem de classificação para os elementos patrimoniais?

Classificação das Contas no BP

Todos as contas do Ativo encontram-se discriminadas no lado esquerdo do Balanço Patrimonial e são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez dos elementos patrimoniais que representam.

Como se classificam os elementos patrimoniais?

Elementos Patrimoniais são os elementos que compõe o patrimônio de uma entidade. Eles podem ser bens, direitos e obrigações da entidade, classificados em ativo e passivo.

Qual a ordem das contas do passivo?

Estas contas devem ser organizadas no passivo de acordo com a ordem decrescente de sua exigibilidade, ou seja, devem ser ordenadas de acordo com o seu prazo de realização (ou cumprimento da obrigação), sendo alocadas primeiramente as obrigações com os vencimentos mais próximos até chegar às obrigações com os ...

Quais são as regras que orientam as contas do Balanço Patrimonial?

Res: as regras básicas que orientam a distribuição de contas no balanço patrimonial são prazo e grau de liquidez crescente. No ativo, as contas são dispostas em ordem crescente de grau de liquidez. Já no passivo as contas em ordem decrescente de exigibilidade.

O que é a amortização de um financiamento?

O termo “amortização” significa reduzir gradativamente uma dívida; abater parte dela em parcelas, ao longo do tempo. Dessa forma, a amortização do financiamento nada mais é do que o seu pagamento periódico, dentro do prazo previsto, com a finalidade de se reduzir o montante total da dívida.

O que é amortização de um empréstimo?

No exemplo, a amortização do empréstimo é simplesmente a quitação mês a mês do crédito tomado. Ela se dá por meio do pagamento de parcelas, que são compostas do valor amortizado no mês mais o valor dos juros.

O que é amortização e como funciona?

Amortizar financiamento significa antecipar as parcelas para reduzir o valor original da dívida. Muito utilizada por quem recebe um dinheiro extra e deseja reduzir os juros que paga nas prestações, a amortização é comum principalmente no financiamento imobiliário.

O que é melhor amortizar ou antecipar?

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

É vantagem amortizar financiamento?

No exemplo acima, a amortização foi no tempo da dívida, ou seja, para encurtar o prazo do financiamento. Isso evita que o cliente tenha que pagar anos e anos de juros sobre juros. Mas também é possível amortizar o valor das parcelas, fazendo com os valores mensais encolham.

Artigo anterior
O que é um veículo VLC?
Artigo seguinte
Quais são as principais formas de comunicação?