Como consultar lote residual?

Perguntado por: Miriam Mafalda Macedo Freitas  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (72 avaliações)

Para consultar o lote residual do IR, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se identificar alguma pendência na declaração, pode retificá-la na própria página, corrigindo as informações que estejam erradas.

Como saber se tenho direito ao lote residual?

Para o contribuinte saber se tem direito ao lote residual e qual é o valor, é necessário acessar o site da Receita Federal na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e em "Consultar a Restituição". Ainda é possível fazer a consulta por meio do aplicativo do órgão disponível para tablets e smartphones.

O que é um lote residual?

Os lotes residuais são pagos para as pessoas que caíram na malha fina do leão nos últimos anos, por conta de inconsistências no seu Imposto de Renda, mas que posteriormente acertaram as pendências com o Fisco.

Quando vai ser pago o lote residual do Imposto de Renda?

A partir das 9 horas desta segunda-feira (24), o lote residual de restituição do IRPF do mês de janeiro de 2022 estará disponível para consulta. Esse lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

Quem tem direito ao lote residual da Receita Federal?

A soma dos valores restituídos é superior a R$ 281 milhões, desse total, mais de R$ 96 milhões serão pagos a 43.306 contribuintes que têm prioridade legal, como idosos acima de 60 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Restituição IR Lote Residual 2021

28 questões relacionadas encontradas

Quem tem direito ao resíduo do Imposto de Renda?

Veja abaixo quem vai receber o quinto lote da restituição do Imposto de Renda: Idosos acima de 80 anos: 4.593. Contribuintes entre 60 e 79 anos: 40.459. Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave: 3.862.

Como saber se estou na fila de restituição 2021?

Uma breve pesquisa no site da Receita é o suficiente para saber qual é a sua situação. Basta que o usuário acesse o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) para acompanhar as ddeclarações do IR, localizando o "Extrato do Processamento".

Quando sai o lote residual do IRPF 2021?

A Receita Federal libera o pagamento nesta quinta-feira (30) da restituição do lote residual do IRPF 2021 (Imposto de Renda da Pessoa Física) do mês de dezembro. Esse lote também tem restituições residuais de exercícios anteriores. Serão contemplados 174.482 contribuintes, entre prioritários e não prioritários.

Quando libera o IRPF 2022?

A Receita Federal deve liberar o download do programa do IRPF 2022 (Imposto de Renda da Pessoa Física) até o fim do mês. A expectativa, com feriado bancário nos dias 28 fevereiro e 1º de março, é de que o programa para preencher e enviar a declaração esteja disponínel até o dia 25 (sexta-feira).

Quando a Receita Federal vai pagar quem caiu na malha fina?

Contribuinte que saiu da malha fina do IR de 2021 ou de anos anteriores vai receber na semana que vem. A Receita Federal abriu, nesta terça-feira (23), consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2021.

Como saber sobre a restituição do Imposto de Renda?

Existem duas formas de consultar a sua restituição do Imposto de Renda: diretamente no site da Receita Federal, inserindo CPF, data de nascimento e o captcha solicitado, para provar que você não é um robô; ou pelo site da Leoa, informando CPF, data de nascimento, o ano desejado e o seu e-mail.

Foi prorrogada declaração de Imposto de Renda?

O Projeto de Lei 639/21 prorroga até 31 de julho de 2021 o prazo final para o envio à Receita Federal da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2021, referente ao ano-calendário de 2020. ... O prazo atual para a entrega da declaração do IRPF se encerra em 30 de abril.

Quando sai à malha fina 2021?

Publicado em 06/10/2021 - 18:02 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília. Após o fim do pagamento das restituições do Imposto de Renda 2021, um total de 869.302 declarações do Imposto de Renda caíram na malha fina, divulgou hoje (6) a Receita Federal.

Quando está em fila de restituição O que significa?

Quem está aprovado para receber a restituição, mas ainda não teve o valor liberado vai receber a mensagem: 'Processada – em fila de restituição', o que significa que a Receita já recebeu e processou a declaração enviada.

O que fazer se não recebeu a restituição no último lote?

Se você não recebeu a restituição do IR em nenhum dos 5 lotes, provavelmente caiu na malha fina. Quando isso acontece, o contribuinte fica sem receber a restituição até enviar uma retificação para a Receita esclarecendo os erros da declaração, ou até apresentar os documentos que comprovem as informações declaradas.

Como saber se a declaração caiu na malha fina?

Para saber se a sua Declaração está em malha, acesse o e-CAC. Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolha o item "Pendências de Malha". Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

Quem caiu na malha fina 2021?

Entre março e setembro de 2021, a Receita Federal recebeu 36.868.780 declarações. Destas, 869.302 foram retidas em malha. São 666.647 declarações com imposto a restituir, representando 76,7% do total em malha. Outras 181.992 ou 20,9% do total em malha tem imposto a pagar e 20.663, com saldo zero.

O que fazer quando cair na malha fina 2021?

Caí na malha fina. O que fazer? b) Aguardar comunicado da Receita Federal para apresentar documentação que explique a pendência apresentada no Extrato; c) Apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência no Extrato.

O que fazer se cair na malha fina 2021?

Se o contribuinte constatar que caiu na malha fina, é preciso verificar o motivo e corrigir a divergência. É possível retificar a declaração no site da Receita. O órgão também pode solicitar a comprovação de despesas. Nesse caso, o contribuinte precisa enviar cópias dos comprovantes.

Foi prorrogado a declaração de Imposto de Renda 2021?

Prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda permanece sendo 31 de maio. Projeto de Lei nº 639, de 2021 foi vetado, mantendo o prazo de entrega da declaração e pagamento da primeira cota do imposto até o dia 31 de maio de 2021.

Qual o prazo final para declaração de Imposto de Renda 2021?

REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. (Repórter) Faltam poucos dias para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021. A data final é segunda-feira, dia 31 de maio. Desde março até agora, 23 milhões de pessoas enviaram o documento, o que representa 72% dos contribuintes.

Vai ter prorrogação do Imposto de Renda 2021?

A prorrogação do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 até 31 de julho foi aprovada pela Câmara dos Deputados nessa quarta-feira (31).

Como consultar Meu Imposto de Renda pelo CPF?

Como consultar o 5º lote utilizando o CPF

Mas, pelo site da Receita também há a possibilidade de realizar esta consulta. Os contribuintes devem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É preciso digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.

Como consultar o Imposto de Renda pelo CPF?

Acesse o site da Receita. Informe CPF e data de nascimento. Selecione o ano-base da consulta.

Quem fez retificação do Imposto de Renda recebe quando?

Segundo a Receita Federal, passa a valer como data de entrega o dia em que a declaração retificadora foi enviada. A Receita considera, para fins de pagamento da restituição, a data em que foi entregue a última declaração retificadora. Sendo assim, é melhor fazer a retificação o quanto antes.

Artigo anterior
O que fazer quando a tinta fica grudenta?
Artigo seguinte
Quanto tempo depois da cirurgia pode fazer drenagem?